Gestão Empresarial

Como Criar um Plano de Negócios no Canvas

4 Mins leu

Quando temos uma ideia de negócio, como saber se essa ideia é viável? Como saber se esta ideia é possível? Nesse artigo vou te mostrar como criar um plano de negócios no Canvas pode te ajudar a obter essas respostas.

Além disso, constantemente temos diversas ideias, queremos empreender em algum negócio ou mesmo aplicar algo novo em um negócio já existente. Bom, para qualquer uma destas possibilidades, nenhuma delas pode começar sem ser bem avaliada.

Pegue papel e caneta, ou melhor, um computador e uma planilha para medir os prós e os contras. Assim se inicia um plano de negócios. Mas não para por aí, pois todo plano de negócios precisa ser bem elaborado.

Em algumas situações, o BMC (Business Model Canvas), será o próprio modelo de negócios, em outras situações o BMC será uma ferramenta do plano de negócios.

Mas como elaborar um plano de negócios na ferramenta Canvas?

Vamos definir o que é a ferramenta BMC, e em seguida, vamos mostrar na prática como utilizá-la para criar seu plano de negócios.

O que é o Business Model Canvas

O Business Model Canvas é um modelo de plano de negócios com foco em empreendedorismo e modelo estratégico.

Teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendido na universidade de Lausanne, na Suíça e posteriormente apresentado de forma visual a sua tese em seu livro “Inovação de Modelo de Negócios”.

Acima de tudo, por seu modelo visual e com sua forma de elaboração rápida, é muito útil quando o plano inicial não é o mais indicado para a atual realidade e o empreendedor necessita alterar o planejamento.

Por isso, podemos dizer que em comparação com o plano de negócios tradicional, a principal diferença está na rápida elaboração com o seu modelo visual, não necessitando de uma extensa escrita do plano de negócio.

Como funciona o Business Model Canvas

Basicamente, quando aprender como criar um plano de negócios no Canvas, você verá que a ferramenta Business Model Canvas é um mapa pré formatado contendo 9 blocos:

  • Segmento de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Fontes de receita;
  • Recursos chave;
  • Atividades chave;
  • Parcerias principais;
  • Estrutura de custos.

Como criar um plano de negócios no Canvas passo a passo

Como criar um plano de negócios no Canvas

Vamos apresentar abaixo os blocos é que devem ser considerados em cada conteúdo.

Segmentos de clientes

Quais segmentos de clientes sua empresa terá como foco pensando na proposta de valor? Ou seja, que tipo de cliente se tem em mente para alcançar com foco na proposta de valor.

Quais são os tipos de cliente ou nichos de mercado mais favoráveis à sua proposta de valor? Pensando nisso, apresente no mapa o segmento de clientes.

Proposta de valor

Neste bloco, você apresentará o que a sua empresa vai oferecer ao mercado que realmente terá valor agregado ao seu cliente. Quais os benefícios que a sua empresa tem a ofertar aos seus clientes?

Liste aqui o que a sua empresa tem a oferecer aos clientes como um diferencial.

Os canais

Em suma, os canais são as formas pelo qual o seu cliente compra e recebe o seu produto ou serviço. Ou seja, como será a comunicação entre o seu cliente e a sua empresa.

Relacionamento com clientes

O bloco de relacionamento com clientes é, sobretudo, onde você descreve a forma como a sua empresa irá se comunicar com cada segmento de clientes.

Quais os relacionamentos que a sua empresa irá estabelecer com cada um deles, ou seja, com cada tipo de cliente.

Fontes de receita

Certamente, essa é uma das métricas mais importantes do seu negócio. Mas lembre-se: a receita de cada segmento de cliente é recebida por meio da proposta de valor.

Como a sua empresa espera obter receita destes nichos de mercado? Portanto, esta decisão é uma das mais importantes para a saúde do seu negócio.

Recursos chave

Da mesma forma, leva-se em consideração neste bloco quais os recursos principais ou ativos mais importantes para que a sua proposta de valor funcione.

São os recursos necessários para que a atividade chave seja realizada.

Atividades chave

Elabore neste bloco quais as atividades principais necessárias para que o modelo proposto de negócios seja cumprido.

Quais atividades são essenciais na sua empresa para entregar a proposta de valor?

Parcerias principais

Os parceiros certos, são essenciais para o sucesso do seu plano de negócios.

Pensando na proposta de valor ofertada ao segmento de clientes, você sabe quais são os seus principais fornecedores e colaboradores para que o seu modelo de negócio aconteça?

Como e com quem você adquire recursos para a proposta de valor? Você compreende, por exemplo, toda a logística que envolve? Isto está mapeado?

Estrutura de custos

Da mesma forma que a fonte de receitas, a estrutura de custos é super importante. Por isso, elabore toda a estrutura de gastos e despesas que envolvem este modelo na prática.

É necessário apresentar todos os custos envolvidos no modelo de negócios proposta e a sua verificação de viabilidade.

Plano de negócios no Canvas

Entendeu como criar um plano de negócios no Canvas pode melhorar a gestão do seu negócio?

Portanto, quando realizar o preenchimento dos 9 blocos, seu plano de negócios estará formado. 

Assim, a sua gestão através do modelo irá gerar valor ao mercado, permitindo visualmente uma análise da sua atuação e definindo os principais fluxos e processos.

E como dito anteriormente, o modelo visual é uma das principais vantagens de montar um plano de negócios na ferramenta Canvas, permitindo rápidas alterações para ajustes do modelo de negócio proposto e a percepção da atuação das parte integradas e como elas interagem.

Com certeza, tudo isso vai impactar positivamente sua gestão e os resultados da sua empresa.

Baixe gratuitamente a ferramenta Business Model Canvas

Como criar um plano de negócios no Canvas

34 Postagens

Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito. Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
Artigos
Postagens relacionadas
Gestão Empresarial

3 Tipos de Plano de Negócios que Você Precisa Conhecer

5 Mins leu
Não importa se você é um empreendedor freelancer, se está se preparando para iniciar seu
Gestão Empresarial

LGPD: Saiba Agora o Que é e Como Funcionará Essa Nova Lei

4 Mins leu
A LGPD é a sigla para a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e nós separamos algumas dicas para que você entenda um pouco mais sobre ela.
Gestão EmpresarialMarketing Digital

Sinais que sua empresa precisa de uma estratégia de Marketing Digital

4 Mins leu
Antes de falar dos 10 sinais que mostram que precisa de uma Estratégia de Marketing Digital, pense nesses dois pontos. Primeiro: Por…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *