Desenvolvimento Web

Como criar um site? 5 passos fundamentais

11 min de leitura

Se você tem um produto ou serviço a oferecer, é importante estar na internet para alcançar um público maior. Mas como fazer isso? Como criar um site e ter uma marca presente no ambiente digital?

Não é necessário ser um especialista em tecnologia para criar um site. No entanto, se deseja criar um site realmente profissional, é preciso ter conhecimentos em em programação ou dominar uma plataforma nocode.

Basta seguir alguns passos fundamentais que vamos listar neste artigo.

Com um pouco de dedicação, você mesmo pode aprender como montar um site sem precisar aprender programação.

Siga a leitura para saber como criar um site em 5 passos fundamentais e colocar sua marca na internet!

Passo 1: Escolha uma plataforma para criar o seu site

Como Criar um Site Profissional

Com a popularização da internet, criar um site pode ser uma ótima maneira de divulgar sua marca, produtos ou serviços. Tudo isso, pode contribuir muito para o aumento das suas vendas.

No entanto, antes de começar todo processo de criação de site, entenda que criar um site do zero levaria muito tempo e necessitaria de conhecimentos em programação.

Então, supondo que queira aprender a criar um site de forma mais rápida e eficaz, propomos a escolha de uma forma alternativa. Afinal, existem diversas plataformas disponíveis para criação de sites no mercado. 

Hoje quero falar das duas mais robustas e conhecidas. São elas: WordPress e Wix.

Cada uma delas oferecem diferentes recursos e funcionalidades, por isso, é importante escolher aquela que melhor atende às suas necessidades.

Neste momento, vamos te mostrar como escolher a plataforma ideal para criar o seu site.

Como criar um site no Wix: Vantagens e desvantagens

Todo aquele que começa a pesquisar sobre como criar um site se depara com a plataforma do Wix. Isso porque, a empresa faz muitas propagandas. Mas será que ela é confiável? Com certeza!

Bom, se você está começando um projeto e quer criar um site gastando pouco dinheiro, talvez uma plataforma como Wix seja para você.

Isso porque, o Wix é uma plataforma de sites mais direcionada para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de programação que querem usar a facilidade dos templates prontos para criar o site a partir deles.

Veja agora algumas vantagens de criar um site usando a plataforma do Wix:

  • Criação de site grátis: Sem dúvida, a parte mais atrativa de criar um site com a plataforma Wix é a possibilidade de criar um site de forma gratuita. Isso é muito útil se você ainda está iniciando um negócio ou testando uma ideia e, não tem recursos para criar um site profissional.
  • Facilidade: Ela é uma plataforma muito intuitiva e simples. Isso porque, possui um sistema de “arrasta e solta”, o que faz com que qualquer pessoa consiga criar um site, mesmo sem conhecer nada de tecnologia.
  • Plano grátis e pago: Mesmo no plano grátis é possível criar seu site usando centenas de templates prontos. Mas se desejar usar um plano premium, terá muito mais recursos para melhorar o site e a experiência dos visitantes.
  • Hospedagem grátis: Geralmente, antes de criar um site é preciso contratar um plano de hospedagem de sites para poder hospedar o site criado. No entanto, com a Wix, você pode usar a plataforma deles de forma gratuita e só se preocupar em pagar hospedagem se precisar de mais desempenho para seu site.

Sendo assim, se você tiver algum conhecimento em design e facilidade para usar ferramentas digitais, irá tirar muitas vantagens quando o assunto for como criar um site utilizando uma plataforma como a Wix.

Em contrapartida, ela tem algumas desvantagens e não é a mais indicada, quando se trata de sites profissionais, nem para empresas que querem crescer seu site a longo prazo. São elas:

  • Problemas de indexação no Google: Infelizmente, o Wix possui alguns problemas de indexação no Google, o que acaba prejudicando seu ranqueamento.
  • Propagandas no site: No plano gratuito, as pagina do seu site terão várias propagandas que só podem ser retiradas se você aderir ao Plano Premium.
  • Poucos recursos: Embora ela tenha muitos templates prontos, ela possui limitações estruturais e permite poucas possibilidades de personalização do site. Além disso, a Wix oferece uma média de 500 temas e 200 plugins. Ou seja, muito menos que o concorrente WordPress, que possui milhares de temas e mais de 50 mil plugins.
  • Suporte ruim: a Wix deixa muito a desejar no quesito suporte. Ou seja, se tiver um problema e necessitar de manutenção de site, vai demorar muito tempo para obter uma resposta.
  • Sem possibilidade de migração: Quando você cria um site na plataforma, não existe possibilidade de migrá-lo para outra hospedagem. Então, se um dia você resolver procurar outro fornecedor de hospedagem, é provável que tenha que abrir mão do seu site e de todo trabalho que teve ao criá-lo na plataforma deles.

Por essas razões, se seu projeto for temporário ou experimental, tudo bem, o Wix atenderá a sua necessidade. Mas se precisar criar um site profissional e pensado para uma empreitada de longo prazo, será melhor utilizar outra plataforma de criar um site para sua empresa.

Como criar um site no WordPress: Vantagens e desvantagens

O WordPress é uma das plataformas mais populares para criar um site. É flexível, fácil de usar e amplamente personalizável.

Com o WordPress, você pode montar um site para qualquer finalidade, desde sites pessoais a sites comerciais ou até mesmo sites de grande porte.

No entanto, antes de começar a aprender como criar um site e usar o WordPress, é importante conhecer as vantagens e desvantagens da plataforma.

Veja agora algumas vantagens de saber como criar um site usando o WordPress:

Criação de site grátis: A primeira vantagem do WordPress é que ele é gratuito, sendo um CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) Open Source que pode ser utilizado para criar qualquer tipo de site.

Facilidade: Uma das principais vantagens de usar o WordPress é que ele é fácil de se aprender e de se usar. A interface do usuário do WordPress é intuitiva e permite que os usuários rapidamente comecem a construir e personalizar seu site.

Milhares de temas e plugins: O WordPress também vem pré-carregado com inúmeros recursos como temas, plugins e ferramentas, que simplificam a criação de sites para usuários que não possuem conhecimentos técnicos avançados, além de dar a possibilidade quase infinita de criar um site totalmente customizado e único.

Ampla comunidade: Existe uma grande comunidade de desenvolvedores que criam plugins e temas novos para melhorar ainda mais a funcionalidade do seu site.

No entanto, apesar de ser uma plataforma poderosa para criar um site e impulsioná-los na internet, o WordPress também vem com algumas desvantagens. São elas:

Temas e plugins não oficiais: Por exemplo, às vezes, plugins e temas de terceiros não são tão confiáveis quanto os plugins e temas oficiais do WordPress. Isso porque, alguns plugins ou temas podem ser mal codificados e, em alguns casos, pode ser difícil detectar e corrigir problemas.

Problemas de segurança: Como o WordPress é usado por muitas pessoas, ele pode ser alvo de hackers e ataques de malware. Por isso, é importante manter seu site WordPress atualizado e seguro para evitar problemas.

Portanto, se você está procurando por uma maneira fácil e simples de criar um site, o WordPress pode ser uma ótima opção.

Contudo, é importante considerar todas as vantagens e desvantagens da plataforma para garantir que o seu site seja seguro e funcione de acordo com os seus requisitos.

Passo 2: Escolha um domínio e hospedagem para o seu site

Hospedagem gratuita

Escolher um domínio e hospedagem para o site é um passo importante na criação de um site e é um fator que influencia muito no sucesso do seu projeto.

Explicando de forma simples, o domínio do site está intimamente ligado a sua marca, já que, geralmente, ele contém o nome da empresa, ele é o endereço do seu site Exemplo: www.nomedaempresa.com.br

Já a hospedagem do site é o servidor que mantém seu site online. Ou seja, o conteúdo do site fica armazenado no servidor e ele o disponibiliza a qualquer pessoa que digitar seu domínio na internet.

Para escolher o melhor para você, é importante entender os principais tipos de domínios e hospedagens. Os domínios mais comuns são: .com, .com.br, .org e .net, mas existem outras extensões que você pode usar para criar um endereço único.

Em relação a hospedagem, existem vários planos de hospedagens à disposição, como: compartilhada, VPS, dedicada ou cloud hosting, cada um com seus próprios recursos e preços.

O melhor tipo de hospedagem para o seu site depende do tamanho do seu site, do tráfego e da quantidade de recursos que o site exigirá.

Com o conhecimento das opções, você pode escolher o domínio e a hospedagem mais adequados para o seu orçamento e necessidades.

Passo 3: Escolha um layout e insira o conteúdo no seu site

criação de sites profissionais

Escolher o tema certo para o seu site ou blog é crucial para o seu sucesso online. O layout ajuda a criar a primeira impressão de seu site e influencia a forma como seus visitantes interagem com ele.

Por isso, é importante escolher um design que seja intuitivo e atraente para os seus usuários. Se você está usando o WordPress, por exemplo, você tem a vantagem tanto de escolher entre milhares de temas ou modelos prontos, quanto de criar o seu próprio.

Antes de começar a escolher um design, pense cuidadosamente sobre quais são as funcionalidades que você deseja para o seu layout de site. Se você quer um tema fácil de personalizar, então selecione algo que seja responsivo, com opções de layout intuitivas e que funcionem bem em todos os dispositivos.

Além disso, verifique se o tema tem widgets, opções de customização e áreas para inserir conteúdo, como galerias de imagens, vídeos e slideshows. Quanto mais opções, melhor.

Depois de definir a estrutura do seu layout, é hora de escolher o tema ou modelo que melhor se encaixa no seu site. O WordPress oferece uma ampla variedade de layouts gratuitos para escolher.

Se você não encontrou o tema que procurava, há também muitos temas premium que você pode comprar. Se você quiser total autonomia em relação à personalização, muitos designers oferecem serviços de criação de temas. Após a escolha do seu tema, é hora de inserir o seu conteúdo.

Lembre-se de adicionar as palavras-chave à sua página para obter um ranqueamento de SEO satisfatório.

Para garantir uma experiência de usuário melhor, também é importante verificar se o layout que você escolheu está carregando rapidamente e se as imagens, o texto e outros elementos estão sendo exibidos corretamente em todos os dispositivos.

Assim que estiver tudo configurado da maneira desejada, é hora de tornar o site ao vivo e deixar que os visitantes desfrutem de suas criações!

Passo 4: Otimize o SEO do seu site

Como criar um site?

Com a comunidade digital cada vez mais competitiva, saber como criar um site não é o bastante. Seu site precisa subir ao topo das buscas do Google para garantir que você se destaque.

Por isso, otimizar o SEO do seu site é uma peça fundamental para seu sucesso na conquista do público-alvo. Ou seja, possuir um bom SEO ajuda a ranquear melhor seu site, direcionando mais tráfego para ele.

A otimização SEO pode ser dividida em vários passos, desde a adequação de imagens ao conteúdo até a escolha das palavras-chave certas para seu artigo.

Neste passo 4, mostraremos como você pode efetivamente otimizar o SEO do seu site para garantir um bom ranqueamento no Google. Agora vamos apresentar de forma sucinta todas as características do SEO e as relações com os robôs do Google:

Crie conteúdo de qualidade

Se o conteúdo do seu site for de baixa qualidade o Google geralmente não ranqueia nas primeiras posições. Isso porque, é preciso criar conteúdos de qualidade onde despertará o interesse dos usuários.

Dica: Para se ter um conteúdo de qualidade é necessário contratar uma agência ou um redator qualificado.

Insira bons títulos

O título da página ou artigo é aquele que o usuário verá quando acessá-lo e é diferente do SEO title. Este título interno precisa despertar ainda mais o interesse do leitor em continuar a ler o conteúdo.

Para dicas de como criar títulos incríveis, leia esse artigo do site Viver de Blog: Como escrever títulos impossíveis de serem ignorados e que são clicados.

Inclua o SEO Title

Com aproximadamente 55 caracteres, o SEO title tem uma função mais objetiva e sempre com a palavra-chave a esquerda, pois este é o título que aparece nos resultados de busca e faz com que o leitor acesse o seu conteúdo.

Tenha URL´s amigáveis

Utilize sempre palavras-chave no endereço do seu site ou blog, pois o Google considera a URL um fator direto para ranquear um site.

Exemplo errado: sitebemfeito.com.br/pag/179070. html

Exemplo de URL amigável: sitebemfeito.com.br/blog/como-criar-um-site-profissional

um endereço amigável facilita inclusive para o leitor identificar corretamente a sua página.

Palavras-chave

O uso de palavras-chave é o que fará com que o seu conteúdo seja localizado quando alguém procurar por aquele assunto que a sua empresa domina, ou mesmo aquele produto que você negocia.

Então, quando desenvolvemos um conteúdo dando uma dica ou explicando sobre determinado produto ou serviço, será através da palavra-chave localizada em partes do texto que o Google definirá quais páginas merecem estar entre os melhores resultados da busca com essa palavra-chave.

Links internos e links externos

A utilização de links internos, apontando para outros conteúdos dentro do seu próprio site, bem como para links externos apontando para conteúdos de outros sites contribui significativamente para o ranqueamento no Google.

Saiba sobre links internos e links externos nesse artigo.

Design responsivo

O site responsivo é aquele que se adequa a qualquer tipo de tela, seja um smartphone, tablet ou computador. O Google prioriza os sites mobile friendly quando define o posicionamento das páginas.

Portanto, se quiser aumentar seus resultados deixe o seu site responsivo!

Tempo de carregamento do site

Outro fator importante para o Google, o tempo que a sua página demora para carregar.

Tempo de permanência na página

O tempo que as pessoas ficam nas suas páginas também é contabilizado para o Google ranqueá-las.

Por isso, é importante a qualidade do conteúdo, pois desta forma, ao ler seu conteúdo ate o final, as pessoas passarão mais tempo em seu site, mostrando que seu conteúdo entrega o que promete e merece estar bem posicionado.

Há muitos outros detalhes técnicos que envolvem o SEO e o ranqueamento no Google.

Passo 5: Divulgue o seu site nas redes sociais

Na etapa final, não iremos falar sobre como criar um site, mas sim como obter sucesso ao criá-lo.

Para ter resultados com o seu site é importante divulgar nas redes sociais o conteúdo que você publica nele, pois as redes sociais são ferramentas fundamentais para o marketing de sua página.

O compartilhamento de conteúdo através destas plataformas permite que você maximize o seu alcance para outros usuários, além de aumentar as suas chances de ranqueamento de SEO.

O compartilhamento nas redes sociais é a maneira mais fácil de promover conteúdo. A simplicidade desta prática torna a sua divulgação simples e direta, alcançando um grande público.

Comece escolhendo as redes que você acha que são as mais adequadas para o seu conteúdo. No Brasil, as principais redes sociais incluem Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Cada rede é diferente em termos de conteúdo e o que é adequado para uma pode não ser adequado para outra. Por exemplo, o YouTube é mais adequado para conteúdos que usam vídeos, enquanto o Twitter pode ser usado para compartilhar notícias e campanhas publicitárias.

É importante estudar cuidadosamente o que cada rede oferece para escolher a melhor opção de acordo com o seu conteúdo.

Uma vez que você decidiu quais redes irá usar para compartilhar o seu conteúdo, é hora de começar a publicar. Compartilhar conteúdos relevantes é uma ótima maneira de melhorar o seu SEO, pois isso faz com que as pessoas leiam e compartilhem seu site.

Criar conteúdos interessantes, sejam eles textos, vídeos ou fotos, é muito importante para alcançar um maior número de usuários. Além disso, é importante interagir com outros usuários e comentar o conteúdo deles.

No fim, o mais importante é que você seja consistente. Compartilhar conteúdos de forma regular é essencial para manter seu público interessado e para obter mais tráfego.

Um bom trabalho com as redes sociais aumentará as chances de sucesso do seu site e ajudará a melhorar seu ranqueamento de SEO.

Conclusão: Como criar um site?

Criar um site é uma tarefa que pode parecer intimidadora, mas com as dicas certas é possível realizar esse objetivo de forma simples e rápida.

Se você seguir os 5 passos fundamentais que apresentamos aqui sobre como criar um site, terá tudo o que precisa para criar seu próprio site em WordPress.

E se precisar de ajuda, conte sempre com a Site Bem Feito! Temos um time especializado em ajudar você a criar o site dos seus sonhos.

criação de sites

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *