Hospedagem

Hospedagem para E-commerce: Passo a Passo para Escolher

3 min de leitura

Nesse artigo, quero mostrar um passo a passo simples e direto de como escolher uma excelente hospedagem para e-commerce.

Quando estamos navegando, é comum encontrar uma oferta imperdível no Facebook ou Google e correr para conferir.

No momento de clicar no link, podemos nos deparar com uma surpresa desagradável: o site demora anos para carregar ou está fora do ar.

É um problema muito comum com o qual vários gestores de e-commerces sofrem diariamente.

Por acaso você está planejando sua loja virtual ou já tem um e quer saber como escolher a melhor hospedagem para e-commerce?

Continue lendo para ver o passo a passo para sua escolha e algumas dicas para melhorar a velocidade do seu site e diminuir a instabilidade.

Importância de uma boa hospedagem para e-commerce

Existem inúmeras opções de hospedagem disponíveis online. Algumas delas são muito baratas e te permitem começar seu próprio site com pouco dinheiro por mês. Parece a opção perfeita, não é?

Na realidade, é uma decisão bastante arriscada, especialmente para quem busca hospedagem para e-commerce.

Enquanto hospedagens compartilhadas, que custam pouco podem comportar pequenos blogs e sites corporativos mais simples, uma loja virtual é completamente diferente.

Existem diversos processos rodando numa loja para garantir que o cliente consiga montar seu carrinho de compra, fechar a compra e fazer o pagamento.

O site para um e-commerce também precisa ter funcionalidades para que o vendedor adicione seus produtos sem grandes problemas. Será que uma hospedagem compartilhada e de baixo custo dá conta? Dificilmente.

Por isso, encontramos muitas lojas virtuais com pouco uptime e lentidão de carregamento, além de comprometer a segurança.

Como qualquer um que entenda um pouquinho de SEO, essas características são essenciais para um bom posicionamento nas ferramentas de busca. Até o Facebook já utiliza a velocidade do site para limitar o alcance orgânico no feed.

Passo a passo para escolher sua hospedagem

Quer escolher hospedagem para e-commerce e conseguir uma loja que funciona sem dor de cabeça? Existe um passo a passo simples que você deve aplicar ao analisar todas as opções de hospedagem, inclusive as compartilhadas.

1. Tamanho do site

Tudo começa pelas funções e tamanho do site que está sendo construído ou já está pronto. A maioria dos portais mais simples, como sites institucionais One Page, adequam-se facilmente à hospedagens compartilhadas, apesar de também conseguirem melhorar seu desempenho num servidor dedicado ou hospedagem na nuvem.

No entanto, sites que devem receber maior número de acessos ou que possuem grande número de funcionalidades e softwares instalados devem considerar uma hospedagem mais robusta. A maioria dos e-commerces se encaixa nessa categoria. Vale a pena conferir opções de servidores VPS, hospedagem dedicada e hospedagem em nuvem para entender qual é o mais adequado para seu negócio.

2. Segurança

Um e-commerce lida com informações sigilosas de seus clientes, incluindo dados de pagamento. Será que vale a pena economizar na hospedagem para e-commerce e deixar que seus clientes se arrisquem? Com certeza não.

O segundo passo para conseguir escolher a melhor hospedagem é conferir as opções de segurança disponíveis. Seu site precisará de backups, proteção contra ataques, certificado SSL e muitas outras soluções que a própria hospedagem pode oferecer. Caso isso não esteja incluso no plano que você está conferindo, ainda será necessário ver o valor adicional de cada uma das soluções de segurança.

3. Equipe especializada

Quando você visita um médico para tratar algum tipo de patologia sempre procura um especialista naquilo, certo? Na hora de escolher a hospedagem para e-commerce você deve fazer o mesmo e procurar uma empresa com equipe especializada.

O provedor de hospedagem pode tornar-se um aliado na gestão do site, te ajudando a utilizar aplicações e ferramentas importantes. Quanto mais especializada for a companhia, melhor para você e sua loja virtual, que conseguirão um serviço de qualidade.

4. Suporte técnico da hospedagem

Na hora dos imprevistos é o suporte técnico que irá te socorrer. Muita gente escolhe hospedagens pelo preço e esquece de conferir se existe suporte 24 horas, como ele funciona e quais questões pode resolver. Assim, quando acontece algum problema, o usuário fica desamparado e demora dias para solucioná-lo, causando problemas para a empresa e o site.

Hospedagens realmente boas para e-commerces oferecem um excelente suporte técnico. O ideal é procurar empresas que trabalhem com suporte na sua língua nativa para evitar confusões ao explicar e solucionar problemas.

Também procure empresas de hospedagem que oferecem um atendimento centralizado e fácil de encontrar. Se você precisa enviar e-mails para vários setores antes de obter suas respostas talvez não seja a solução ideal.

5. Custo benefício

Só depois de analisar cada uma das informações que mostramos acima você deve conferir o custo do serviço de hospedagem. Quem precisa de hospedagem para e-commerce deve ter consciência dos recursos que esse tipo de serviço exige. Não adianta querer pagar extremamente barato e esperar um site rápido, eficiente e seguro.

Avalie todas as opções disponíveis, os recursos que elas trazem para seu e-commerce e tome a decisão correta. A hospedagem escolhida precisa ser o suficiente para que o site seja rápido e dê a melhor experiência para o usuário.

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Hospedagem

Problemas de Hospedagem: 4 Sinais de Alerta em Seu Site

3 min de leitura
Seu site está sofrendo com problemas? Um detalhe que você nem imagina, como a hospedagem, pode estar boicotando seu site.
Hospedagem

CloudFlare, 6 Vantagens de Utilizá-lo em Seu Site

3 min de leitura
Ao utilizar essa ferramenta, o seu site passa a ter um desempenho melhor e fica muito mais seguro. Leia para saber mais!
Hospedagem

Google vai penalizar sites sem certificado SSL

3 min de leitura
A partir de 2017, para melhorar a navegação e torná-la mais segura, a plataforma de buscas do Google vai penalizar sites sem Certificado SSL.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *