Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura

Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha um papel central, incluindo a opção entre utilizar texto justificado ou texto alinhado à esquerda.

Afinal, cada vez mais empresas estão investindo em marketing digital e buscando montar um site, afim de gerar mais relevância e vendas online.

Neste artigo, destacaremos sete razões que tornam a opção pelo alinhamento à esquerda uma alternativa mais sensata do que o texto justificado.

  1. Legibilidade é Primordial

O texto justificado pode parecer visualmente atraente, mas frequentemente resulta em espaços desiguais entre as palavras, o que prejudica a legibilidade, principalmente se estamos lendo um texto na web.

E mesmo que sua empresa possua um site responsivo, não adiantará muito ter um site que pode ser acessado em diversos dispositivos, como os smartphones, se as pessoas não conseguem ler direito as informações.

No entanto, o texto alinhado à esquerda mantém um espaçamento uniforme, proporcionando uma leitura mais natural e fluida.

  1. Acessibilidade Aprimorada

Ao optar pelo texto alinhado à esquerda, você assegura que todos os usuários possam acessar seu conteúdo com mais facilidade.

Isso acontece porque, a uniformidade do espaçamento entre palavras é especialmente benéfica para pessoas com dislexia e dificuldades de leitura, promovendo uma experiência inclusiva no site.

  1. Impacto Positivo no SEO

Atualmente, com tanta gente utilizando a internet em busca de produtos e serviços, sabe-se que ter um bom site é fundamental para vender para esses buscadores.

Entretanto, quando se trata da criação de sites, a otimização para mecanismos de busca é essencial. Ou seja, existem muitos sites competindo com o seu e é será preciso otimizá-lo para conquistar os melhores lugares no índice de buscas.

Isso quer dizer que não é só criar um site ou loja virtual e pronto, seu site terá, do nada milhares de visualizações. Pelo contrário, ele precisará ser desenvolvido e mantido com as boas práticas de SEO.

Sendo assim, por ser responsável por promover uma melhor para a melhor experiência do usuário, o texto alinhado à esquerda contribuirá para que o Google melhore seu ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Claro que existem outros pontos importantes a serem considerados em se tratando de otimização SEO, mas você começará muito bem se levar em conta a forma de escrita dos seus textos.

  1. Conformidade com Diretrizes de Design

Quando pensar em design de sites, muitos consideram apenas a questão visual. Como se um site apenas por ser bonito convença as pessoas a converter nele. Mas isso pode ser um erro fatal para seu marketing.

Na verdade, a criação de sites eficaz segue diretrizes de design reconhecidas. Ou seja, a interface do site deve respeitar a identidade visual, cores, alinhamentos, padronização e fontes e claro, textos bem elaborados.

É aí que entra a importância de não usarmos texto justificado e sim alinhado à esquerda. Pois ele não apenas melhora a estética, mas também oferece uma estrutura coesa, melhorando a usabilidade e a navegabilidade do site.

Então, por que reinventarmos a roda se existem as regras no desenvolvimento de sites que já são amplamente testados e validados?

  1. Coerência Visual e Confiança do Usuário

Ao escolher o texto alinhado à esquerda, você cria uma aparência visual consistente em todas as páginas.

Isso reforça a confiança dos visitantes e os encoraja a explorar mais, aumentando o envolvimento com seu conteúdo.

  1. Resultados Efetivos na Criação de Sites

A escolha pelo texto alinhado à esquerda vai além da estética, impactando diretamente os resultados do seu site.

Uma leitura mais clara e acessível aumenta a probabilidade de conversões e interações positivas.

  1. Opte pelo Texto Alinhado à Esquerda

Quando se trata de criação de sites, cada detalhe importa. Nesse caso, você também pode contar com a Agência Site Bem Feito para criar um site eficaz.

Afinal, nossos projetos de criação de sites profissionais sempre priorizam a experiência do usuário, pois adotamos práticas de design adequadas, como o texto alinhado à esquerda.

Conclusão: Por que evitar texto justificado no site

Em síntese, independente do tipo de site que for ciar, sugiro que não use texto justificado.

Afinal, agora você já sabe que optar por um texto alinhado à esquerda é mais do que uma questão somente de gosto ou estética.

E mais, a escolha pelo alinhamento à esquerda irá oferecer vantagens claras em termos de legibilidade, acessibilidade, SEO e conformidade com diretrizes de design.

Portanto, ao evitar que seu site seja feito com texto justificado, você investe no sucesso online da sua empresa, proporcionando uma experiência notável aos visitantes do seu site.


Precisa de um site profissional para sua empresa? Chame a Site Bem Feito!

criação de sites

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

Low Code e No Code: funcionamento, diferenças e vantagens

6 min de leitura
No mundo da tecnologia, a busca por soluções mais rápidas e acessíveis levou ao desenvolvimento de abordagens inovadoras, como o Low Code…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *