Redes Sociais

Como fazer gestão de fanpage para sua empresa?

3 min de leitura

Essa é uma das perguntas-chave para o seu negócio, principalmente se estiver em busca de vendas. E a resposta a essa pergunta pode definitivamente mudar o jogo para você.

Então, fique atendo ao conteúdo desse artigo.

Se você chegou aqui, é porque já percebeu a necessidade de sua empresa começar, o quanto antes, um trabalho bem feito de divulgação no Facebook, certo?

Mas como fazer isso? Por onde começar?

Bom…não vou esgotar o assunto nesse post explicando TUDO que deve fazer, nem sobre todas as técnicas utilizadas para gerar engajamento, mas vou te dar algumas dicas que te ajudarão a tomar a decisão certa de como começar.

A importância de uma boa gestão de fanpage

Mas antes de ir direto ao ponto, quero te mostrar alguns estatísticas sobre o Facebook:

Cerca de 102 milhões de brasileiros acessam o Facebook todos os meses. Deste total, 93 milhões acessam via dispositivos móveis. É como se todos os meses metade da população brasileira, entrasse na plataforma do Facebook para descobrir novidades e compartilhar.

Em Junho de 2017 a plataforma do Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários no mundo todo!

“A conexão entre pessoas e marcas funciona. Prova disso é que 99% das pessoas no Facebook afirmam que leem as publicações das marcas no Facebook, segundo nossos dados internos de agosto de 2015. Desses, 68% destacam que acessam nossa plataforma para descobrir novos produtos. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo da conectividade e mobilidade para todos”. Fonte: Facebook.

E para se ter uma ideia da dimensão do potencial das mídias sociais, o Brasil se tornou o segundo no ranking do Instagram com 50 milhões de usuários, de acordo com esse artigo publicado pela Folha de São Paulo.

O Brasil também é o país da América Latina mais presente em redes sociais, seguido por México e Argentina, respectivamente.

Agora, se você pretende ter resultados utilizando mídias sociais, principalmente através da sua fanpage, alavancando as suas vendas com os leads gerados por ela, você precisa conhecer os seguintes itens para fazer a gestão da fanpage da sua empresa:

  • Informações da empresa: as informações da sua empresa na fanpage
  • Interatividade: interaja com o público da sua fanpage
  • Publicações: fique atento à quando publicar
  • Facebook Ads: publicações orgânicas dão resultados, contudo em alguns momentos será necessário o uso de publicação paga.
  • Popularidade: divulgue a sua fanpage e ajude-a a torná-la popular

Diante desses dados, vamos a resposta a pergunta do início da nossa conversa.

Pois bem, existem três maneiras de fazer a gestão de fanpage para sua empresa:

  • um funcionário apenas para isso;
  • o típico “faça você mesmo”;
  • com uma empresa terceirizada, especializada em gestão de redes sociais;

Contratando um funcionário

Contratando um funcionário e este tiver as qualificações desejadas para este tipo de gestão, um minimo de experiência na função e pró atividade, certamente você terá bons retornos com a gestão de sua empresa nas redes sociais, principalmente através da sua Fanpage.

Contudo este profissional precisará estar se reciclando e se atualizando constantemente, pois as redes sociais são dinâmicas e passam por constantes modificações. O que é norma de sucesso hoje, pode ser extremamente defasada amanhã.

Será necessário investir constantemente neste profissional para que o mesmo fique atualizado com o que há de mais moderno na gestão de Fanpage para a sua empresa.

Fazendo você mesmo

A outra opção é “faça você mesmo!”. Entretanto, assim como com a possível contratação de um profissional especializado, você só obterá retorno com esta gestão se possuir as qualificações mínimas necessárias para isto.

Claro, na internet há uma enorme gama de materiais, como apostilas e videos explicando como fazer uma gestão da sua fanpage por exemplo. Só que aí entra também a necessidade de estar se atualizando constantemente, relendo novas apostilas e revendo novos videos.

E nessa de fazer você mesmo, só funciona quando se está começando, pois empresas que querem de fato serem competitivas, se profissionalizam. Pois, fazendo você mesmo, parte do seu tempo em que poderia estar focando em seu negócio que lhe dá retorno financeiro, você precisará dedicar tempos gerenciando sua fanpage.

Agora um dado importante: “Você sabia que os leads gerados pelas mídias sociais, geram um acréscimo em torno de 24% nas vendas?” E isso mesmo em tempos de recessão!

Contratando uma empresa especializada (Recomendada)

A opção mais recomendada é a da contratação de uma empresa especializada em gestão de mídias sociais.

Por se tratar de ser o cerne do seu negócio, uma empresa especializada em marketing digital estará sempre se atualizando no que há de mais moderno em geração de leads (potenciais clientes) através da presença da sua empresa em mídias sociais.

Por isso, deixar a gestão da fanpage da sua empresa nas mãos de gente especializada fará com que o potencial dela seja estrategicamente utilizada.

Facebook Analytics

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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