Otimização SEO

Como Ranquear Meu Site no Google: 8 Dicas de SEO

8 min de leitura

Confira através deste vídeo algumas dicas de SEO:

 

Google com certeza é o rei da internet! É através dele que diversos usuários pesquisam e encontram serviços e produtos desejados, e é por isso, que muitos empresários se perguntam: “como ranquear meu site no Google?”.

Esta é uma resposta que tem sido buscada a cada dia mais pelos empreendedores, principalmente após a pandemia, uma vez que o cenário do mundo online tem aumentado a cada dia mais.

E foi pensando nisso, que nós da Site Bem Feito criamos esse artigo: para ajudar empresários a entenderem a importância de ranquear no Google através do seu site, o impacto que isso pode ter em seu negócio e como, de fato, realizar técnicas de ranqueamento para o seu site.

Na verdade, o trabalho de otimização de sites vem crescendo muito no último ano, pois a Otimização SEO é uma estratégia potente para empresas que desejam bombar nas vendas on-line.

Desde a sua criação, em 1998, a plataforma do Google já despontou com grande reconhecimento, recebendo mais de 500 mil pesquisas por dia.

Atualmente, esse número já ultrapassa 3,5 bilhões de buscas, com 77.440 pesquisas por segundo, segundo dados do Internet Live Stats.

A presença desse buscador é tão relevante que, em 2013, quando ficou fora do ar por apenas 5 minutos, o tráfego da web caiu mais de 40%.

Por conta disso, quem publica uma página na web, sem dúvidas, deseja permanecer entre os principais resultados de busca. Afinal, quem alcança o ranking conquista para seu site uma taxa de cliques de 34,36%.

Quando se trata de estratégias em Marketing Digital, isso significa grandes chances de conversão de leads (potenciais clientes) em clientes de fatos.

Marketing de Busca é um dos meios para atingir essa meta. Uma de suas principais ferramentas é o SEO, conjunto de técnicas que melhoram o ranqueamento de um site no Google.

Aprenda, ao longo deste artigo, técnicas eficientes para saber como como fazer seu site ranquear no google. Boa leitura!

Como Ranquear Meu Site no Google

Afinal, o que é e para que serve o ranqueamento do Google?

Quando um usuário faz suas pesquisas no buscador do Google, logo abre uma página de resultados, conhecida como SERP (Search Engine Results Page).

Nesta página de resultados abrem diversos artigos que contém a resposta daquilo que o usuário está buscando e, quanto mais próximo do topo de pesquisa, melhor é o ranqueamento do artigo, uma vez que, ao realizar uma pesquisa, os usuários tendem a abrir as primeiras páginas que aparecem.

Desta forma, ranquear sites no Google serve para que o site apareça de forma orgânica nos principais resultados de uma busca feita por meio de um mecanismo.

Portanto, ranquear no Google nada mais é do que aparecer com alguma URL do seu site na SERP, onde, quanto mais no topo a sua URL fica, melhor é o seu ranqueamento.

Por que é tão importante ranquear meu site no Google?

Agora que você já entendeu o que é e para o que serve o ranqueamento de site no Google, é muito importante que você entenda também a importância de ter o seu site ranqueado no Google, afinal, saber o porquê utilizá-lo irá te trazer grandes benefícios.

Para quem possui uma empresa que presta algum serviço online ou vende algo pela internet, ter um site é muito importante, certo? Agora imagina ter um site no qual sempre que as pessoas buscarem pelo seu serviço/produto elas te acharem através de mecanismos de busca? É exatamente por isso que você precisa ter um site bem ranqueado organicamente.

Por isso, é muito importante que você siga à risca as técnicas de SEO, para gerar melhor ranqueamento para seu site e assim, alcançar um maior número clientes para o seu negócio.

Mas aí vem aquela pergunta: “Como ranquear meu site no Google?” Descubra agora no próximo tópico.

8 Dicas de Como ranquear no Google

A seguir, confira 8 dicas de como ranquear seu site no Google!

Ficou curioso(a)? Então, continue lendo!

1 – Tenha uma estratégia de palavras-chave

como ranquear meu site no google

Para estar entre os primeiros resultados de busca no Google, comece elaborando uma lista de palavras-chaves.

Mas o que são palavras-chave? Assim como o próprio nome já sugere, as palavras-chave são palavras que serão a chave do que você quer ranquear.

Grande parte do SEO está concentrado no uso de termos específicos, ou seja, os mais digitados pelos usuários. Na prática, são excelentes para manter sua página no topo.

Por exemplo, se você tem um escritório contábil, é interessante procurar termos relacionados e populares dentro do Google.

Pode ser que a palavra-chave “entrega expressa de documentos” esteja entre as mais buscadas, justamente porque os usuários procuram uma empresa ágil e competente.

Sendo assim, para elaborar uma boa estratégia de palavras-chave:

  • encontre termos relacionados ao seu negócio;
  • descubra em qual etapa da jornada o usuário está;
  • escolha as palavras mais relevantes;
  • pense na intenção de busca do usuário.

Dica: mescle palavras-chave de cauda longa (com mais de três termos) para formar frases completas apenas com elas. Assim, o seu site terá um ranqueamento ainda melhor.

Uma excelente ferramenta que usamos na Site Bem Feito para estratégias de palavras-chave é o Ubersuggest.

2 – Produza conteúdo relevante

como ranquear meu site no google

Para começar, o seu site precisa de um blog! Nele, você irá publicar conteúdos de qualidade e de forma consistente.

A frequência mínima é de pelo menos um artigo por mês. Embora não exista uma quantidade máxima, quanto mais, melhor!

Mas atenção! De nada adianta mapear as melhores palavras-chave e, na hora de produzir o conteúdo, não entregar nada relevante.

O Google leva em consideração a relevância do seu material, afinal, o intuito é entregar aos usuários algo que irá agregar valor aos leitores.

Portanto, se você deseja explicar sobre como funciona o serviço de conserto da TV Philco, por exemplo, mencione como é realizado os reparos no aparelho, métodos de execução do procedimento, entre outras informações coerentes.

Além disso, lembre-se que o usuário não irá voltar caso não encontre o que deseja, ou seja, você investiu em uma estratégia ineficiente.

Por isso, tenha sempre em mente produzir um conteúdo que prenda o usuário e que faça com que ele fique engajado com o conteúdo, clique nos links formulados por você, veja os vídeos que você inseriu nos textos e afins.

3 – Coloque a palavra-chave no título da página

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O título do artigo é um dos primeiros tópicos analisados pelo Google. Basicamente, ele deve entregar ao usuário o conteúdo que ele irá consumir.

Por isso, sempre que você for produzir um título para o seu texto, lembre-se de utilizar a palavra-chave escolhida nele e, de preferência, use-a logo no início para levar ainda mais credibilidade.

Uma outra dica é sempre usar quantidade e uma ação dentro no título. Isso ajudará para chamar a atenção do usuário que terá maior chance de clicar no seu texto para lê-lo.

Veja um exemplo abaixo:

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4 – Use a palavra-chave na URL

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De acordo com o site do Google, usar a palavra-chave na URL do site, irá ajudar a direcionar os leitores às páginas do seu site, a partir de determinadas palavras-chave.

Portanto, caso use a palavra-chave “carro importado”, por exemplo, o ideal é definir o URL da página. Sua página vai ficar: http://www.enderecodosite.com.br/carro-importado

5 – Repetição da palavra-chave no decorrer do texto

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Um bom conteúdo deve conter o número de palavras-chave condizente com a quantidade mínima de caracteres.

Um artigo de mil palavras, por exemplo, deve repetir pelo menos dez vezes a palavra-chave. Isso irá ajudar o Google a identificar o assunto principal do texto, e o leitor a entender melhor o conteúdo.

6 – Use o texto alternativo nas imagens

Como Ranquear Meu Site no Google

Alt text é a descrição dos elementos visuais de uma imagem.

Por aqui, costumo dizer que o Google só consegue realizar uma boa “leitura” das imagens, caso elas estejam acompanhadas de um texto que a identifique, o que ela ilustra dentro da sua página.

Portanto, essa informação é indispensável para que os mecanismos de busca entendam o que essa imagem, de fato, representa.

O que são Links Internos e Externos

Aumentar o número de links internos dentro da sua página web é um método simples e eficiente para você, que está procurando ‘como ranquear meu site no Google’.

A linkagem interna, além de facilitar a navegação do usuário, ainda é capaz de construir a autoridade da marca, melhorando a classificação do site.

Por exemplo, artigos de um blog de odontologia podem conter links de sites parceiros que ajudam a explicar melhor o conteúdo.

É o mesmo caso dos links externos, igualmente importantes para a estratégia de SEO do seu site. Afinal, apontam para conteúdos de outros sites que melhoram para o ranqueamento no Google também.

Outro exemplo, o site de uma oficina de automotiva pode linkar um texto de um site falando sobre ar condicionado automotivo.

No entanto, assim como a produção de conteúdo, os links precisam ter valor para os visitantes do site.

Ou seja, não basta sair linkando por aí um conteúdo inteiro. Verifique o que realmente faz sentido para os seus clientes.

8 – Nunca copie conteúdos de outros sites

Como Ranquear Meu Site no Google

Pode parecer meio óbvio, mas a cópia de conteúdos de outros sites pode prejudicar a sua estratégia de ranquear o site no Google.

Os motores de busca não toleram plágio, o que pode acarretar em penalidade para a sua página da web.

Portanto, vamos supor que deseja explicar sobre Aplicativos para Delivery, não tem problema usar o conteúdo como referência, só não copie!

Use suas próprias palavras e mostre os diferenciais do seu negócio! Dê prioridade a um material totalmente original, a fim de evitar penalidades e, claro, atrair novos clientes para o seu site.

SEO – como esta técnica me ajuda a ranquear sites?

Ao longo deste artigo, você deve ter notado o quanto mencionamos o termo SEO, certo? Não foi à toa!

Todas as empresas desejam atrair novos visitantes ao seu site, fato. Afinal, trata-se da porta de entrada para qualquer negócio atualmente. Isso fez com o que as estratégias de SEO ganhassem ainda mais importância.

Então, tenha em mente que toda vez que uma página é publicada na internet, grandes buscadores irão tentar indexá-la para que seja encontrada com mais facilidade, levando em conta o assunto abordado.

Mas não é novidade que existem milhares de novas páginas, ou seja, isso faz com que a concorrência seja acirrada para alcançar o topo.

Aí entra o trabalho do SEO (Search Engine Optimization). Como mencionamos acima, é uma otimização para os motores de busca.

Logo, um conjunto eficiente de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Por isso, essa técnica é indispensável para quem deseja crescer na internet e entregar o máximo de conteúdos aos usuários, transformando oportunidades em vendas.

 

Site Bem Feito: a Empresa especialista para te ajudar a ranquear no Google

Agora que você já entendeu o que é ranqueamento orgânico e qual a sua importância e o que é necessário fazer para ranquear seu site no Google, chegou a hora de saber qual o profissional apto para te ajudar neste quesito.

Somos uma agência de marketing especializada na criação de sites de alta performance, otimização de sites e geração de leads para sua empresa.

Possuímos uma equipe totalmente especialista, pronta para realizar todas as técnicas para te ajudar a alcançar o topo de buscas do Google.

Venha conversar com a gente e faça agora o seu orçamento. Juntos, vamos rumo ao sucesso da sua empresa virtual!
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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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