Desenvolvimento Web

Site institucional: o que é e por que ter um?

5 min de leitura

Toda pessoa que deseja construir uma imagem forte para sua empresa na internet precisa saber o que é um site institucional, e conhecer a importância de ter um site desse tipo.

Além disso, se uma empresa pretende ter resultados reais através do seu site, ela precisará investir na criação de sites profissionais.

Portanto, se você está começando a pensar nas suas estratégias digitais, é hora de começar, também, a aprender mais sobre esse assunto.

Afinal, um site personalizado, vai ajudar sua empresa a crescer por diversos fatores, pois irá passar mais credibilidade e mostrará com mais clareza seus produtos e serviços, bem como a proposta de sua empresa.

Entretanto, se você acredita que apenas suas redes sociais serão suficientes para lhe trazer o resultado desejado na internet, quero mostrar através desse artigo que não serão.

Isso porque, as suas rede sociais, podem sim ajudar no engajamento com o público, mas elas jamais terão o poder de substituir um site de qualidade criado, especificamente, para a sua marca.

O que é um site institucional?

site institucional

 

Em uma explicação resumida, é possível afirmar que um site institucional nada mais é do que um espaço na internet criado para suprir qualquer necessidade de comunicação de uma empresa com seus clientes, fornecedores e demais públicos.

É por isso, inclusive, que nesses sites é essencial que exista, entre outras coisas:

  • Um pouco da história da empresa;
  • A relação se produtos e/ou serviços com os quais ela trabalha;
  • O endereço da empresa e/ou seus canais de contato, como WhatsApp.

Tais informações, porém, não devem ser disponibilizadas de qualquer forma: é importante que o público se identifique com a comunicação como um todo, a fim de passar mais tempo nas páginas e de fato realizar alguma ação que você deseja.

Por isso:

Adote a linguagem adequada

Ela deve ser adequada à Língua Portuguesa, sem erros de escrita, e, também, deve ser adequada ao seu negócio.

Se sua marca é descontraída, tendo os jovens como público-alvo, não faz sentido adotar uma linguagem formal em seu site institucional, concorda?

Lembrando que o design também conta muito para que esse site seja um sucesso.

Facilite as visitas

Não há nada mais desagradável do que entrar em um site em busca de informações e não conseguir encontrá-las com facilidade.

Então, para evitar que os seus visitantes passem por isso, dê preferência por um menu fácil de encontrar e de usar, a fim de que a navegação pelas páginas seja a mais simples possível.

Nada impede, também, que você escolha ter um site institucional de uma única página, no qual todas as informações importantes podem ser encontradas “rolando” a tela.

Por que é importante ter um site institucional?

Marketing Jurídico

Você já sabe o que é um site institucional, mas tem dúvidas sobre por que, exatamente, deveria ter um?

Bem… O fato de esse ser um espaço para diminuir o esforço do seu público, na hora de encontrar informações sobre sua empresa, já deveria ser motivo suficiente.

Mas aí vão outras vantagens de contar com um site para o seu negócio:

1. Mais credibilidade no mercado

Há quem prefira focar apenas em ter perfis nas redes sociais. Mas, acredite: ter um site continua sendo uma das melhores formas de transmitir credibilidade.

Afinal, por meio dessa iniciativa você estará mostrando, entre outras coisas, que se preocupa em oferecer informações completas sobre sua empresa para o seu público.

Esses fatores, somados, contribuem para a construção de uma imagem forte no mercado.

2. Mais pessoas interessadas em comprar de você

Os sites institucionais, quando bem feitos, jamais irão perder seu poder de dar ao público justamente o que ele busca.

Supondo que você tenha uma agência de viagens, por exemplo, é comum que as pessoas queiram saber quais destinos você atende, quais serviços oferece e onde está localizada.

E, uma vez que encontram tais informações disponibilizadas de forma completa no seu site, grandes são as chances de que queiram fechar negócio.

3. Mais vendas e maior relação de confiança

Com mais pessoas interessadas, por conta da qualidade do seu site institucional, maiores são as chances de você realmente conseguir vendas.

E essa ótima vantagem vem acompanhada da criação de uma relação de confiança com cada novo cliente. Afinal, ao notar que existem canais de contato pelos quais poderá falar com você ou com sua equipe caso surja algum problema com a compra, ele se sentirá muito mais seguro.

De fato irá confiar na sua marca. 

Muito além de um simples site institucional

Serviços de marketing digital

E você sabia que um site institucional não precisa estar focado apenas em ter páginas informativas sobre o seu negócio?

Ele também pode, entre outras coisas:

  • Abrigar um blog, por meio do qual você poderá disponibilizar conteúdos para informar e educar seu público;
  • Ter uma página exclusiva para o download de materiais ricos, como e-books e infográficos;
  • Ter uma sessão com uma espécie de portfólio, além dos depoimentos de quem já é cliente da sua marca.

Quanto mais completo e claro ele for, em termos de informações que possam inspirar alguém a realizar uma compra, melhor! 

Importante: independentemente da quantidade de páginas e informações com as quais você decidir trabalhar, é importante que coloque chamadas para ação (CTA) em diversos lugares, incentivando os visitantes a adotarem a ação sugerida.

Veja alguns exemplos de CTA:

  • Entre em contato;
  • Solicite seu orçamento;
  • Fale com a gente pelo WhatsApp.

Um site profissional deve ser feito por uma equipe profissional 

Por fim, tão importante quanto saber o que é um site institucional e as vantagens de ter um, é deixar a criação desse espaço web nas mãos de quem sabe criar sites institucionais como ninguém, como a Site Bem Feito.

O nosso próprio site, por sinal, é um ótimo exemplo dos sites de qualidade que criamos, sempre focando nas informações que realmente são úteis para os clientes e futuros clientes, e que podem influenciar positivamente o processo de decisão de compra.

E vamos muito além!

Além da criação de sites institucionais completos, de acordo com a necessidade de cada negócio, também cuidamos do marketing de conteúdo, da otimização do SEO em todas as páginas e do tráfego pago de cada site desenvolvido, a fim de que nossos clientes tenham visitas (e vendas) de alta qualidade.

Tem dúvidas, sobre como manter seu site constantemente “no ar”, independentemente do que aconteça?

Então também irá gostar de saber que o suporte que oferecemos é contínuo, e pode ser solicitado sempre que você achar necessário.

Visite nosso site agora mesmo para conhecê-lo, e não deixe de falar com a gente pelo WhatsApp para tirar suas dúvidas.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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