Branding

Como criar uma marca de sucesso em 4 etapas

3 min de leitura

A marca é a identidade da empresa, que transmite seus valores, sua imagem e a torna única no mercado. Além disso, faz seus produtos e serviços serem reconhecidos entre tantos outros. Então, como criar uma marca bem-sucedida e memorável?

Continue lendo o artigo completo que preparamos para saber tudo sobre o assunto e se destacar entre a concorrência.

O que é uma marca?

Resumidamente, marca é tudo que distingue e identifica visualmente as mercadorias e soluções oferecidas.

Dessa forma, ela é mais do que nomes ou logotipos.

Isso porque a marca envolve os sentimentos, experiências e princípios que você desperta e entrega ao seu público.

Assim, a marca torna-se exclusiva e inesquecível, de acordo com o contexto social, cultural e econômico de cada pessoa. Ou seja, é a construção de uma marca forte, que diferencia negócios de sucesso de outros que não saem do lugar.

Por exemplo, o Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do mundo, e a Coca-Cola, é consumida globalmente.

No entanto, não é uma tarefa simples desenvolver um selo desse tipo ou fazê-lo crescer tanto. Por isso, é essencial que você elabore uma estratégia exclusiva de branding.

Geralmente, o time ou agência de marketing constrói e administra marcas, partindo da ideia de que elas precisam ser planejadas, estruturadas, geridas e promovidas.

Basicamente, nosso objetivo é garantir que sua empresa cresça de maneira inteligente e duradoura. Além disso, nos certificamos de que sua essência não será perdida e de como os consumidores devem percebê-la.

Naturalmente, durante o processo de criação de assinaturas todos os cuidados são necessários. Abaixo, conheça alguns dos principais que utilizamos.

1 – Registro de marca

Registro de Marcas

Algum estabelecimento, na mesma área de atividade ou em outras similares, já usa a que você está considerando? Para saber como criar uma marca, o primeiro passo é fazer essa pesquisa de registro de marcas.

Se ela estiver livre, você deve registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), diretamente ou por advogados especializados. Se não, é provável que desenvolva um plano de marketing e precise mudá-lo no futuro.

Aliás, caso seja um objetivo expandir os seus negócios para o exterior, inscreva-se em todos os países almejados.

2 – Posicionamento de marca

Registro de Marcas

Certamente, esse é um pilar fundamental que requer muito planejamento. Isso porque é necessário pensar nos objetivos da empresa, em quais valores seus produtos ou serviços entregarão aos clientes etc.

Por exemplo, seu posicionamento pode ser focado em inovação, segurança, preço ou experiências para sua audiência.

Tudo depende das vontades e metas dos consumidores e de como você consegue ajudá-los a realizá-las.

A principal essência da Uber era inovação, quando surgiu. Uma vez que oferecia meios de transporte a quem procurava, era completamente nova no mercado.

3 – Logomarca e slogan

Como criar uma marca de sucesso?

Na maioria das vezes, um logo é formado por um nome e um símbolo. Então, faz parte de como criar uma marca desenvolver algo reconhecível, memorável e leal à sua identidade.

Enquanto a elabora, leve em consideração seus princípios, posicionamentos de mercado e sua missão. Afinal, é assim que ela será lembrada e consumida pelo seu público. 

Além disso, um slogan talvez seja interessante. Ou seja, uma frase que traduza sua imagem e ajude a transmitir os valores e conceitos do seu negócio aos clientes.

Ele deve ser curto, de fácil memorização e possível de ser modificado para se encaixar às mudanças que vierem.

4 – Como criar uma marca na internet?

Hoje, é fundamental estar presente no ambiente virtual, tanto em sites quanto em redes sociais.

Por isso, registre o domínio, ou endereço eletrônico, da sua empresa para reservá-lo antes que outros façam isso. É possível fazer isso neste link e no portal da Fapesp.

Agora, você sabe um pouco mais sobre como criar uma marca. Portanto, que tal contar com profissionais especializados para a construção e gestão da sua, tornando-a bem-sucedida e reconhecida?

Nós, da Site Bem Feito, podemos te ajudar nessa tarefa. Entre em contato e conheça nossos diferenciais! 

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Branding

Como criar sua própria marca: 4 dicas essenciais

4 min de leitura
Se você chegou até este artigo, é porque realmente tem interesse em saber como criar sua própria marca. Porém, o que talvez…
Branding

Criação de marca: Entenda porque é tão Importante

3 min de leitura
A criação de marca é um processo importantíssimo para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou área de atuação. Afinal, a marca…
Branding

Logotipo ou logomarca: Qual é o termo correto no marketing?

3 min de leitura
O meio publicitário tem “jargões” próprios e eles podem ser confundidos para se referir ao símbolo de uma marca: logotipo ou logomarca.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *