Empreendedorismo

Como abrir empresa online: Processo grátis pela internet

3 min de leitura

8 passos sobre como abrir sua empresa online de forma simples e sem gastar dinheiro.

Em meio à pandemia da COVID-19, muitas pessoas começaram a apostar em abrir um negócio próprio. Mas com a pandemia, muitos começaram a pesquisar no Google: “Como abrir empresa online?”

Então, como um meio de facilitar e agilizar esse processo tão burocrático, hoje já é possível abrir empresa online.

Assim, se você pensa em começar seu próprio estabelecimento com segurança, aprenda a fazer isso pela internet.

Saiba o passo a passo de como abrir empresa online

Abrir Empresa The One Company

Certamente, a internet é uma ferramenta bastante prática para realizar atividades comuns e resolver problemas do dia a dia.

Por exemplo, pagar contas, fazer compras e, agora, lançar uma nova marca no mercado, tudo virtualmente e com praticidade.

Então, caso deseje empreender, conheça as principais dicas para começar sem precisar sair de casa.

1 – Organize toda a documentação

Antes de tudo, a maior vantagem de abrir empresa online é acelerar todas as etapas sem abrir mão da segurança.

No entanto, é importante separar a papelada para se prevenir e evitar problemas.

Para essa finalidade, verifique na Receita Federal quais são os registros necessários para cada tipo de negócio.

Esse passo é essencial para que a Junta Comercial valide o NIRE. Ou seja, o Número de Identificação do Registro da Empresa, sua certidão de nascimento.

Hoje, você pode usar o aplicativo “Coleta Online da Receita Federal” para preencher solicitações cadastrais, realizar inscrições, alterações ou baixas.

Naturalmente, você poderá abrir empresa online com facilidade e segurança.

2 – Faça o registro na Junta Comercial

Junta Comercial existe principalmente para realizar abertura de empresas, bem como registrá-las para que possam exercer as suas atividades de forma legal.

Ela também serve para armazenar e organizar os documentos de todas as empresas abertas no país.

Portanto, esse registro  é fundamental para validar a abertura da sua empresa e comprovar sua existência.

3 – Inscreva-se no CNPJ

O Cadastro Nacional para Pessoa Jurídica corresponde ao CPF da pessoa física.

Uma vez que pode ser solicitado à Receita Federal pela internet, assim que aprovado, ela encaminhará um comprovante do recebimento dos dados.

Além disso, você pode acompanhar todo o processo com o número de protocolo.

4 – Defina o formato

Para abrir empresa online, também é importante definir seu formato da empresa.

Isso porque ele será associado a faturamento, presença ou não de sócios e ramo de atividade.

Sendo assim, você pode escolher entre:

  • Empresa individual;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Limitada (Ltda.).

5 – Estabeleça as principais atividades

Depois, o outro passo é definir sua área de atuação.

Para isso, consulte a tabela de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para enquadrar sua empresa no código correto.

Essa codificação serve para padronizar as atividades econômicas e é usada por diversos órgãos da Administração Tributária do Brasil.

6 – Escolha o regime tributário

Aqui, é preciso identificar o seu entre os modelos abaixo:

  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real;
  • Simples Nacional.

Cada um apresenta condições e regras específicas para atender às obrigações exigidas pelo Fisco.

Inclusive, a forma como a tributação é realizada pode sofrer alterações segundo o porte do negócio e o enquadramento.

7 – Solicite o alvará de localização e funcionamento

Para abrir empresa online, é importante obter o principal documento no município: o alvará de localização e funcionamento. 

Em primeiro lugar é a autorização que permite que você abra as portas do seu estabelecimento.

Para isso, é preciso comprovar que todas as condições exigidas por lei estão presentes.

Acima de tudo, a avaliação é feita pelo Corpo de Bombeiros, que deverá verificar a construção e suas características antes de validar essa permissão.

O segundo é cedido pela prefeitura da cidade onde está localizada a instituição.

Dessa forma, é uma licença prévia que o município concede para que ela possa funcionar.

8 – Adquira um certificado digital

Uma etapa fundamental é adquirir o Certificado Digital, que garante a segurança das informações transmitidas entre empresa e governo.

Além disso, estabelece uma identidade segura, inviolável e com validade jurídica na internet.

Ao seguir esses passos, ficará mais fácil começar sua marca virtualmente com segurança e agilidade.

 

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