8 passos sobre como abrir sua empresa online de forma simples e sem gastar dinheiro.
Em meio à pandemia da COVID-19, muitas pessoas começaram a apostar em abrir um negócio próprio. Mas com a pandemia, muitos começaram a pesquisar no Google: “Como abrir empresa online?”
Então, como um meio de facilitar e agilizar esse processo tão burocrático, hoje já é possível abrir empresa online.
Assim, se você pensa em começar seu próprio estabelecimento com segurança, aprenda a fazer isso pela internet.
Saiba o passo a passo de como abrir empresa online
Certamente, a internet é uma ferramenta bastante prática para realizar atividades comuns e resolver problemas do dia a dia.
Por exemplo, pagar contas, fazer compras e, agora, lançar uma nova marca no mercado, tudo virtualmente e com praticidade.
Então, caso deseje empreender, conheça as principais dicas para começar sem precisar sair de casa.
1 – Organize toda a documentação
Antes de tudo, a maior vantagem de abrir empresa online é acelerar todas as etapas sem abrir mão da segurança.
No entanto, é importante separar a papelada para se prevenir e evitar problemas.
Para essa finalidade, verifique na Receita Federal quais são os registros necessários para cada tipo de negócio.
Esse passo é essencial para que a Junta Comercial valide o NIRE. Ou seja, o Número de Identificação do Registro da Empresa, sua certidão de nascimento.
Hoje, você pode usar o aplicativo “Coleta Online da Receita Federal” para preencher solicitações cadastrais, realizar inscrições, alterações ou baixas.
Naturalmente, você poderá abrir empresa online com facilidade e segurança.
2 – Faça o registro na Junta Comercial
A Junta Comercial existe principalmente para realizar abertura de empresas, bem como registrá-las para que possam exercer as suas atividades de forma legal.
Ela também serve para armazenar e organizar os documentos de todas as empresas abertas no país.
Portanto, esse registro é fundamental para validar a abertura da sua empresa e comprovar sua existência.
3 – Inscreva-se no CNPJ
O Cadastro Nacional para Pessoa Jurídica corresponde ao CPF da pessoa física.
Uma vez que pode ser solicitado à Receita Federal pela internet, assim que aprovado, ela encaminhará um comprovante do recebimento dos dados.
Além disso, você pode acompanhar todo o processo com o número de protocolo.
4 – Defina o formato
Para abrir empresa online, também é importante definir seu formato da empresa.
Isso porque ele será associado a faturamento, presença ou não de sócios e ramo de atividade.
Sendo assim, você pode escolher entre:
- Empresa individual;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP);
- Microempresa (ME);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Sociedade Limitada (Ltda.).
5 – Estabeleça as principais atividades
Depois, o outro passo é definir sua área de atuação.
Para isso, consulte a tabela de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para enquadrar sua empresa no código correto.
Essa codificação serve para padronizar as atividades econômicas e é usada por diversos órgãos da Administração Tributária do Brasil.
6 – Escolha o regime tributário
Aqui, é preciso identificar o seu entre os modelos abaixo:
- Lucro Presumido;
- Lucro Real;
- Simples Nacional.
Cada um apresenta condições e regras específicas para atender às obrigações exigidas pelo Fisco.
Inclusive, a forma como a tributação é realizada pode sofrer alterações segundo o porte do negócio e o enquadramento.
7 – Solicite o alvará de localização e funcionamento
Para abrir empresa online, é importante obter o principal documento no município: o alvará de localização e funcionamento.
Em primeiro lugar é a autorização que permite que você abra as portas do seu estabelecimento.
Para isso, é preciso comprovar que todas as condições exigidas por lei estão presentes.
Acima de tudo, a avaliação é feita pelo Corpo de Bombeiros, que deverá verificar a construção e suas características antes de validar essa permissão.
O segundo é cedido pela prefeitura da cidade onde está localizada a instituição.
Dessa forma, é uma licença prévia que o município concede para que ela possa funcionar.
8 – Adquira um certificado digital
Uma etapa fundamental é adquirir o Certificado Digital, que garante a segurança das informações transmitidas entre empresa e governo.
Além disso, estabelece uma identidade segura, inviolável e com validade jurídica na internet.
Ao seguir esses passos, ficará mais fácil começar sua marca virtualmente com segurança e agilidade.