Otimização SEO

Como Ranquear Meu Site no Google: 8 Dicas de SEO

5 Mins leu

O Google é com certeza o rei da internet.  Esses dias um cliente me disse: “Com a pandemia, percebi que saber como ranquear meu site no Google pode ser o diferencial para minha empresa explorar as vendas online.”

E ele tem razão. Desde a sua criação, em 1998, a plataforma do Google já despontou com grande reconhecimento, tendo mais de 500 mil pesquisas por dia. 

Atualmente, esse número ultrapassa 3,5 bilhões de buscas, com 77.440 pesquisas por segundo, de acordo com pesquisas.

A presença do Google é tão importante que, em 2013, quando ele ficou fora do ar por apenas 5 minutos, o tráfego da web caiu mais de 40%. 

Por conta disso, toda página da internet conhece a potência do Google e deseja aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Afinal, aparecer entre as primeiras pesquisas do Google resulta em uma taxa de cliques de 34,36%.

Para as estratégias em Marketing Digital, isso pode significar maior conversão de leads (potenciais clientes) e maiores chances de fechar um negócio online.

Uma das formas de alcançar isso é por meio do SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas que melhoram o ranqueamento do seu site no Google e, desse modo, contribuiu para aumentar a autoridade da sua página e gerar mais leads.

Como ranquear meu site no google

Neste artigo, vamos abordar 8 dicas de como ranquear seu site no Google.

Ficou curioso(a)? Então, continue lendo!

1 – Tenha uma estratégia de palavras-chave

como ranquear meu site no google

Para aparecer entre os primeiros resultados do Google, você pode começar com a elaboração de uma estratégia eficiente de palavras-chave.

Grande parte do SEO se concentra justamente no uso de termos específicos, geralmente os que são mais procurados no Google, para melhorar o ranqueamento na página. Ou seja, as palavras-chave são aquelas mais digitadas pelos usuários.

Por exemplo, se você tem um escritório contábil, é interessante procurar por termos relacionados e populares dentro do Google. 

Pode ser que a palavra-chave “entrega expressa de documentos” esteja entre as mais buscadas, justamente porque os usuários procuram uma empresa ágil e competente.

Sendo assim, para elaborar uma boa estratégia de palavras-chave, você precisa:

  • encontrar termos que se relacionem com o seu negócio;
  • saber onde o usuário está dentro da sua jornada de compra;
  • escolher as palavras mais importantes;
  • pensar na intenção de busca do usuário.

Você pode mesclar palavras-chave de cauda longa (com mais de três termos), para formar frases completas apenas com elas. Assim, o seu site terá um ranqueamento ainda melhor.

Uma excelente ferramenta que usamos aqui na Site Bem Feito para estratégias de palavras-chave é o Ubersuggest.

2 – Produza conteúdo relevante

como ranquear meu site no google

Para começar, seu site precisa ter um blog para que você possa escrever conteúdo de qualidade e de forma consistente.

A frequência minima é de pelo menos um artigo por mês. Contudo, não existe quantidade máxima. Quanto mais, melhor.

Mas não adianta nada escolher e identificar as melhores palavras-chave, mas pecar na hora de produzir o conteúdo. 

O Google também leva em consideração a relevância do seu material, já que o buscador está oferecendo algo que seja de interesse aos usuários.

Portanto, se você quer tratar sobre o serviço de conserto TV philco, por exemplo, lembre-se de desenvolver um material que trate sobre os principais reparos no aparelho, os métodos de execução do procedimento, entre outras informações importantes.

Importante ressaltar que, se o seu conteúdo não for realmente relevante para o usuário, o visitante não irá mais voltar ao seu site. Isso quer dizer que você perdeu tempo em uma estratégia que não gerou leads e nem clientes.

Entretanto, se você escrever um texto que realmente agrega valor, isso aumentará as chances do seu conteúdo ser ranqueado entre os melhores.

3 – Coloque a palavra-chave no título da página

como ranquear meu site no google

O título do artigo é uma das primeiras coisas que o google analisa em seu site, pois o título deve mostrar ao usuário que o conteúdo é relevante para ele.

Por isso, coloque sua palavrachave no título do texto e de preferencia também, logo no início do conteúdo.

4 – Use a palavra-chave na URL

como ranquear meu site no google

De acordo com o site da Google, usar a palavra-chave no URL no site ajuda a direcionar as pessoas às páginas do seu site relacionadas a determinadas palavras-chave.

Portanto, se você for usar a palavra-chave “carro importado”, por exemplo, o ideal é definir o URL da página com essa palavra-chave.

Ou seja, sua página vai ficar: www.enderecodosite.com.br/carro-importado

5 – Repetição da palavra-chave no decorrer do texto

como ranquear meu site no google

Um bom conteúdo geralmente tem um boa quantidade de repetições da palavrachave dentro do texto, variando de acordo com seu tamanho.

Um texto de mil palavras por exemplo, deve repetir pelo menos dez vezes a palavra-chave.

Isso ajuda o google a identificar o assunto principal do texto e a ajudar o leitor a entender melhor o conteúdo.

6 – Use o alt nas imagens

o Alt text é a descrição dos elementos visuais de uma imagem.

Costumo dizer que para que o google possa “ler” as imagens, ele precisa que seja inserido nelas um texto identificando sobre o que é essa imagem dentro da página.

Portanto, essa informação é fundamental para que os mecanismos de busca possam entender o que essa imagem, de fato, representa.

7 – Utilize links internos e externos em seu conteúdo

Aumentar o número de links internos dentro da sua página web é um método simples e eficiente para ranquear o site no Google. 

Isso porque a linkagem interna do site, ajuda na navegação do usuário e, além disso, é capaz de construir a autoridade da marca, melhorando a classificação do site.

Por exemplo, um artigo em um blog de odontologia pode linkar um texto de um site parceiro, apontando para um conteúdo que ajude a explicar melhor seu artigo.

Da mesma forma, é o caso dos links externos, pois eles são igualmente importantes dentro da estratégia de SEO do seu site.

Isso porque, a utilização de links externos apontando para conteúdos de outros sites contribui significativamente para o ranqueamento no Google também.

Por exemplo, o site de uma oficina de automotiva pode linkar um texto de um site falando sobre manutenção de ar condicionado automotivo.

No entanto, assim como a produção de conteúdo, os links precisam ter valor para os visitantes do site.

Ou seja, não basta sair linkando por aí um conteúdo inteiro. Verifique o que realmente faz sentido para os seus clientes.

8 – Nunca copie conteúdos de outros sites

Pode parecer meio óbvio, mas a cópia de conteúdos de outros sites pode prejudicar a sua estratégia de ranquear o site no Google. 

Além disso, lembre-se que os motores de busca não toleram plágio, o que pode acarretar em penalidade para a sua página da web.

Portanto, se você quer falar sobre refeição industrial e encontrou algo na internet muito interessante, pegue as informações, mas não as copie!

Desenvolva um conteúdo com as suas próprias palavras e mostre os diferenciais do seu negócio.

Ou seja, priorize um material totalmente original, para evitar penalidades e atrair novos visitantes para o seu site.

Quer saber mais dicas de SEO como essa? Deixe um comentário abaixo dizendo: Quero saber como ranquear meu site no google.

 

45 Postagens

Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito.Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
Artigos
Postagens relacionadas
Otimização SEO

Como Publicar No Blog Em WordPress

3 Mins leu
Pelo menos 40% dos sites utilizam o WordPress! Então, se você quer investir no marketing digital da sua marca, que tal considerar um blog em WordPress?
Otimização SEO

SEO e SEM: Quais são as Principais Diferenças?

3 Mins leu
O mundo do marketing digital é cheio de siglas! Hoje, vamos falar de duas que são super importantes para qualquer estratégia: SEO x SEM.
Otimização SEO

Ranqueamento Orgânico de Site: Vale a Pena Investir Nesta Estratégia?

3 Mins leu
Um dos maiores desejos de todo negócio é aparecer nas primeiras posições do Google sem precisar pagar por isso, ou seja, conseguir um bom ranqueamento orgânico.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.