Desenvolvimento Web

O que é UX Design e por que ter um site com essa tecnologia?

4 min de leitura

Não importa em qual mercado sua empresa atue: você sempre irá precisar “estar por dentro” de diversos termos que podem influenciar seu negócio significativamente. E, entre esses termos, está o UX Design.

Embora não pareça, ele diz respeito a qualquer empresa que queira ter um site que realmente gere resultado, atraia cliques e retenha cada visitante pelo maior tempo possível.

Mas o que, afinal, ele significa?

A resposta está nos tópicos abaixo, não deixe de ler até o final!

Entendendo o que é UX Design

UX Design nada mais é do que o design focado na experiência do usuário, sendo a sigla UX voltada para as palavras User Experience que, em português, significam justamente Experiência do Usuário.

Esse design atualmente está atrelado a qualquer produto digital, como os aplicativos que usamos diariamente, e que devem ser pensados justamente para facilitar a rotina de cada pessoa que os utiliza. 

E nesse contexto, obviamente, entram também os sites.

Ou seja:

Caso você realmente queira um site, precisará construí-lo levando em consideração o UX Design, lembrando que ele está longe de ser um termo ligado somente a empresas de tecnologia. 

Escolas de idiomas, agências de viagem, e-commerce de roupas… Esses são apenas alguns exemplos de negócios que não são da área de tecnologia, mas precisam de um site para sobreviver. E, portanto, devem considerar pensar a construção desse espaço para que cada visitante ou usuário tenha a melhor experiência possível, independentemente de qual etapa do processo de compra ele esteja.

As vantagens que essa tecnologia oferece para um site

Ao decidir pela criação de um site que leve o UX Design em consideração, a primeira vantagem que você terá estará ligada ao fato de investir em uma tecnologia atual, e que tende a permanecer gerando ótimos resultados por décadas.

As outras vantagens, que merecem destaque, são:

Maior competitividade de mercado

Você já tem uma empresa consolidada e quer torná-la mais competitiva, ou tem uma empresa recém chegada ao mercado, e quer que ela tenha um início promissor?

Independentemente de sua resposta e do seu momento atual, o UX Design definitivamente é a solução!

Ao investir nele, sua empresa estará à frente de muitos concorrentes.

Maior atração de usuários e possíveis clientes

Muitos sites, principalmente de empresas que querem ser vistas como inovadoras, atraem milhares de usuários diariamente justamente por terem um design que incentiva cada visita e a transforma em uma ótima experiência.

E, uma vez que essa experiência é positiva, grandes são as chances de que o usuário se transforme em cliente e, ainda, indique a empresa para outras pessoas.

Maior retenção em cada visita

Você sabia que o tempo que cada pessoa passa em seu site conta e, muito, para que o Google o veja como relevante?

Para criar um site que retenha os visitantes pelo maior tempo possível e realmente ganhe destaque no mercado, portanto, é imprescindível investir no UX Design.

Lembrando, novamente, que quanto mais tempo o visitante permanecer navegando, maiores são as chances de ele adquirir seu produto ou serviço. 

Como aplicar o UX Design no seu site

Tendo entendido o que é UX Design e conhecido algumas das vantagens que ele oferece, é hora de você conhecer algumas iniciativas que devem ser adotadas para que seu site de fato seja pensado na experiência do usuário.

Entre tais iniciativas, estão:

Entender quem realmente é o seu público

É impossível falar de UX Design sem falar, também, da importância de conhecer bem o seu público-alvo.

Portanto, se em sua empresa ainda não há um estudo a respeito, é hora de dar início a ele.

Se colocar no lugar de quem irá visitar seu site

Depois de descobrir quem é seu público-alvo, é hora de se colocar no lugar dele, no que diz respeito a tentar pensar com a cabeça de quem irá visitar seu site e navegar por ele.

Dando atenção a essa etapa, seu site terá um conteúdo intuitivo, fazendo com que o usuário tenha uma experiência fluida e agradável de navegação, sem precisar ficar com dúvidas sobre o que determinado botão faz, por exemplo.

Criar os conteúdos visuais e de texto de forma harmoniosa

Um site trabalhado com base no UX Design precisa ser visualmente agradável, com elementos que façam com que o tempo de navegação seja maior. E cada texto utilizado precisa “combinar” com essa estrutura.

Afinal, de nada adianta ter um visual incrível, intuitivo e profissional, se os textos seguirem outro caminho. Isso seria um erro, que geraria um contraste indesejado.

Lembrar que o mobile merece atenção

A criação de sites precisa, mais do que nunca, focar em um design responsivo, permitindo que o conteúdo seja acessado pelo computador, tablet ou celular sem perder a qualidade.

Logo, os elementos visuais e de texto, mencionados acima, devem ser pensados de modo a funcionar perfeitamente em diversos tipos de tela. E, não se esqueça: eles precisam ter carregamento rápido, como explicado neste artigo.

Caso contrário, irão afastar usuários, ao invés de atraí-los.

Leia também: Como deixar o site mais rápido: 7 dicas essenciais 

Não cuide desse processo sozinho

Todas as iniciativas listadas acima são as mais básicas que precisam ser adotadas quando se pretende criar um site no qual o UX Design seja bem trabalhado.

Existem, porém, outros detalhes, muito mais técnicos, que também precisam ser pensados nesse processo. E é justamente por isso que você deve buscar o auxílio de uma empresa especializada para a construção do seu espaço na internet.

Somente quem trabalha criando sites excelentes diariamente e entende tudo desse mercado, como a Site Bem Feito, é capaz de aplicar o UX Design sem erros, garantindo que os usuários terão de fato uma ótima experiência de navegação.

Tem dúvidas sobre como essa aplicação pode ser feita especificamente para o seu negócio?

Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp agora mesmo e um especialista em sites da nossa equipe irá te ajudar.

Caso tenha outras dúvidas ligadas à criação de sites, conheça os demais conteúdos do nosso blog e surpreenda-se com os resultados que poderá obter tendo um site bem feito. 

Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *