Redes Sociais

Facebook bloqueado: o que fazer? 2 maneiras de resolver este problema

4 min de leitura

Ter o Facebook bloqueado é um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas, e não há nenhum exagero ao afirmar isso.

Afinal, há quem não abra mão de visitar essa rede social tão popular ao menos uma vez por dia para lazer e entretenimento. E, por outro lado, há o público que utiliza o Facebook como parte dos negócios.

Ou seja: independentemente do contexto, o bloqueio em questão não deixa de ser algo desanimador. Mas, especificamente para uma empresa, esse cenário pode ser ainda mais prejudicial.

E a sua empresa, já está no Facebook de forma profissional?

Se não, é hora de começar a considerar seriamente essa possibilidade e, também, é hora de se atentar mais às razões que podem levar ao bloqueio de um perfil ou página nessa rede social.

Entenda mais sobre o assunto no decorrer da leitura do artigo a seguir. 

A importância de uma empresa ter uma página no Facebook atualmente

site ou Facebook

Antes de mais nada, que tal abordarmos um pouco a importância de você ter uma página no Facebook para o seu negócio?

Estamos falando de uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e que “anda lado a lado” com o Instagram. Inclusive, nas duas redes é imprescindível que uma pessoa tenha perfil profissional, caso queira investir em anúncios e ter acesso a ferramentas que poderão ajudar a empresa a crescer significativamente.

Veja aqui como fazer sua marca ser um sucesso em 4 etapas simples

Uma das grandes vantagens de ter uma página no “Face”, por sinal, é a possibilidade de acessar relatórios completos, que te ajudarão a compreender qual é o público que está interagindo com suas postagens. Assim, ficará muito mais fácil se comunicar com ele, sem que isso aconteça de forma amadora.

Explicando de forma resumida: quando utilizada de forma correta, essa página pode ser uma verdadeira máquina de ganhar dinheiro.

Logo, não é de se espantar que, quando o Facebook é bloqueado, todos os empreendedores que investem tempo e dinheiro nele sintam um pouco de desespero. 

Facebook bloqueado: os principais motivos que levam a isso

Na verdade, não há nenhum grande segredo: para ter o Facebook bloqueado, o usuário precisa estar agindo de maneira que vá contra as políticas e os termos criados pela empresa Meta, que é a dona dessa rede social.

São exemplos desse tipo de comportamento:

  • Postar conteúdos indevidos, principalmente frequentemente (como a venda de animais);
  • Fazer postagens fingindo ser uma celebridade, ou se passando por alguém que a represente;
  • Assediar outros usuários;
  • Postar discursos de ódio, etc.

Tendo uma página séria, que é administrada corretamente, um empreendedor dificilmente terá o problema ligado ao bloqueio, uma vez que não fará postagens como as citadas acima.

Porém, é imprescindível lembrar que o comportamento correto deve existir também no perfil do dono dessa página. 

Afinal, as páginas só podem ser criadas a partir de um perfil e, se esse perfil for bloqueado, automaticamente se perde o acesso às páginas propriamente ditas.

O que fazer para desbloquear o Facebook bloqueado?

É importante, também, reforçar que nem sempre o bloqueio acontece de forma imediata.

Normalmente, o Facebook é bloqueado após alguns avisos serem enviados, de modo que a pessoa possa rever o comportamento que está tendo e consiga evitar uma ação punitiva. Mas, de fato: não é raro que a conta seja bloqueada sem nenhum aviso prévio.

Outro ponto que merece ser citado está ligado ao fato de que muitas vezes o problema encontrado não é necessariamente um bloqueio, mas sim alguma instabilidade ou problema de outra natureza, pelo qual o Facebook esteja passando.

Sendo esse o problema, não será possível fazer o login, mas trata-se de algo que costuma voltar ao normal de forma rápida.

No caso do bloqueio propriamente dito, o usuário encontrará facilmente as instruções de como proceder para recuperar sua conta. E, ainda, poderá recorrer por meio de um formulário, caso acredite que esteja passando por algo injusto (realmente há um formulário específico para isso).

Leia também: 7 maneiras criativas de divulgar sua empresa

Logo, é possível tanto recorrer, fornecendo as informações solicitadas, quanto simplesmente aguardar para que a conta volte ao normal, uma vez que o bloqueio do Facebook costuma ser de forma temporária.

Porém, o mais indicado é que, principalmente se tratando de uma conta ligada a uma página, o usuário de fato preencha o formulário, lembrando que ele só poderá ser enviado após um documento de identificação ser anexado. Isso porque o Facebook precisa cruzar os dados, para se certificar de que se trata de uma solicitação feita pelo dono da conta, e não por terceiros.

É muito importante que isso seja feito em no máximo 30 dias após o bloqueio. Caso contrário, a conta pode vir até mesmo a ser excluída. 

Formas de evitar o Facebook bloqueado

Com base no que foi dito acima, percebe-se que não é difícil agir contra o Facebook bloqueado, não é mesmo?

Porém, sempre existem riscos, e é aqui que entra aquele famoso ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Ou seja: é muito melhor agir de forma a não ter a conta prejudicada, do que precisar correr atrás de uma solução, que pode demorar muito para ser entregue.

Portanto, para manter seu negócio ativo nessa rede social por meio de uma página, e também para manter seu próprio perfil ativo normalmente, lembre-se de seguir as dicas abaixo:

  • Jamais entre em contato com outros usuários para oferecer seus produtos ou serviços, seja por comentário ou por meio de mensagem;
  • Evite a todo custo ser uma fonte de spam;
  • Nunca assedie outros usuários, mesmo que sejam pessoas próximas e que, teoricamente, aceitam esse comportamento de sua parte;
  • Use sempre seu nome verdadeiro (isso será essencial para recuperar sua conta, se ela for bloqueada).

E, claro: preze sempre por respeitar as diretrizes impostas pelo Facebook e pela Meta de modo geral.

Lembre-se: os usuários também podem denunciar as publicações de sua página, fazendo com que ela seja bloqueada. Então, quanto mais “certinha” e focada em seu negócio ela for, melhor para o seu bolso e para a sua credibilidade.

Dicas essenciais para manter sua empresa lucrando com a internet

Gostou da dica acima?

Então, acesse agora mesmo o blog da Site Bem Feito para ter acesso a muitos outros conteúdos repletos de dicas similares, que te ajudarão a construir a reputação do seu negócio na internet da forma mais profissional possível. 

* Caso sua empresa esteja com o facebook bloqueado, ligue agora para (11) 4637-5917, que um de nossos especialistas em Facebook ADS irá te ajudar.

Postagens relacionadas
Redes Sociais

Golpe no Facebook: como não cair no famoso “conta desativada”?

4 min de leitura
Qualquer pessoa que se mantém atenta às redes sociais, principalmente se as utiliza como meio de trabalho, já ouviu falar de, ao…
Redes Sociais

Redes Sociais: 5 formas de usá-las para aumentar as vendas

4 min de leitura
Hoje, as redes sociais são um recurso muito relevante para as marcas que desejam vender e criar um relacionamento com seu público.
Redes Sociais

Como fazer gestão de fanpage para sua empresa?

3 min de leitura
Essa é uma das perguntas-chave para o seu negócio, principalmente se estiver em busca de vendas. E a resposta a essa pergunta…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    1 comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *