Otimização SEO

O Que são Links Internos e Externos

3 Mins leu

Neste artigo vamos abordar o que são links internos e externos e como eles são importantes para o SEO do seu site.

Principalmente nos dias atuais, onde todos estão tentando colocar seu site entre os melhores no índice de busca.

Inclusive, se está tentando ranquear seu site no google, esse artigo pode te ajudar.

Tratando-se de inbound marketing, assim como outras diversas técnicas / ferramentas já abordadas anteriormente aqui na Site Bem Feito, é de vital importância a compreensão destes dois termos.

Isso porque, links internos e externos são ferramentas, que se bem utilizadas, contribuem consideravelmente para o aumento de visitas e classificação do seu site ou blog.

Se você quiser entender um pouco mais sobre SEO clique neste link interno onde falamos sobre isso em um outro artigo.

Veja como isso funciona na prática

O que são Links Internos e Externos

Links internos são páginas que apontam para outras páginas do seu próprio site, ou seja, do seu próprio domínio.

Como por exemplo o link utilizado no começo do texto, sugerindo que você clicasse nele para um melhor entendimento sobre SEO.

Então, se esse link fosse clicado, você seria automaticamente direcionado para uma outra página dentro desse website, onde temos mais um artigo falando sobre SEO.

Qual a importância desses links internos para o posicionamento do seu site na busca?

O que são Links Internos e Externos

Eles tem relação direta com o funcionamento do algoritmo de buscas do Google.

Quando os robôs do Google visitam esta página que você está lendo, por exemplo, ele precisa ler seu conteúdo e analisar diversos fatores, principalmente os que dizem respeito a relevância do conteúdo, afim de classificar essa página como digna ou não dos primeiros lugares.

O Google dá tanta importância a essa questão da relevância de um conteúdo porque a principal filosofia da empresa é entregar a melhor experiência aos seus usuários, garantindo as melhores respostas para os buscadores.

Por isso, se ao invés de utilizarmos um link apontando para a página de SEO como fizemos, apenas comentássemos de uma outra página nossa sobre o assunto, os robôs do Google não teriam como encontrar esta página “linkada”.

Com isso, não conseguiriam considerar essa informação como item de apoio ao argumento do artigo e isso também influencia na classificação.

Isso porque, a utilização de links internos permite uma melhor navegação para os usuários, indicando os conteúdos de maior relevância relacionados e também os preferidos do público.

O que são links internos e externos e qual a sua importancia no SEO?

Os links externos são os links de páginas que apontam para outras páginas fora do seu site. Ou seja, para outro site.

Geralmente, são links de páginas de parceiros ou que contenham outros conteúdos de qualidade relevantes para os seus leitores.

Mas também, podem ser referências reais de conteúdos de qualidade sobre o tema abordado.

A utilização de links externos, tem duas principais vantagens.

A primeira, é a de indicar conteúdo de qualidade para os seus leitores e com isso agregar valor as informações.

A segunda, é que esta prática de links externos tem muito valor para o Google, tanto quando o seu site aponte links externos como também quando o seu site é indicado por links em outros sites.

Para o SEO, quanto mais essa utilização de links externos ocorrem, melhor a sua posição no ranqueamento.

Conclusão

Claro que esse não é o único critério para ranqueamento de um site, já que o Google utiliza centenas de requisitos para avaliar a página de um site.

E para ajudá-lo a entender melhor esse tema, escrevemos outros conteúdos relacionados a SEO , basta clicar neste link.

Entretanto, agora que compreendeu o significado e a importância de links internos e externos, lembre-se de utilizá-los em seu website.

Ah, e me conte nos comentários se esse conteúdo foi útil para você.

Peça um diagnóstico gratuito do desempenho do seu site!

Postagens relacionadas
Otimização SEO

Como Ranquear Meu Site no Google: 8 Dicas de SEO

5 Mins leu
Toda página da internet deseja aparecer entre os primeiros resultados de busca, mas antes precisa aprender a ranquear o site no Google. Continue lendo!
Otimização SEO

Como Publicar No Blog Em WordPress

3 Mins leu
Pelo menos 40% dos sites utilizam o WordPress! Então, se você quer investir no marketing digital da sua marca, que tal considerar um blog em WordPress?
Otimização SEO

SEO e SEM: Quais são as Principais Diferenças?

3 Mins leu
O mundo do marketing digital é cheio de siglas! Hoje, vamos falar de duas que são super importantes para qualquer estratégia: SEO x SEM.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    2 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.