Desenvolvimento Web

Checklist para a criação de sites bem elaborados

7 Mins leu

Vai fazer um site e não sabe o que é necessário para que ele seja bem feito? Vamos agora um checklist para a criação de sites, com os itens obrigatórios para gerar mais conversões.

Nesse conteúdo também, vou te mostrar passo a passo, como criar um site profissional para sua empresa. Boa leitura!

Checklist para a criação de sites

1 – Planejamento do Site

Antes de iniciar um site, é preciso fazer um bom planejamento. Alías, isso serve para qualquer tipo de projeto.

No entanto, uma boa razão para planejar seu site, é para diminuir a chance de erros e melhorar seu resultado final.

Por isso, vença a tentação de sair fazendo tudo, antes planejar bem cada etapa da sua criação de site.

Digo isso por experiência própria. Planejar seu site vai ajudá-lo a ter sucesso e a evitar bastante dor de cabeça e frustração.

Além disso, os ganhos que você terá no final do projeto, farão todo esforço no planejamento valer a pena.

2 – Defina o objetivo do Site

Outra coisa essencial, é definir o objetivo do site, pois todo site precisa ser projetado para alcançar um objetivo especifico.

Pensando nisso, reflita sobre as seguintes perguntas:

  1. Qual público meu site pretende alcançar?
  2. Que tipo de site será construído? (institucional, blog, portal de notícias etc)
  3. Qual volume de visitas ele terá mensalmente?
  4. Quais funcionalidades ele terá? (formulários, pop ups, botões para baixar arquivos, etc)
  5. Quantas e quais páginas ele terá?
  6. Quanta informação o site vai suportar?
  7. Qual a intenção do site? (apresentar a empresa, vender serviços, informar pessoas, etc)

Ao responder essas perguntas, você terá mais clareza de como criar seu site e poderá focar em suas funcionalidades do site, sem perder tempo com coisas que não atendem  o site realmente precisa.

3 – Defina o tipo de Site

Depois que você definir o objetivo do site, vai ser bem mais fácil entender que tipo de site atende sua necessidade.

Contudo, existem dezenas de tipos de sites e conhecer as opções existentes podem te ajudar a ter bons insights.

Vou te dar alguns exemplos para ilustrar melhor:

  • Se o site for vender produtos na loja física, ele pode ser um site catálogo.
  • Se além disso, ele também vender produtos, então é melhor criar uma  loja virtual.
  • E se seu site for para ofertar serviços, um site institucional resolve.
  • E assim por diante.

Por isso, ao criar um site, ter em mente qual objetivo do site vai te ajudar a decidir o tipo de site que vai fazer sentido para seu negócio.

4 – Escolha do Domínio do Site

domínio de um site funciona como o nome do seu negócio na internet

Por exemplo, se seu domínio for nomedasuaempresa.com.br, seu site na internet será: www.nomedasuaempresa.com.br e seu e-mail vai ficar contato@nomedasuaempresa.com.br

É possível usar qualquer nome de domínio desde que ele já não esteja registrado em nome de outra pessoa ou empresa.

Registro do domínio do site

Depois de escolher o endereço do seu site na internet, temos que configurar a parte técnica.

Aqui, você terá que registrar um domínio, que é o nome do seu site.

Para isso você terá que pesquisar entre as opções disponíveis, domínios que sejam compatíveis com seu negócio,

De acordo com o site da Hostgator, o registro do domínio é como uma certidão de nascimento do site.

Além de assegurar o endereço que somente sua empresa poderá usar, como por exemplo:

  1. www.meusite.com;
  2. www.meusite.com.br;
  3. www.meusite.org;
  4. www.meusite.edu.

Mas para garantir que o domínio seja seu, é preciso comprá-lo direto no site do registro.br ou na empresa de hospedagem de sites.

Atenção: Registre o domínio no início do projeto<strong>.</strong> Assim, você evita transtornos e retrabalho por utilizar um nome e depois perceber que ele já está registrado.

5 – Hospedagem de site

Hospedagem de sites é o serviço de armazenamento do site em um servidor para que ele mostre seu conteúdo na internet de forma constante.

Ou seja, o serviço de hospedagem deixa seu site acessível para as pessoas 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo.

Este servidor de hospedagem tem como objetivo “tornar” o seu site visível através de nome de domínio, como mencionamos acima.

Enquanto não escolher um lugar apropriado para hospedar seu site, não será possível disponibilizar seu site na internet.

Sem a escolha de uma hospedagem de sites, se alguém procurá-lo no Google, por exemplo, ela não será encontrado.

Em resumo, é para isso que serve o serviço de hospedagem de sites.

Para entender um pouco melhor sobre sobre como e por que hospedar seu site, leia esse outro artigo.

6 – Escolha do Layout

Escolher bem a arquitetura do seu site tem mais a ver com o sucesso do site depois de pronto. Entretanto, é preciso pensar nisso antes mesmo de começar sua criação.

Quando você escolhe bem o layout do site, pensando no público que você definiu e com o objetivo do site em mente, ele tende a gerar uma experiencia melhor aos usuários.

Essa combinação, aumenta demais suas chances de garantir o sucesso e o crescimento da sua empresa no ambiente digital.

Usando o WordPress

Uma boa forma de fazer isso é utilizando um CMS, como o WordPress.

Aqui na Site Bem Feito nós usamos o WordPress, pois ele é o melhor CMS do mundo e te dá mais autonomia do que ter um site feito do zero.

Quando você usa um bom Tema WordPress, existem muitos ganhos. Entre eles, a redução de tempo e de custos, a facilidade de gestão dos conteúdos, entre outros.

Mas não utilize temas gratuitos, eles tem muitas limitações e vão atrapalhar a evolução do seu site no longo prazo.

Utilize temas pro, como os que são comprados no Marketplace de Temas da Envato.

Lá, você terá milhares de Temas WordPress com layouts incríveis e já criados para seu nicho de mercado.

7 – Design responsivo

A aparência do seu site deve ser agradável e com uma identidade visual da sua marca. O design também tem que ser além de belo, funcional.

Hoje a maior parte dos acessos à internet é feita através de smartphone e tablets, por isso o seu desenvolvimento tem que ser feito pensando em cada um desses dispositivos.

8 – Escrever o Conteúdo do Site

Nem preciso enfatiza a importância de ter um conteúdo original para seu site.

Além de evitar perder posições no índice de busca do Google, garante que você não será processado por plágio.

Por isso, escreva seu próprio conteúdo ou contrate uma Agência de Sites que tenha redatores de conteúdo profissionais.

Uso de boas palavras-chave

Utilize palavras chaves em sua página. Seja no primeiro parágrafo, no final da página, no final do texto ou no blog. O uso de boas palavras-chave influencia muito para melhorar o ranqueamento do seu site.

Existe uma excelente ferramenta para estudo das palavras-chave que chama-se Google Keyword Planner.

Ele é uma ferramenta gratuita do Google AdWords, que serve para pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, bem como receber o histórico de estatísticas, ver o possível desempenho de uma lista de palavras-chave e até mesmo criar uma nova multiplicando várias listas de palavras-chave.

Foco no Usuário

Ao elaborar o conteúdo de um site, tenha em mente a experiência dos usuários.

Penso como usuário e pergunte a si mesmo: Que tipo de informações você gostaria de encontrar em um site?

Mas ao mesmo tempo, lembre-se que o site que você está criando não é para você, mas sim para os visitantes.

Assim, seus conteúdos tem muito mais probabilidade de agradar seus futuros clientes e clientes fidelizados, que entrarão no site.

9 – Ter uma Página de Blog no Site

Ter uma página de blog vai ajudar a ter um site mas dinâmico isso vai atrair muito mais visitantes.

Neste blog é preciso publicar conteúdos relevantes e que resolvam algum problema do seu público alvo.

Nada de textinhos, o negócio tem que ter conteúdo de qualidade porque senão o seu site não será visitado e nem mesmo localizado pelos buscadores da internet.

Talvez seja necessário contratar profissionais para a criação de conteúdos de qualidade para o seu site com a frequência necessária que se espera de um site de qualidade.

10 – Uso de hyperlinks

A utilização de hyperlinks, tanto internos como externos também ajuda no ranqueamento do seu site deixando-o mais amigável.

Links internos ajudam o internauta a encontrar com mais facilidade as outras páginas que compõem o seu site.

O uso de links externos indicam outras páginas fora do seu site, mas que contêm conteúdos de interesse para os seus internautas.

11 – Landing pages e call to actions que convertem

Landing Pages e call-to-action são fundamentais para gerar conversão no seu site.

Se a sua intenção com o seu site é vender, então você precisa criar landing pages e call-to-actions estratégicos para gerar conversão no seu site.

Elas tem o objetivo de gerar leads (clientes em potencial) e direcionar o internauta para realizar determinas ações, relacionado aos conteúdos que você desenvolveu, como baixar um e-book ou cadastrar-se para um curso, por exemplo.

Itens que não estão neste Checklist para a criação de sites

Esses são apenas alguns dos itens de um bom checklist para criação de sites bem elaborados, mas existem outras.

Deixamos propositalmente de fora deste Checklist para a criação de sites, itens como SEO, desempenho e segurança de sites.

Pois resolvemos não vamos falar de tudo aqui para não deixar esse conteúdo muito extenso.

No entanto, se você utilizar todas essas dicas, seu site vai sair na frente da maioria dos sites que temos hoje no Brasil.

*** Este artigo foi atualizado em 22/04/2022.


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Criação de site profissional

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Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito.Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
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