Desenvolvimento Web

Como Criar um Site Profissional em 6 Passos simples

15 min de leitura

Saber o que é e como criar um site profissional nunca foi tão necessário para as empresas em todo o mundo.

Se você é um empresário ou empreendedor, já deve ter percebido isso. Não dá mais para ter um site que funcione apenas como um endereço na internet.

O que quero dizer é que a cada dia que passa, ter uma presença online não é mais opcional e sim, uma questão de sobrevivência, em se tratando de negócios, pois, está acontecendo uma verdadeira revolução digital e não podemos ficar fora dela.

Mas isso todo mundo já sabe…certo? Entretanto, como podemos aproveitar tudo isso à favor da nossa empresa para gerar mais vendas?

Bom, se você é daqueles que ainda resistem e batem o pé dizendo que não precisa ter um site, te darei 3 razões que reforçam que ter um site profissional pode mudar totalmente o jogo à favor da sua empresa e, sem seguida, vou compartilhar mais 6 dicas de como criar um site profissional.

Gostou? Então continue lendo porque vai valer muito a pena ver até o fim. 😉

Índice

Afinal, o que é e do que é composto um verdadeiro site profissional?

Antes de iniciarmos as razões pelas quais você deve ter um site profissional e como criar um, é muito importante que você entenda primeiro o que, de fato é um site profissional. Afinal, não adianta de nada ter um site profissional se você não entender o verdadeiro intuito dele, não é mesmo?

Os sites, no geral, têm por objetivo apresentar os serviços/produtos de uma empresa. Ou seja, é através dele que seu cliente consegue visualizar quem é a sua empresa, o que ela faz, o que ela representa e o porquê ele deve comprar nela e não em outra empresa concorrente.

Por isso, quando você possui um site profissional, os objetivos vão muito além de ser uma mera apresentação, Com um site profissional você consegue:

  • Gerar um maior número de vendas;
  • Criar um laço com o seu cliente através de conteúdo interativo e informativo;
  • Oferecer uma experiência de valor.

Por isso, é extremamente importante que você tenha técnicas profissionais para atrair o seu cliente de maneira clara e eficiente, aumentando as suas chances de venda.

1 ª Razão: Mudanças na forma como as pessoas compram

como criar um site profissional

A  primeira razão para você saber como criar um site profissional, é que o mundo mudou, em vários sentidos, e isso afetou demais o comportamentos dos consumidores.  Por isso, se você é vendedor ou está ligado às vendas da sua empresa, precisa estar atento a essas mudanças e entender como você se encaixar no novo momento do mercado.

Você é vendedor? O blog do Agendor oferece uma série de dicas para turbinar suas vendas, seja digital ou offline.

O que mudou no comportamento do consumidor?

Para começar, é só pensar em como nós mesmos funcionamos: Quem é que não busca no Google, antes de decidir qualquer coisa? Não é mesmo? Seja para comprar algum produto, contratar algum serviço, ou até mesmo para saber como funciona determinado item.

Ou seja, nós pesquisamos para onde viajar, que carro comprar, saber sobre o trânsito… Pesquisamos, até mesmo, as coisas mais simples, como: receitas de comida ou, por exemplo, como se escreve determinadas palavras.

Há alguns anos atrás, não era assim. Saíamos de casa e procurávamos uma loja na rua ou no shopping até encontrar o que queríamos. Nesse tempo, o vendedor fazia toda diferença, pois ele precisava “usar sua lábia” e conhecer todas as informações técnicas do produto ou serviço, para poder nos dizer se aquilo supria ou não nossa necessidade.

Enfim, até certo ponto, dependíamos do vendedor para poder tomar a decisão certa de compra, fato esse que acabou mudado completamente nos últimos anos. Atualmente, vivemos em uma era online, onde pesquisamos online, buscamos online e compramos online. Tudo isso no conforto de casa.

A necessidade de empoderamento

Sem dúvidas, o consumidor foi empoderado e não quer mais que alguém explique como funcionam os produtos e serviços.

Com isso, ele busca a informação e toma a decisão de compra antes mesmo de chegar na loja. Por essa razão, o site da empresa precisa ter as informações que o cliente precisa. Além disso, essas informações precisam estar sempre atualizadas.

Nesse cenário, o vendedor tornou-se mais um facilitador da compra do que um super especialista no produto, como funcionava no passado. Ele deve entender o estágio do potencial cliente na jornada de compra e aborda-lo no momento certo.

A era da experiência

Atualmente, os maiores especialistas em empreendedorismo e vendas estão dizendo que entramos para um novo paradigma: A era da experiência.

Isso significa, que as pessoas não querem mais apenas comprar um produto, elas desejam ter uma experiência memorável com a sua marca.

Com isso, as empresas que promoverem experiências únicas e inesquecíveis, é que irão conseguir fidelizar seus clientes.

2 ª Razão: Ameaças geradas pelo aumento da concorrência

site em manutenção

Outra razão para se desejar saber como criar um site profissional, se dá por conta da concorrência que tem aumentado (e muito). Aliás, ela triplicou nos últimos 10 anos.

De acordo com dados de outubro de 2018 fornecidos pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), programa de pesquisa de abrangência mundial, e também divulgado na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, o empreendedorismo no Brasil triplicou nos últimos dez anos.

Sim, o Brasil passou de 14,6 milhões de empreendedores para 49,3 milhões. Ou seja, de 2007 a 2017 o número de pessoas entre 18 e 64 anos que exerciam alguma atividade empreendedora no país mais que triplicou.

Por isso, ficar de fora dessa revolução digital, pode ser fatal para a sobrevivência de qualquer empresa nos próximos anos.

3 ª Razão: Oportunidades de vender para empresas que não possuem site

Consultoria Empresarial

A terceira razão por que toda e qualquer empresa precisa de uma presença online, é a baita oportunidade que temos à nossa frente.

Em outras palavras, ao mesmo tempo que os dois primeiros pontos podem constituir uma grande ameaça, podemos transformar isso tudo em uma imensa oportunidade para crescer e expandir nossa influência nos negócios. Vou explicar o porquê:

Muitas empresas ainda não possuem um site

De acordo com a Revista E-commerce Brasil (dados de 21 de junho de 2017), estima-se que das 22 milhões de micro e pequenas empresas ativas no país, cerca de 40% delas ainda não possuem um site.

Isso significa que ter um site profissional e bem elaborado, vai te colocar à frente da concorrência nesse novo momento.

Empresas que não possuem website podem deixar de existir

Uma estimativa feita desde 2019, é que muitas das empresas que não tiverem um site deixarão de existir. Diante desse cenário, se sua empresa ainda não tem um site, esta é uma boa hora para criar um.

E tem mais: se você ainda não sabe como criar um site vendedor, a hora de aprender ou de contratar uma empresa para criar é agora.

Não estou falando só de ter um site, mas de ter um site muito bem feito, profissional e que funcione com uma máquina de vendas.

Para isso, ele precisa ter foco na usabilidade dos clientes, ser pensado para causar a melhor experiência e, claro, gerar vendas.

Como criar um site profissional

Como citei anteriormente, hoje as pessoas buscam todo tipo de informação antes de adquirir um produto. Eles querem saber quem é o fabricante, como ele se relaciona com o meio ambiente, quais o comentários acerca daquele produto, o que ele realmente faz, quais as especificações, quantos já utilizaram aquela marca, os prós e os contras daquele produto, saber de quem já utiliza e quais as dicas. 

E neste novo modelo comportamental, é possível criar uma relação com os clientes visando atender esta nova demanda.

Mas para conseguir usar seu site para vendas, ele precisa ter algumas características básicas que descrevemos em detalhes nesse artigo.

Como prometido no início do artigo, agora você pode conferir 6 dicas de como criar um site profissional:

1ª – Um site profissional é pensado para mobile

Você sabia que, em média,  80% das pessoas pesquisam pelo celular e somente 20% nos outros tipos de telas? Isso porque, com o aumento do uso da internet em smartphones, as pessoas passaram a usar muito mais o celular para pesquisar e comprar.

Desta forma, um site pensado para mobile deve ser levado em conta, não apenas pensando no formato, e sim no produto ou serviço e o público que irá acessa-lo.

Nesse caso, ele pode ser feito em pelo menos três formatos:

  • Design responsivo
  • Primeiro celular
  • Aplicativo Mobile

Design Responsivo

Nesse formato, ao invés de criar dois sites diferentes, um para celular e outro para desktops, você faz apenas um site que vai ajustar-se à qualquer tamanho de tela em que ele for carregado. Além disso, o acesso e a navegação são facilitados, contribuindo, geralmente, para uma boa experiência do usuário.

Entretanto, se seu site for muito antigo, ele não será um site responsivo, ou seja, ele não se adaptará automaticamente ao tamanho da tela em que ele está sendo visualizado, seja tablet, smartphone ou notebook.  

Se este for o caso, o ideal é refazer seu site urgentemente, pois você pode estar perdendo muitas visitas de pessoas que acessam pelo celular.

Primeiro celular

Já entrou em um site responsivo e mesmo assim teve uma imensa dificuldade de ler as informações? Ou talvez teve que ficar abrindo com a mão os textos e imagens para conseguir ver? Um site mobile first resolve esse problema!

Isso porque, o conceito mobile first é aplicado em websites no qual o foco da arquitetura e desenvolvimento é direcionado, inicialmente, aos dispositivos móveis e, na sequência, são adaptados para os desktops.

Isso significa, que esse tipo de site é criado desde o início para facilitar a navegação pelo celular.

Em outras palavras, ele tem uma vantagem sobre o responsivo, porque pode explorar ao máximo todas as funcionalidades dos smartphones, como a geolocalização e o touch screen, tornando a navegação no site muito mais rica e interessante.

Portanto, aqueles que sabem como criar um site vendedor, vão além de fazer um site bonitinho e que abre em todas as telas, eles utilizam o método mobile first, para entregar uma experiência incrível ao seus clientes e focada para quem acessa primordialmente pelo celular.

Aplicativos Mobile

Aplicativos mobile ou Apps, são programas desenvolvidos para serem instalados nos smartphones das pessoas, podendo ter inúmeras finalidades, como por exemplo:

  • Servir como fonte de pesquisa;
  • Ajudar você a saber mais sobre o seu artista preferido;
  • Te ajudar a encontrar um lugar que você está procurando;
  • Te colocar em contato direto com pessoas ou com as lojas e serviços que você mais utiliza;
  • Entre outras milhares  de possibilidades.

Então, se o objetivo da sua empresa é oferecer experiências mobile diferenciadas aos clientes, com funcionalidades e serviços mais elaborados e personalizados, a solução pode estar nos apps.

Uma dica: só invista em um aplicativo se realmente a solução for relevante para seu público, útil e fácil de usar.

Enfim, quer saber como criar um site vendedor para mobile?

Não pense apenas em vender mais. Foque em solucionar as dores e desejos do seu público, estude-o, se possível converse com alguns clientes, e a partir dai, crie o site que vai mais se encaixar melhor com o que eles precisam.

2ª – Um site profissional roda mais rápido que a média

Vivemos na era do imediatismo, há quem diga que tempo já está valendo mais que dinheiro. Isso faz com que os visitantes de um site fiquem cada vez mais exigentes.

Por isso, seu site pode até ter um conteúdo excelente, mas se a velocidade de carregamento não for boa, a pessoa sairá do site e procurará novamente no Google.

Saber como criar um site profissional, lhe dará a habilidade de fazer sites que rodam mais rápido que a média do seu mercado, gerando assim a melhor experiência aos visitantes, e consecutivamente, maiores chances de vendas que sua concorrência.

Em quanto tempo um site deve carregar?

É recomendado que um site não demore mais que 3 segundos para carregar. Consequentemente, você tem que impressionar bem rápido, senão as pessoas simplesmente irão embora.

Problemas com a demora no carregamento

Por incrível que pareça, um atraso de apenas 1 segundo no tempo de carregamento da página faz com que haja:

  • 11% menos visualizações de página
  • Redução de 16% na satisfação do cliente
  • 7% de perda nas conversões (fonte: Aberdeen Group)

Dados importantes sobre carregamento de sites

E tem mais. Um estudo de Akamai, a maior plataforma de entrega de computação em nuvem do mundo, fornecendo 95 exabytes de dados por ano em vários bilhões de dispositivos, descobriu que:

  • 47% das pessoas esperam que uma página da Web seja carregada em dois segundos ou menos.
  • 40% abandonará uma página da Web se demorar mais de três segundos para carregar.
  • 52% dos compradores on-line dizem que as cargas rápidas da página são importantes para sua lealdade em um site.

Por que devo deixar meu site mais rápido?

Certamente, deixar seu site mais rápido é importante. Não apenas para melhorar no ranking do Google, mas para aumentar suas vendas, seja vendas online ou não.

Então, leve em conta que ter um site lento vai impactar nos resultados financeiros do seu negócio.

Portanto, se seu site está demorando a carregar, fica “pensando” muito tempo, está na hora fazer um novo.

Mas, ao refazer seu site, utilize uma boa Hospedagem, de preferencia em Cloud Server, Layout e imagens leves.

Uma dica bacana é você testar a velocidade do seu site na ferramenta do Google Teste Meu Site e em seguida realizar os ajustes que a ferramenta sugerir. Costuma dar muito certo.

Em geral, aqui na agência, no final de um projeto, os sites chegam a rodar entre dois e três segundos.

3ª – Um site profissional respeita sua identidade visual

Talvez depois de tanto tempo até a identidade visual da sua empresa mudou. Você mudou o logo, o endereço da empresa, a estratégias e até as pessoas da equipe mudaram.

Mesmo que seu logo seja o mesmo, é importante que seu site respeite essa identidade de cores e elementos visuais que representam seu negócio.

Atualizar ou não o logotipo?

como criar site profissional

Não é nenhum bicho de sete cabeças mudar a sua logo, se isso estiver de acordo com o novo momento da empresa. Marcas como Instagram, Riachuelo, Google, Uber, Airbnb, Twitter, Yahoo, facebook, Paypal e até a Coca Cola já fizeram mudanças no logotipo.

As vezes é necessário mesmo uma nova remodelação, por isso se a empresa mudou e o seu site ainda está com o design antigo, não se modernizou, refaça-o imediatamente.

As pessoas precisam identificar a cara nova da sua empresa. Utilize um novo logo e slogan.

Use a mesma identidade e cores do Logo no site

E na hora de renovar, lembre-se de criar um site com a mesma identidade visual de seu Logotipo e de todos os seus materiais de divulgação.

Sem dúvida, isso vai passar mais profissionalismo e credibilidade aos seus clientes.

4ª – Um site profissional é criado para gerar vendas

Se o seu site é somente um endereço digital para marcar território, refaça-o agora mesmo com o intuito de transformá-lo numa máquina de vendas. 

Um site pensado estrategicamente para gerar vendas tem pelo menos 4 características obrigatórias. São elas:

Faça Marketing de conteúdo

Primeiramente vale explicar que Marketing de Conteúdo é diferente do Marketing de Atração (Inbound Marketing). Porém, um é o complemento do outro.

Conforme já abordado em um artigo anterior, o Inbound Marketing é, de forma resumida, uma nova forma estratégica de marketing composta de quatro etapas: Atração, Conversão, Fechamento e Fidelização (Encantamento), ou seja, atrair o cliente até que ele se torne um propagador da sua marca (Fidelização).

No Marketing de Conteúdo o objetivo é a produção de conteúdos de qualidade que se alinham estrategicamente com o Inbound Marketing. Não se trata apenas de um monte de palavras e frases, mas sim de conteúdo com relevância, que possa suprir as necessidades do público-alvo e atender as expectativas destes potenciais clientes.

Veja nesse outro artigo 6 motivos para sua empresa investir pesado em Marketing de Conteúdo.

Páginas de destino

Landing Page, é o termo em inglês para Página de Conversão ou Página de Destino. Elas que tem como objetivo “converter” o visitante para onde você queira. Desta forma você gera uma oportunidade de negócio.

Na prática, você pode, por exemplo, criar uma página e disponibilizar o conteúdo de um e-Book em troca de algumas informações de contato, como Nome, E-mail, Telefone e Empresa.

Veja um exemplo de Landing Page:

como criar um site profissional

Este tipo de ação não gera um resultado imediato, porém, possibilita o trabalho de nutrição da sua base de leads para que estes Leads possam tornar-se em clientes lá no futuro.

A forma mais comum de levar seus visitantes para sua Página de Captura é colocando uma chamada para ação ao final de uma página ou post, por exemplo, visando dar o próximo passo ao visitante, que será direcionado para seu formulário, e assim, concluir sua solicitação de orçamento, diagnóstico ou seja qual for a sua oferta.

Essa é uma das coisas mais importantes a ser feita num site com o intuito de atingir um objetivo, como vender um produto ou conseguir uma nova inscrição para um curso.

Chamadas para ação

Na hora de investir tempo estudado como criar um site vendedor, recomendo a estudar sobre Call to Action.

Explicando de forma simples, Call-To-Action ou CTA significa “chamada para a ação” e designa todo botão, texto, link, banner e imagem que leva o usuário do seu site a uma ação, como expliquei no item anterior.

Na verdade, existem várias ações que queremos que os visitantes realizem em nosso site, onde podemos utilizar os CTAs.

Inclusive, algumas ações podem variar de acordo com a proposta da sua empresa.

Tipos de chamada para ação:

• Realizar um cadastro;
• Assinar uma Newsletter;
• Pedir um orçamento;
• Comprar um produto;
• Entrar em contato;
• Visitar uma página específica;
• Fazer o download de um material;
• Fazer o download de um software;
• Pedir uma demonstração ou trial de um produto.

Atendimento via chat online

O chat online é uma excelente ferramenta para ajudar as pessoas que acessam seu site a interagirem de forma rápida e tirarem dúvidas.

Ao visitar o site de uma empresa, olhar os produtos e as ofertas, o cliente pode não gostar de algo e ir embora.

Por isso, você precisa ter uma ferramenta para abordar esse potencial cliente que entra em seu site, sem deixar que ele vá embora antes de esclarecer todas as dúvidas sobre o produto, e quem sabe, gerar uma venda totalmente online.

Reverta a desistência em seu site

Segundo estatísticas de Baymard Institute, mais de 68% dos visitantes online abandonam seus carrinhos de compra, sem concluí-la.

A possibilidade de abordar este visitante online, de forma instantânea, ajuda a reverter essa desistência e transformá-la em uma venda.

Saiba mais sobre como vender mais usando um chat online nesse outro artigo.

5ª – Um site profissional tem um blog

Muito se fala sobre a importância de ter um blog no site, mas você sabe para que realmente serve ter uma página de blog no site da empresa?

Ter um blog não é só importante, mas essencial, pois é por ele que se faz o Marketing de Conteúdo.

Se seu site for estático, é bem provável que ele tenha poucos visitantes.

Em outras palavras, é pelo blog que você apresenta conteúdos de qualidade e onde os usuários mais interagem. 

Conteúdos de qualidade atraem mais visitantes porque as pessoas buscam a palavra-chave no Google e encontram suas dicas. Essas pessoas consecutivamente, vão conhecer seu site e em algum momento podem transformar-se em clientes.

Por isso, ao pensar a estrutura do site da sua empresa, lembre-se que ter um blog nele é simplesmente fundamental.

6ª – Um site profissional gera leads

O intuito do Marketing de Conteúdo é transformar os visitantes do seu site em Leads.

Os Leads são pessoas que mostraram interesse em seus produtos e serviços, e trocaram suas informações de contato por algum conteúdo rico, como por exemplo:

  • E-books,
  • aulas grátis
  • teste de ferramentas
  • infográficos, etc…

Esses conteúdos são oferecidos em seu site através de CTAs (Chamadas para ação).

Veja um exemplo de CTA que utilizamos em nosso site:

Como criar um plano de negócios no Canvas

Após essas pessoas realizarem o cadastro para receber o material oferecido, elas se tornam Leads. Consequentemente, clientes em potencial.

A partir dessa “conversão” em seu site, você pode começar um racionamento com esses Leads.

Uma forma eficaz de fazer isso é através de envio de outros materiais relacionados, por E-mail Marketing ou WhatsApp Marketing.

Se o seu site não possui uma forma de gerar Leads, repense a estratégia do seu site, pois gerando novos Leads a cada dia, seu site será um ótimo canal de vendas.

Enfim, é por tudo isso, que quero reforçar a importância de saber como criar um site profissional para sua empresa. 

Como criar um site profissional: Conclusão

Não consigo explorar tudo sobre como criar um site profissional aqui nesse post. Mas se tiver dúvidas, estou aqui para ajudá-lo.

Em breve pretendo escrever mais sobre o assunto.

Se desejar, leia também esse outro artigo sobre criação de sites: Checklist para a criação de sites bem elaborados.

Deixe sua dúvida nos comentários abaixo!

Quando refizer seu site, existem outros detalhes que fazem toda diferença entre um site simples e um site que vende.

Nós da Site Bem Feito temos uma equipe qualificada para ajudá-lo a alcançar este objetivo. Entre em contato!

Basta deixar sua dúvida nos comentários abaixo ou enviar um e-mail para: dennisbarreto@sitebemfeito.com.br

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *