Redes Sociais

Redes Sociais: 5 formas de usá-las para aumentar as vendas

4 min de leitura

Certamente, já passou a época em que as redes sociais eram úteis apenas para manter contato com amigos e familiares. Hoje, elas são um recurso muito relevante para as marcas que desejam vender e criar um relacionamento com seu público.

Atualmente, o Facebook tem cerca de 130 milhões de usuários brasileiros e o Instagram, 95 milhões, e ambos apresentam uma plataforma de compras. Com o acesso a dispositivos móveis e internet crescendo, a tendência é que as pessoas busquem fechar negócio nessas mídias.

Por isso, preparamos um artigo com as principais informações e as dicas mais eficientes para incluí-las nas estratégias de marketing.

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Em quais redes sociais sua audiência está presente?

Com uma pesquisa rápida no Google, você encontra no mínimo 10 diferentes, com milhares de usuários no mundo todo. Ou seja, tentar estar em todas requer muito tempo e dinheiro, mas gera poucos resultados.

Em primeiro lugar, você deve saber quais são os canais mais usados pelos seus clientes para indicar sua presença neles. Então, comece por essa pesquisa dentro da sua área de atuação.

Por exemplo, entenda quais são mais populares e acessados, mais vezes e por mais tempo, com que finalidade. Inclusive, procure os perfis de seus concorrentes, que podem servir de inspiração nesse primeiro momento.

Na dúvida, invista pelo menos no Facebook e no Instagram. O Linkedin também tem crescido bastante e é uma ótima ideia, mas ele ainda é mais focado nos públicos e assuntos corporativos.

Abaixo, listamos as 5 melhores técnicas para transformar suas mídias em ferramentas informativas, interessantes e que incentivem a fechar negócio.

Crie conteúdo que não pareça propaganda

Simplesmente, as pessoas não entram nas redes sociais para ver anúncios e propagandas o tempo inteiro. Aliás, sua experiência com esse tipo de material é quase sempre negativa, pois interrompe a navegação que elas querem realizar.

Assim, quando você ingressa em alguma, seu maior objetivo é criar um relacionamento com os consumidores e conquistar sua atenção. Para isso, é preciso convencê-los de que seu perfil é cativante o suficiente para seguir e interagir com ele.

Portanto, invista na produção de um conteúdo especializado, que agregue à rotina e os aproxime de seus produtos e serviços. Dessa forma, eles assimilam sua marca como a que esclarece, apresenta novidades do mercado, se comunica e resolve problemas.

Apesar de não existirem fórmulas perfeitas para alcançar o sucesso, a publicidade mal utilizada não engaja. Anúncios podem e devem ser usados na sua estratégia, mas nunca ser o único tópico do seu feed.

Aproveite depoimentos de clientes

Alguns compradores gostam tanto de suas mercadorias e soluções que compartilham sua opinião na internet. Então, a foto com o item enviado ou o story agradecendo pelo atendimento é um conteúdo para você e uma divulgação positiva.

Chamado de “prova social”, esse tipo de post ajuda outros visitantes a conhecerem a experiência que você oferece. Além disso, a matéria criada pelo público também torna o perfil mais humanizado e diversificado e você, mais acessível.

Outra dica é promover uma hashtag do seu negócio. Isso porque ela facilita a busca e postagem de usuários que publicam declarações, fotos e vivências com sua empresa. Depois, é só procurar pelo termo escolhido para repostar o que foi criado.

Use conteúdo pago e parcerias

A grande maioria das redes sociais e plataformas multifuncionais contém ferramentas internas próprias e bastante avançadas de anúncios pagos. Afinal, permitem encontrar potenciais consumidores que ainda não seguem sua página nem conhecem sua marca.

Citando, Facebook, Instagram Linkedin e o próprio Google.

Inclusive, podem ser usadas com vários objetivos, do crescimento da conta a obter mais leads e contatos, até no WhatsApp.

Aliás, invista em parcerias com influencers da sua área de atuação para aumentar seu alcance.

Certamente, quem procura uma estratégia que traga conexões rápidas e mais vendas vai se beneficiar dessas duas ideias.

Facilite a compra nas redes sociais

Navegando no feed do Instagram, você se interessou por um produto ou serviço, mas quando foi adquirir descobriu alguns obstáculos. É necessário entrar no site, preencher um formulário e esperar o contato do consultor. A menos que seja algo muito desejado, todas essas etapas ajudam a desistir da compra.

Então, simplifique o máximo possível o processo de aquisição. Por exemplo, integre a loja virtual ao Facebook ou Instagram para que os visitantes consigam obter as mercadorias a partir das publicações.

Se não for viável, inclua um link na bio ou na página “Sobre” que os leve até seus canais de comunicação.

Acrescente informações completas sobre sua empresa

Finalmente, encontre um negócio que venda exatamente o que você está procurando, mas descubra que ele fica fora da cidade ou do estado.

Muito frustrante, também é comum e um grande motivo para que a marca realize menos vendas sem motivo. Isso porque é bastante fácil colocar dados completos nos perfis de todas as redes sociais. O Instagram apresenta a bio e o Facebook e Linkedin, a seção “Sobre”.

Adicione números de telefone, endereços, site, outros canais online e uma breve descrição do que você faz ou vende. Não economize nos detalhes, pois eles ajudarão seus consumidores a entrarem em contato e finalizarem a compra mais rápido.

Saiba como elevar o alcance do seu negócio nas mídias sociais:

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