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Black Friday: Saiba como preparar sua empresa

4 min de leitura

Já muito famosa no Brasil, a Black Friday está muito perto de acontecer, e quanto antes as empresas começarem a se preparar para esta data, mais conseguirão lucrar com ela e atrair ainda mais clientes.

A dúvida, porém, é como fazer essa preparação da forma correta, de modo a conseguir atender cada pedido com maestria e não perder nenhuma venda.

E a resposta para esse questionamento realmente é animadora!

Afinal, embora seja composta por algumas etapas muito importantes, esta preparação é relativamente simples, bastando atenção e empenho.

Que tal, então, começar a preparar a sua empresa hoje mesmo para esta data tão importante?

É só seguir as dicas que compõem o conteúdo a seguir.

O que é, de fato, a Black Friday?

Antes de saber como preparar sua empresa para a Black Friday, é interessante entender o que essa data realmente representa.

E isso se torna importante até mesmo pelo fato de que, para muitos empresários brasileiros, trata-se de um dia que foca simplesmente nas vendas com preços atrativos, sendo que existe um motivo muito maior e mais significativo para ela existir.

A primeira coisa a saber, a respeito da Black Friday, é que ela é uma data que “importamos” dos Estados Unidos: ela é celebrada sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, o que representa a quarta sexta-feira do mês.

Não se sabe ao certo qual é a origem do seu nome, por exemplo, mas sabe-se que ela se tornou famosa no comércio americano mais especificamente no fim do século 20 e não tardou para se espalhar por outros locais.

No mercado brasileiro, ela faz sucesso considerável desde 2012, sendo usada pelos empresários não só para vender produtos, mas, também, para atrair mais clientes para serviços diversos.

De modo geral, porém, acredita-se que o objetivo da Black Friday seja fazer a venda de itens que estão no estoque para, assim, dar início oficial às vendas de Natal.

Como preparar sua empresa para lucrar muito nessa data

Independentemente de qual seja o significado da Black Friday, o objetivo dos empresários que decidem aderir a ela é um só: vender o máximo possível, de modo a manter o faturamento em alta e movimentar significativamente o estoque.

Inclusive, não é raro encontrar empresas que aderem à data não só na sexta-feira em si, mas também no sábado e no domingo.

Mas, mesmo que as vendas com desconto aconteçam apenas em um dia, é preciso começar a se preparar com semanas ou meses de antecedência, e é por isso que separamos as seguintes dicas que você deve seguir:

1. Ofereça descontos reais para o seu público-alvo

O seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você busca atingir, sempre estará em busca de descontos que realmente sejam atrativos. Então, reserve um tempo para estudar seu financeiro a esse respeito.

Se for necessário, aplique descontos em apenas uma categoria, por exemplo, mas não deixe de seguir essa dica tão importante. Afinal, ainda hoje muitos brasileiros não levam a Black Friday a sério por existirem empresas que vendem “tudo pela metade do dobro”, e você não vai querer que seu negócio seja inserido nesse contexto, não é mesmo?

2. Mantenha seu time bem treinado

O número de vendas e as movimentações nas lojas, de modo geral, costumam ser imensos nesta época, mas a qualidade no atendimento deve ser mantida a todo custo.

Assim sendo, treine seu time com antecedência, de modo que esteja preparado para a grande demanda. Inclusive, não importa qual seja o formato da sua loja (física, on-line ou mista): mantenha todos os canais de atendimento ativos, pois os clientes e futuros clientes realmente irão querer tirar muitas dúvidas.

3. Crie um planejamento em relação ao seu estoque

Como mencionado acima, os descontos não precisam ser aplicados necessariamente em todas as categorias de produtos que você vende. Você pode escolher apenas uma ou duas, por exemplo, mas precisa ter atenção a um detalhe: o estoque definitivamente precisa estar preparado para o volume de vendas que está por vir.

Então, estude seu histórico de vendas, faça uma pequena projeção e, se necessário, já solicite novos itens para os seus fornecedores. Caso deseje trabalhar apenas com o que já tem, para zerar o estoque por algum motivo, não esqueça de deixar claro em seus anúncios algum aviso do tipo “desconto válido enquanto durar o estoque”.

4. Divulgue seus descontos

E por falar em anúncios: você não deve ignorá-los, pois é justamente por meio deles que essas pessoas conseguirão saber que sua empresa aderiu à Black Friday.

Estas pessoas, por sinal, costumam se preparar e guardar dinheiro o ano todo justamente para comprar itens com ótimos descontos em novembro. Então, quanto antes você começar a divulgar suas ações e seus descontos, mais propensas a comprar da sua empresas elas poderão ficar. 

Ter um site fará toda a diferença para a sua Black Friday

As dicas acima são realmente simples de serem seguidas, não é mesmo?

Porém, há uma outra dica que você deve seguir para ter ainda mais sucesso nas vendas. E esta dica é: tenha um site ou pelo menos uma página de vendas por meio da qual as pessoas possam fazer alguma compra ou obter mais informações.

E o motivo para essa dica ser igualmente importante também é muito simples de ser compreendido: ocorre que as pessoas, de modo geral, adquiriram o hábito de fazer compras online e não irão abrir mão dessa comodidade tão cedo. E um exemplo claro disso é o sucesso que sites como Americanas e Amazon fazem, principalmente durante a Black Friday.

Se você ainda não tem esse tipo de espaço on-line, pode construí-lo rapidamente. E, se já tem, pode criar uma personalização para a Black Friday de forma igualmente ágil, tudo isso com a ajuda da Site Bem Feito.

Nossa empresa é especialista na criação e na manutenção de sites, e definitivamente pode te ajudar a vender muito pela internet, não só na Black Friday propriamente dita, mas também em todos os demais dias do ano.

Vamos conversar a respeito?

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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