Desenvolvimento Web

Como montar um site em 4 passos simples

6 min de leitura

Saber como montar um site nunca foi tão fácil! Principalmente depois que diversas plataformas de criação de sites e CMS surgiram no mercado. Se antes você precisava saber programação, agora basta ter criatividade e um pouco de conhecimento em design para conseguir criar um site.

Mas se por um lado isso é algo positivo, por outro, a infinidade de opções existentes acaba dificultando na hora de decidir qual caminho escolher. Alías, diante de tantas plataformas que surgem a todo momento, como saber quais as melhores e mais confiáveis para criar um site realmente bom?

Fique comigo, que nas próximas linhas vou te dar os 4 passos fundamentais sobre como montar um site de forma simples e eficaz.

Será que preciso mesmo montar um site?

Como montar um site

Essa é uma pergunta recorrente aqui na agência. Inclusive algumas acham que apenas investir em redes sociais pode ser o suficiente para ter sucesso no marketing.

No entanto, sem menosprezar as redes sociais, que têm seu papel no marketing digital, ter um site profissional gera ainda mais resultados que redes sociais e em bem menos tempo.

Assim, como as duas asas do avião, um site bem posicionado no Google e um bom trabalho nas redes sociais, poderá aumentar seus resultados de vendas de forma exponencial.

Então, se você tem uma empresa ou projeto e pretende descobrir como montar um site, está no lugar certo! A seguir, listamos alguns dos principais motivos para você investir em um site profissional:

– Aumentar a visibilidade da sua marca ou produto;
– Ter um canal para divulgar seus serviços ou promover suas vendas;
– Gerar leads qualificados para o seu negócio;
– Construir relacionamentos com os seus clientes;
– Posicionar a sua empresa como referência no mercado.

Como montar um site em 4 passos simples

Com todas essas vantagens, não há mais motivos para ficar de fora da internet. Confira agora como montar um site em 4 passos simples:

1 ) Comece pela tecnologia

site institucional

Antes de começar o site propriamente dito, é fundamental escolher a tecnologia que irá utilizar. Assim, poderá canalizar sua energia, ganhar tempo e otimizar seu resultado.

Como mencionei no início, existem muitas plataformas de criação de sites. Essas são as 5 principais plataformas:

  • WordPress
  • Joomla
  • Drupal
  • Magento
  • TextPattern

Sugiro que entre nos sites de cada plataforma e conheça cada uma, crie uma conta e faça testes. Assim, será mais fácil descobrir qual fará mais sentido pra você.

No entanto, se for criar um blog, site institucional ou loja virtual e não quiser errar na escolha, vá de WordPress. Essa é minha sugestão de olhos fechados.

2 ) Montando um site você mesmo

otimização de sites para dispositivos móveis

Quando se for montar um site você mesmo, você pode economizar uma boa grana. Sim, se usar uma plataforma de sites gratuita, você só vai investir dinheiro na hospedagem do site.

Alías, dependendo da plataforma de criação de sites escolhida, você terá centenas ou até milhares de temas e templates gratuitos para usar à vontade em seu site ou loja virtual.

No entanto, se for usar um tema ou template pago, encontrará quase que infinitas opções de layouts incríveis, facilitando a criação do seu site. E ainda assim, será extremamente barato, olhando pelo custo benefício.

É isso mesmo. No caso se você comprar um Tema no site da ThemeForest por exemplo, pagará em média de 39 a 59 dólares, apenas.

Caso utilize uma plataforma como o WordPress ou o Joomla, também terá muitas opções gratuitas e pagas para utilizar em seu projeto disponíveis na internet, de acordo com seu desejo e bolso.

Outra vantagem de montar um site você mesmo, é ter total controle sobre ele. Você pode escolher a hospedagem, as cores, o layout, os plugins e todos os outros recursos.

Se a plataforma também for open source (código aberto), também será possível personalizar o código-fonte do site para que ele se adapte às suas necessidades.

3 ) Contratando uma agência para montar um site

Como Criar um Site Profissional

Por outro lado, quando você contrata uma agência para montar um site, ela cuida de tudo: escolhe o template, configura as páginas, escreve os textos, instala os plugins, etc. Isso pode ser uma vantagem, já que você não precisa se preocupar com nada.

Além disso, a agência pode ajudá-lo a definir a estratégia de marketing digital para seu site e a escolher as palavras-chave corretas. Impulsionando assim, seus resultados ainda mais, tanto no médio quanto no longo prazo.

4 ) Por que escolhi montar sites com WordPress

Blog em WordPress

O que é WordPress?

O WordPress é a plataforma de CMS mais popular no mundo. Com mais de 60 milhões de sites ativos, ele oferece um conjunto completo de recursos para criar e gerenciar seu site, além de ser extremamente flexível e personalizável.

E o melhor: ter um site ou blog em WordPress é totalmente gratuito! Por isso, não é surpresa que tantas pessoas e agências de marketing em todo o mundo optem pelo WordPress para construir seus sites.

Por isso, quero compartilhar contigo algumas das razões para esse sucesso do WordPress.

WordPress é gratuito de verdade

Estão surgindo algumas plataformas de sites no mercado que se dizem gratuitas, mas que no final acabam saindo caras. Pois para que seu site possa rodar e gerar resultados, é necessário comprar os adicionais da plataforma.

No entanto, WordPress é gratuito de verdade. Não há custos escondidos ou taxas mensais para usar o WordPress. Todas as ferramentas e recursos que você precisa para criar um site estão disponíveis gratuitamente.

Também é possível fazer upgrade para uma versão premium do WordPress se desejar mais opções e recursos, mas isso não é necessário para a maioria dos sites.

Flexibilidade de personalização

O WordPress oferece flexibilidade de personalização que permite que você crie um site exclusivo para sua marca. Com ele, você pode escolher o tema, as cores e os plugins que melhor atendam às suas necessidades.

Além disso, o WordPress é constantemente atualizado com novas funcionalidades e ferramentas, o que o torna uma plataforma moderna e confiável. E mais, se se você tiver um bom conhecimento de design e de programação, poderá criar seu próprio template.

WordPress é fácil de utilizar

Aqui na Site Bem Feito construímos a maioria dos sites de nossos clientes em WordPress. Com ele, temos infinitas possibilidades de criar sites profissionais para nossos clientes e ainda, garantir bons resultados no marketing digital.

A manutenção do WordPress é simples

Outra razão de utilizarmos o WordPress, é a facilidade na manutenção dos sites, blogs ou lojas virtuais no dia a dia. Como é uma plataforma open source, há diversos temas e plugins disponíveis para serem utilizados, o que torna a manutenção do site muito mais fácil.

Por essa razão, não é necessário ter conhecimento técnico avançado para fazer pequenas alterações ou atualizações nos conteúdos. Além disso, a plataforma é constantemente atualizada com as últimas tendências do mercado, garantindo que os sites estejam sempre modernos e atrativos.

Uma comunidade grande e atuando no mundo todo

A comunidade do WordPress é composta por milhões de usuários em todo o mundo. Todos os dias, eles criam e compartilham conteúdos sobre diversos assuntos relacionados ao WordPress.

Essa comunidade está sempre disponível para ajudar, seja respondendo dúvidas ou fornecendo soluções para problemas. Dessa forma, ela torna o WordPress o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) disponível atualmente.

Conclusão: Montar um site eu mesmo ou contratar uma agência?

refazer o site da minha empresa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como montar um site, basta decidir se fará sozinho ou obterá ajuda de profissionais. Você também pode optar por estudar mais o assunto ou fazer um curso completo sobre como montar um site profissional.

Para isso, existem excelentes plataformas de cursos online, onde você pode aprender de forma gratuita ou paga, como a Mirago, por exemplo. Eu mesmo e a minha equipe de Web Designer já estudamos lá e posso afirmar que é uma das melhores escolas de marketing atualmente no Brasil.

Resumindo, se você tem tempo e recursos para investir na criação do seu site, pode valer a pena fazer tudo sozinho. Contudo, se você quer montar um site profissional que vai representar sua marca da melhor maneira possível, é mais seguro contratar uma agência de web design.

Elas têm experiência e conhecimento técnico para criar um site perfeito para as suas necessidades. Mas no fim, a escolha é sua.

Quer aprender como montar um site em WordPress?

Escrevemos um e-book gratuito com o passo a passo sobre como montar um site em WordPress de forma profissional. Vamos te entregar um material exclusivo que mostra as 3 principais razões para ter um site profissional.

Além disso, vamos compartilhar 6 dicas de como criar um site profissional, que utilizamos no dia a dia da Site Bem Feito.

Então, se vai fazer ou comprar um site e não sabe o que é necessário para ter um site de sucesso, esse material é para você.

Siga os nossos passos e veja como é simples montar um site de resultados usando o WordPress.

Como montar um site em 4 passos simples

Entre em contato com a Site Bem Feito

A Site Bem Feito é uma empresa de desenvolvimento de sites e aplicativos web que oferece soluções inovadoras para seus clientes. Com uma equipe altamente qualificada, a empresa tem como objetivo levar o seu negócio para o próximo nível, proporcionando um site moderno e funcional que irá atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Você quer ajuda para montar um site profissional? Comente suas dúvidas aqui nos comentários ou entre em contato conosco pelo formulário do site. Será um prazer ajudá-lo com seu projeto!

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *