Desenvolvimento Web

Principais linguagens de programação no desenvolvimento de sites

6 min de leitura

As linguagens de programação formam um conjunto de códigos e símbolos que embasam a programação de estruturas para desenvolver páginas na internet.

É muito importante saber como funciona a linguagem de programação e a maneira como os usuários se relacionam com ela, porque isso melhora a produtividade dos profissionais e ajuda a empresa a alcançar vantagem competitiva.

Assim como outros recursos de tecnologia e informática, essas linguagens se tornaram mais poderosas e flexíveis, podendo cada vez mais executar tarefas complexas que passam por processos de inovação.

Essa evolução também está de acordo com as novas tecnologias da informação e comunicação. Os computadores e dispositivos móveis fazem parte do cotidiano das pessoas e das organizações e dependem de linguagens de programação.

É por meio dela que as máquinas cumprem suas funções e os profissionais precisam conhecer muito bem sobre o assunto na hora de desenvolver um site. Isso permite alcançar objetivos em menos tempo.

Entre os tópicos mais importantes sobre o assunto está a necessidade de conhecer o conceito de linguagens de programação, quais são as principais linguagens e os conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento do site.

Para melhorar as habilidades dos profissionais e ajudar as companhias a alcançarem seus objetivos, este artigo vai abordar um pouco mais sobre o assunto.

Linguagem de programação: o que é, afinal?

linguagens de programação

Linguagem de programação é um recurso pelo qual diversas instruções permitem que o programador determine ordens, ações consecutivas, algoritmos e dados para desenvolver programas que controlam o comportamento da máquina.

O programador e o computador se comunicam por meio da linguagens de programação para especificar aspectos como os dados que o software precisa operar.

O recurso também é importante para que totens promocionais digitais possam funcionar adequadamente.

Também é por meio dele que os dados são armazenados ou transmitidos e é possível definir as ações que o software precisa executar, considerando uma circunstância variável.

As linguagens de programação funcionam por meio de um sistema de comunicação estruturado, composto por diversos elementos como:

  • Símbolos;
  • Palavras-chave;
  • Regras semânticas;
  • Regras sintáticas.

São esses elementos presentes nele que permitem o entendimento entre a máquina e o programador. Mas um dos erros comuns é usar a linguagem de programação e linguagem de computação acreditando que se trata da mesma coisa.

Mas é importante não confundir esses conceitos porque a linguagem de programação tem seu funcionamento baseado em um conjunto de regras que ajuda a expressar as instruções interpretadas pelo programador.

Por outro lado, a linguagem de computação trabalha com outras linguagens para formatar texto, mas não deve ser considerada como a programação em si.

Quem desenvolve o site de uma empresa de alongamento para cabelos finos conhece essas diferenças porque todas as linguagens computacionais são de programação, mas nem todas as linguagens de programação podem ser computacionais.

Principais linguagens de programação

No desenvolvimento de sites e sistemas existem 10 linguagens de programação que se destacam entre todas as existentes, e entre elas estão:

JavaScript

Ela foi desenvolvida na década de 1990, sendo a mais popular do mundo e utilizada para criar praticamente 100% dos sites que existem na internet.

É conhecida como linguagem front-end porque seu foco é no usuário, sendo usada para desenvolvimento mobile, web e jogos.

Java

Embora seu nome seja parecido com o anterior, trata-se de uma linguagem de programação diferente, sim do back-end versátil, segura e rápida.

Costuma ser usada no desenvolvimento de jogos, processamento de dados em big data e computação em nuvem.

C#

Seu nome é lido como C Sharp, sendo uma linguagem orientada a objetos e desenvolvida por meio da união de várias linguagens, como JavaScript e C++.

Foi desenvolvida pela Microsoft e possui compatibilidade com a plataforma .NET, além de ser bastante usada pelos programadores.

TypeScript

Esta também foi desenvolvida pela Microsoft, possui código aberto e une os principais recursos presentes no JavaScript e nas ferramentas mais modernas desenvolvidas.

O responsável pela criação do site de uma escola de aula guitarra pode usar esse recurso porque ele está muito presente no desenvolvimento web.

C

Essa linguagem de programação é considerada extremamente estruturada e de alto nível, estando presente no desenvolvimento de aplicativos e sistemas operacionais.

Por ser um recurso completo, também foi usado como a principal referência para desenvolver outras linguagens, como a C++.

Phyton

Esta é uma das opções mais fáceis para quem está aprendendo programação, pois possui código aberto.

Foi desenvolvida em 1990, sendo uma linguagem back-end e muito usada para o desenvolvimento web, desktop e mobile.

PHP

Essa linguagem é voltada para a comunicação de servidores, também muito usada para o desenvolvimento web e criação de sites.

É usada dessa forma porque se comunica diretamente com o servidor que é responsável pela aplicação da plataforma.

C++

O sistema operacional usado por um delivery de verduras depende dessa linguagem de programação porque ela serve tanto como front quanto como back-end.

Por ser muito versátil, além de ser usada para o desenvolvimento de sistemas operacionais, também está presente em outros setores como o mercado financeiro e o mercado de games.

Ruby

Esta é considerada uma das linguagens mais simples, orientada para o desenvolvimento de aplicações web.

Entre suas principais características está o fato de ser simples e promover o equilíbrio perfeito entre funcionalidade e programação imperativa.

Swift

Essa linguagem de programação foi desenvolvida pela Apple e por isso é usada para os recursos iOS.

Seu propósito é facilitar o trabalho dos desenvolvedores na hora de desenvolver aplicativos para o sistema operacional da Apple, Macintosh, Apple Watch e Apple TV.

Conhecimentos técnicos importantes

Na hora de criar, por exemplo, o site de uma confecção de avental médico, o desenvolvedor precisa dominar algumas habilidades e conhecimentos técnicos importantes.

Um deles é o HTML/CSS, que são códigos responsáveis por todo o conteúdo da internet. Eles correspondem às linguagens, caracteres e outros elementos que quando são ordenados podem ser lidos pelo sistema do computador e outros dispositivos.

É dessa forma que as páginas na web são apresentadas, e quando um profissional está aprendendo sobre desenvolvimento de software, vai se deparar com essas linguagens em algum momento.

O HTML é um código de marcação padrão, só que mais básico, ao passo que o CSS é mais complexo, funcionando como um complemento.

O HTML criar uma base da página enquanto o CSS vai trabalhar nas cores, layout, fontes e tudo o que estiver relacionado ao estilo.

O desenvolvedor também precisa dominar o SQL porque ele é responsável por armazenar os dados de atualização dos conteúdos presentes no Java.

Quando o usuário acessa o site de uma empresa de toalheiros industriais e visualiza uma página com tudo o que comprou, as informações precisam ficar armazenadas em um banco de dados, é isso o que o SQL faz.

O profissional também pode ter uma habilidade um pouco mais específica que complementa outros elementos. O pré-processamento CSS não impede as criações, mas pode tornar o desenvolvimento um pouco mais trabalhoso.

O programador não consegue determinar variáveis, fazer cálculos ou reconhecer funções. Ao mesmo tempo, muitos profissionais se perguntam porque precisariam de matemática no site, só que eles lidam com códigos.

Por essa razão, certos sinais e operações fazem parte da linguagem CSS e são muito úteis, mas o que pode atrapalhar é que se elas não forem colocadas em um projeto escalável, será necessário reescrever o código para fazer alterações.

Ao desenvolver o site de um fabricante de grades para portas, uma solução para essa questão é aprender a usar o pré-processamento, como no caso do Stylus.

O programador escreve o código na linguagem da ferramenta e faz sua conversão para CSS. Ao fazer isso, se for necessário mudar a cor de uma fonte, por exemplo, não é necessário realizar o mesmo procedimento em todos os locais.

A mudança pode ser feita na ferramenta, que automaticamente vai fazer as alterações nas outras partes.

É importante lembrar que os smartphones respondem pela maioria dos acessos na internet e é por conta disso que um site sobre medicina do trabalho precisa de design responsivo.

A responsividade vai mudar o layout do site para que ele se ajuste ao tamanho da tela e promova uma experiência positiva para os usuários.

Nesse cenário, o papel do programador é conhecer os pilares do design responsivo para saber implementá-lo e acompanhar as demandas atuais.

Considerações finais

A linguagem de programação é um recurso muito importante para desenvolvimento das ações executadas pela máquina, o desenvolvimento de páginas na internet e o trabalho do programador.

Existem diferentes opções de linguagens de programação que podem ser utilizadas e os profissionais precisam conhecê-las para que possam empregá-las em seus projetos da melhor forma.

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *