Empreendedorismo

5 estratégias de vendas que são essenciais para alavancar seu sucesso na web

5 min de leitura

Independentemente de qual seja o negócio que você já tenha ou queira ter, precisará mantê-lo presente também na internet, a fim de obter um lucro ainda mais significativo. E, dentro desse contexto, a adoção das melhores estratégias de vendas se torna indispensável.

Afinal, atualmente quem quer ter sucesso também precisa ter uma forte presença na web, sendo que esta presença precisa ser de fato estratégica.

Ou seja: não basta estar na internet simplesmente “por estar”. É importante saber como agir nesse ambiente para ver o faturamento crescendo cada vez mais.

Mas, afinal: quais seriam as melhores estratégias de vendas a serem adotadas dentro desse ambiente?

A resposta está no decorrer da leitura a seguir, não deixe de acompanhar. 

As 5 principais estratégias de vendas que você deve usar no seu negócio

Se você realmente se interessa por tudo que diz respeito a empreender, é muito provável que já conheça algumas estratégias de vendas que são consideradas clássicas, e que incluem iniciativas como:

  • Saber conquistar e fidelizar o cliente;
  • Criar ofertas que sejam irresistíveis;
  • Saber negociar preços;
  • Conhecer muito bem a persona para a qual seu produto ou serviço é direcionado.

Ocorre que, dentro da web, tudo isso continua sendo importante. Porém, estamos falando de um ambiente muito mais dinâmico, e até mesmo mais competitivo.

E, por isso, é imprescindível que você adote estratégias muito mais específicas, voltadas para “atingir” justamente quem faz compras online.

Confira, abaixo, exemplos dessas estratégias de vendas, e busque colocá-las em prática o quanto antes:

1. Esteja nas redes sociais, mas da forma certa

É imenso o número de perfis empresariais que existem nas redes sociais atualmente, sendo que boa parte deles simplesmente não utiliza todo o potencial desses espaços online.

Simplesmente postar fotos e vídeos com legendas impensadas não irá fazer seus números crescerem.

Então, se a ideia é vender mais, aproveite todas as ferramentas possíveis, como a criação de loja dentro do Instagram, a inserção de links para o seu site e, claro, a criação de postagens estratégicas. Ou seja: evite, ao máximo, “postar só por postar”.

2. Utilize as técnicas de SEO em todos os lugares possíveis

Os gatilhos mentais são indispensáveis na hora de convencer uma pessoa a fazer uma compra. E, quando trabalhados junto às melhores técnicas de SEO, os resultados são ainda mais potencializados!

Explicando de forma breve, tais técnicas são baseadas nos mecanismos de busca e nas respectivas pesquisas que as pessoas fazem dentro deles.

Então, ao aplicá-las em suas páginas de venda e até mesmo em seus anúncios, as chances de o seu negócio aparecer na primeira página do Google, por exemplo, se tornam muito maiores.

Lembrando que esta página é a mais disputada que existe na internet, uma vez que quem consegue se manter nela consegue, também, vender muito mais!

3. Facilite a vida de seus clientes, no que diz respeito ao pagamento

Atualmente, mesmo quem vende somente no off-line e oferece poucas formas de pagamento é visto como ultrapassado, não é mesmo? E, no que diz respeito ao ambiente web, isso se torna ainda mais perceptível.

Justamente por meio da internet é possível oferecer os mais diversas meios de pagamento, então use e abuse dessa possibilidade em suas estratégias de vendas, a fim de tornar o processo de compra mais fácil para os seus clientes.

Ao perceberem que existe essa facilidade em relação ao seu negócio, é muito provável que eles se mantenham sempre comprando de você.

Além disso, oferecer uma variedade de opções de pagamento, como cartões de crédito, débito, transferências bancárias, carteiras digitais e até mesmo criptomoedas, pode aumentar significativamente as taxas de conversão e a satisfação do cliente.

Dessa forma, ao ampliar as formas de pagamento em sua loja virtual, você não apenas atrai mais clientes, mas também proporciona uma experiência de compra mais flexível e conveniente, contribuindo para o crescimento e sucesso do seu negócio online.

4. Não se esqueça do e-mail marketing

Há quem acredite que o e-mail marketing perdeu seu poder dentro das estratégias de vendas na web. Mas, para a felicidade de muitos empreendedores, ele continua gerando ótimos resultados, principalmente no que diz respeito a manter a imagem de uma marca viva na mente do público.

Assim sendo, analise uma forma inteligente de construir seu mailing e comece a fazer testes usando essa estratégia, até mesmo em datas específicas, como a Black Friday: os resultados poderão ser surpreendentes, principalmente se essa iniciativa fizer parte de uma estratégia maior, composta por outras ações.

5. Construa (e mantenha) um site de qualidade

É inegável o fato de que muitas pessoas se dirigem para o Instagram ou para o Facebook quando querem saber mais sobre os produtos ou sobre os serviços de uma empresa.

Porém, há quem não abra mão de visitar o site da marca escolhida, uma vez que esse é o local “mais completo”, em termos de informações, preços, fotos e dados de contato.

Logo, se você ainda não tem um site, o indicado é incluir a criação de um site o quanto antes em suas estratégias de vendas.

Vale lembrar, porém, que, por conta de inúmeros fatores, ele não deve ser construído de qualquer forma: deve ser um site profissional e estratégico, focado nas técnicas de SEO acima citadas e composto pelas melhores iniciativas para que de fato leve uma pessoa a fechar uma compra.

Você sabia, por exemplo, que até mesmo as imagens devem ser trabalhadas de forma correta, de modo a não influenciar negativamente a experiência do usuário?

São inúmeros os detalhes que devem ser considerados, sendo que todos eles, juntos, irão garantir o sucesso do seu negócio na web. 

Veja também: Empresa de marketing digital: o que levar em consideração antes de contratar uma?

Conte com a Site Bem Feito para alcançar seu sucesso na web

Como foi possível notar por meio da leitura acima, a iniciativa de obter sucesso com sua empresa na internet requer diversas estratégias de vendas, não é mesmo?

Mas, não se preocupe, pois você definitivamente não precisa lidar com tudo isso sozinho!

Aliás: o mais indicado é que sua presença online comece justamente com um site excelente e, no que diz respeito a isso, você pode contar com toda a experiência e com todo o profissionalismo da Site Bem Feito.

Somos especialistas na criação de sites, lojas virtuais e páginas de vendas que realmente convertem, cuidando também da manutenção e da otimização de todos esses espaços para que nossos clientes tenham mais tempo para focar em outros detalhes estratégicos de seus negócios.

Que tal conhecer alguns dos sites que já criamos, e obter mais detalhes sobre o que podemos fazer pelo seu negócio nesse sentido?

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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