Desenvolvimento Web

Sites mobile e responsivo: Quais as diferenças?

3 min de leitura

Quando alguém inicia sua pesquisa para criar um site empresarial, logo se depara com esses termos: sites mobile e responsivo.

Para entender melhor, vamos começar falando de alguns dados relevantes sobre o uso de celulares no Brasil.

De acordo com o IBGE, em 2019 oito em cada dez domicílios do País passaram a ter acesso à internet e o celular foi o aparelho mais utilizado.

Entende a importância de tornar o site da sua empresa mais adaptável para esta nova realidade?

Por isso, continue lendo este artigo para entender quais são as principais diferenças entre os sites mobile e responsivo.

Por que devo preferir sites mobile e responsivo?

Hoje, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha celular. Inclusive, a internet banda larga está cada vez mais acessível, já que operadoras de telefonia móvel oferecem planos que cabem em diversos tipos de orçamento.

E o maior percentual de acessos medido pelo Google Analytics é por dispositivos móveis.

É fundamental que seu site tenha boa funcionalidade nas telinhas.

O que é um site mobile friendly?

Basicamente, esse formato é desenvolvido para proporcionar ao usuário uma experiência mais agradável e adaptada para o dispositivo que ele está usando para acessar a internet, celular ou tablet.

Assim, os elementos são organizados para permitir uma navegação fluida, seja pela sua disposição ou pelo ajuste adequado ao ponto de toque correto.

Citando a importância de você adquirir um site mobile e responsivo para seu negócio, em 2015, o Google começou a apresentar no buscador resultados de sites que estavam adaptados para o dispositivo usado pelo usuário.

A esta altura, deu para entender melhor por que ter um site que corresponda às exigências dos novos usuários? Quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais tempo vão passar na sua página e melhor será o seu ranqueamento.

Sites mobile e responsivo: o que você precisa saber

Existem 2 maneiras de desenvolver seu site dentro dos parâmetros mobile friendly, que são o mobile, propriamente dito, e o responsivo.

Conheça as principais diferenças:

Site mobile

Como o próprio nome diz, o site mobile é o ideal para dispositivos móveis, celulares ou tablets.

No entanto, não é possível navegar por eles em desktops ou notebooks, já que reconhece automaticamente em qual dispositivo o usuário está logado e o direciona para o que se adequa melhor à sua utilização.

O programador aplica um javascript para detectar qual aparelho está sendo usado através do tamanho e, depois, faz seu direcionamento.

Além disso, o site mobile é diferente do original. Os arquivos do site, como imagens e scripts, podem até ter o mesmo caminho, mas os arquivos HTML são diferentes.

Na maioria dos casos, esse tipo de solução pode acabar aumentando o custo de desenvolvimento do site. Por outro lado, é extremamente necessária dependendo dos objetivos que se deseja alcançar.

Dentre as principais vantagens de um site mobile estão:

  • Conversão: devido ao seu design voltado exclusivamente para tablets e celulares, as taxas de conversão costumam ser maiores;
  • Desempenho: os sites carregam mais rápido;
  • Usabilidade: a experiência de uso é mais confortável para o usuário.

Site responsivo

Site Responsivo, também chamado de design responsivo, é aquele que usa recursos de HTML, CSS e javascript para adequar o layout do site aos mais diversos tipos de tela.

Inclusive, os custos para sua produção são mais em conta se comparados aos do mobile. Esta opção também é mais recomendada para quem quer oferecer uma experiência agradável ao usuário.

Alguns de seus principais benefícios são:

  • Não há necessidade de manter duas versões do mesmo site, com seus respectivos códigos e elementos;
  • O investimento é mais baixo, mas é preciso considerar um site programado do zero. Dependendo do tipo, fazer uma adaptação para a versão responsiva pode sair mais caro do que uma versão mobile.

Entre os sites mobile e responsivo: qual escolher para o meu negócio?

Escolher o melhor site para você e seu negócio, mas que também seja o melhor para a experiência do usuário, faz parte da sua estratégia.

Afinal, sites mobile e responsivo atendem diferentes necessidades, mas definem a forma como o visitante vai enxergar sua marca.

Independente de sua escolha, com o avanço da internet e a inclusão de dispositivos móveis, sua página deve estar adaptada, completa e atualizada.

Converse com quem entende do assunto e descubra como adquirir um site mobile e responsivo, que vai trazer melhores resultados e lembrança de marca.


Solicite um orçamento de criação de sites para sua empresa!

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *