Redes Sociais

Golpe no Facebook: como não cair no famoso “conta desativada”?

4 min de leitura

Qualquer pessoa que se mantém atenta às redes sociais, principalmente se as utiliza como meio de trabalho, já ouviu falar de, ao menos, um golpe no Facebook. E isso inclui até mesmo o golpe da “conta desativada”, que já ganhou considerável fama na internet.

E assim sendo, não há escapatória: se você também utiliza esta rede social da empresa Meta como um dos meios de promover seus produtos ou serviços, é imprescindível que entenda mais sobre o golpe em questão e, principalmente, aprenda a não ser a próxima vítima dele.

E a boa notícia é que tudo isso pode ser feito por meio da leitura dos parágrafos que compõem o conteúdo a seguir.

Vamos começar?

Entendendo do que se trata o golpe no Facebook focado na conta desativada

Outra boa notícia, dentro do contexto que foi apresentado acima, diz respeito ao fato de que entender este golpe no Facebook definitivamente não é uma tarefa que deva ser considerada difícil.

Isso porque estamos falando de um golpe que foca basicamente na ameaça de desativação de uma conta.

Eis a forma como ele realmente funciona:

Os criminosos entram em contatos com os donos de contas corporativas via Messenger, se passando por funcionários da empresa Meta, avisando que suas contas serão desativadas porque as “atividades publicitárias”, ou seja, os anúncios (mais especificamente de cunho político), não estão respeitando devidamente os Termos de Serviço da rede social.

Em seguida, é informado que, caso o usuário não acredite que sua conta seja política, ele deve enviar um aviso por meio de um link dentro de 24 horas, para que não perca seu acesso de forma permanente.

E é justamente ao clicar no link malicioso enviado que o usuário cai no golpe. 

Leia também: 5 estratégias de vendas que são essenciais para alavancar o seu sucesso na web

Outro tipo de golpe que já foi notado na rede social de Mark Zuckerberg

Se tratando de golpe no Facebook, existe outro exemplo que foi amplamente divulgado no ano de 2021, estando focado em atingir profissionais de marketing, mais especificamente aqueles que atuam com o gerenciamento de campanhas.

Eis o seu funcionamento:

Os golpistas, também por meio do Messenger, entram em contato com os profissionais acima citados, mostrando interesse na contratação de seus serviços.

Depois de apresentarem suas falsas propostas, eles enviam um documento em PDF no qual supostamente deveriam estar todos os detalhes do projeto a ser atendido. 

Porém, este documento é nada menos que um arquivo malicioso, por meio do qual é possível obter e burlar dados de uma conta, a fim de invadi-la e, então, utilizar os dados do cartão de crédito ali cadastrado para criar inúmeros anúncios de vendas dos mais diversos itens.

Vendas essas que, obviamente, representam muito lucro para os criminosos. 

As consequências a serem enfrentadas por quem acaba caindo nesse tipo de golpe no Facebook

Como é possível deduzir por meio de cada um dos parágrafos apresentados acima, “o mínimo” que acontece a alguém que cai em algum golpe no Facebook é ter sua conta invadida e perder acesso a ela.

Porém, isso tem os mais diversos desdobramentos, que incluem principalmente a questão financeira.

Empresa de marketing digital: descubra aqui o que levar em consideração antes de contratar uma

Imagine ter alguém fazendo anúncios de valores altos em seu cartão… Seria desesperador, não é mesmo?

E imagine, também, alguém se passando por você, enganando seus familiares e amigos para lhes tirar dinheiro… Pois esse tipo de situação é bem comum.

A melhor saída, portanto, é seguir as melhores orientações sobre como não ser vítima de um golpe no Facebook, sendo que a própria Meta se encarrega de orientar seus usuários.

Entenda melhor abaixo.

Como não cair no golpe no Facebook da conta desativada e em outros

Você deve, antes de mais nada, sempre desconfiar de mensagens recebidas utilizando o nome da empresa Meta. Afinal, a mesma costuma enviar avisos para os seus usuários por meio de notificações, inclusive por e-mail, e não por meio do Messenger.

Mas, atenção, pois até mesmo o e-mail pode ser um meio usado pelos criminosos para te atingir.

Outra dica realmente indispensável é nunca clicar nos links que forem enviados nas mensagens, uma vez que eles são maliciosos e criados para roubar/clonar os dados de sua conta. 

Caso ainda tenha dúvidas sobre se tratar de um link confiável, faça o teste de passar o cursor sobre ele, ao abrir a mensagem pelo computador: será fácil notar que se tratar de um link “mascarado”.

Não esqueça, também, de manter a calma e usar a lógica a seu favor. E isso se faz necessário porque os criminosos estão sempre aplicando senso de urgência em seus textos, a exemplo do que foi explicado a respeito do golpe da conta bloqueada: a vítima teria que clicar no link em no máximo 24 horas para não perder sua conta.

Conseguiu notar o senso de urgência?

E, no caso do segundo tipo de golpe, conseguiu notar a “oportunidade de ganho/trabalho” que foi apresentada?

Tudo isso é pensado para mexer com sua mente, então, atenção!

Aqui estão outras dicas do próprio Facebook sobre como evitar golpes.

Lembre-se que não é somente o seu perfil no Facebook que precisa de segurança

Agora, depois de ler o conteúdo acima, é muito provável que você esteja com pressa para proteger sua conta no Facebook e, também, esteja refletindo sobre as últimas conversas que teve por meio do Messenger.

E tudo isso é realmente válido.

Mas, não se esqueça: todo profissional que quer alcançar o sucesso na internet também deve ter um bom site, além dos perfis nas redes sociais. E esse site também está passível de golpes, merecendo receber a proteção necessária.

Ou seja: não basta apenas construir um site que possua um ótimo desempenho. É preciso fazer isso com uma empresa que realmente entregue proteção, além de resultados.

E essa empresa é a Site Bem Feito!

Não importa qual seja o nicho de mercado em que o seu negócio está: nós temos as ferramentas e os conhecimentos necessários para ampliar sua presença na web e mantê-la livre de invasores.

Converse com o time Site Bem Feito pelo WhatsApp e entenda mais sobre os nossos serviços.

 

Postagens relacionadas
Redes Sociais

Facebook bloqueado: o que fazer? 2 maneiras de resolver este problema

4 min de leitura
Ter o Facebook bloqueado é um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas, e não há nenhum exagero ao afirmar isso. Afinal, há quem…
Redes Sociais

Redes Sociais: 5 formas de usá-las para aumentar as vendas

4 min de leitura
Hoje, as redes sociais são um recurso muito relevante para as marcas que desejam vender e criar um relacionamento com seu público.
Redes Sociais

Como fazer gestão de fanpage para sua empresa?

3 min de leitura
Essa é uma das perguntas-chave para o seu negócio, principalmente se estiver em busca de vendas. E a resposta a essa pergunta…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *