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Portfólio online: 4 Dicas para montar um portfólio impecável

5 min de leitura

Qualquer empresa hoje em dia, precisa utilizar a internet para promover seus serviços.  E para obter mais resultados, algumas empresas optam por utilizam um portfólio online muito bem feito. 

Aliás: não se trata somente de uma “carta na manga” na hora de tentar mostrar seus diferenciais. Um bom portfólio, pode ser um fator decisivo na hora de conseguir conquistar um cliente e, assim, ter mais trabalho.

E não é exagero quando utilizamos a palavra “decisivo” nesta afirmação: até mesmo as empresas, como agências de marketing e publicidade, divulgam suas vagas já solicitando que entrem em contato somente aqueles candidatos que tenham portfólio, por exemplo.

Mas, afinal, o que significa essa palavra, e por que ela é cada vez mais relevante no meio digital e fora dele?

Descubra isso no próximo tópico e, sem seguida, conheça as principais dicas de como construir um portfólio online impossível de ser ignorado!

O que é um portfólio online, e por que você deve ter um?

portfolio online

Nas vagas de emprego acima citadas, por exemplo, é comum que seja solicitado não só o currículo do candidato, mas também o portfólio online. E, somente com base nisso, já é possível notar que um item não tem nada a ver com o outro.

Enquanto o currículo resume a trajetória de uma pessoa de um ponto de vista mais pessoal, dizendo onde estudou, qual idade tem e por quais empresas passou, por exemplo, o portfólio foca puramente no quesito profissional, de forma resumida e muito visual, inclusive.

Em resumo: é como se o portfólio online fosse uma espécie de documento, no qual há um breve resumo sobre o profissional em si, e muita informação relevante sobre os trabalhos que ele já realizou. 

Ele costuma ser muito utilizado por profissionais do meio digital, como designers gráficos e redatores, mas também pode ser usado por quem trabalha off-line e quer usar a internet para se vender, como advogados, arquitetos e engenheiros.

Quando bem feito, ele passa muito profissionalismo. E nem mesmo é preciso esperar por uma oportunidade de enviá-lo a um possível cliente: você poderá criar suas próprias oportunidades tendo um portfólio online em mãos. 

4 Dicas de como montar um portfólio online impecável

Portfólio online

Mas como, afinal, montar um portfólio online que seja irresistível e atraia mais oportunidades de trabalho?

Pode ser que esta seja a pergunta que você está se fazendo agora, e abaixo estão as respostas:

Dica 1: Capriche na sua bio

Mesmo sendo focado em seus trabalhos, seu portfólio precisa ter uma parte, mesmo que pequena, falando sobre você e sua trajetória profissional e se tiver uma empresa, dando detalhes sobre a história do seu negócio.

E é nessa parte que você precisa começar a exercitar seu poder de persuasão, prendendo a atenção das pessoas logo nas primeiras palavras.

Então, seja verdadeiro, mas capriche nos detalhes e busque mostrar sua proposta de valor.

Dica 2: Utilize elementos gráficos que ajudem a transmitir sua mensagem

Estes elementos gráficos devem ser escolhidos de forma que transmitam profissionalismo e, ainda assim, combinem com você, com seus serviços e com a mensagem que você deseja transmitir.

Se você é um engenheiro e trabalha exclusivamente no setor automotivo, por exemplo, pode utilizar elementos gráficos da automóveis.

Entretanto se tem uma empresa de limpeza corporativa, pode utilizar em seu portfólio online fotos e imagens que remetam a limpeza e organização.

Dica 3: Garanta que não terá problemas com seu portfólio online

Dependendo do segmento empresarial, algumas empresas não gostam de divulgar seus materiais. Nesse caso, é comum que os clientes proíbam a divulgação dos trabalhos. Então, sempre verifique, antes, o que poderá ou não colocar no seu portfólio.

A ideia, claro, é utilizá-lo para expor seus melhores trabalhos, trazendo mais autoridade e credibilidade para sua marca. Por isso, vale a pena ter um portfólio online com clientes importantes e estratégicos.

A dica geral é: sempre converse com seu cliente antes de expor trabalhos e imagens. Afinal, o que é combinado (e permitido) não sai caro.

Uma sugestão: Quando o cliente pedir um desconto, negocie dar esse desconto mediante a permissão (por escrito) para que use algumas fotos do trabalho em seu portfólio no final do serviço.

As vezes isso funciona e, caso ele não permita a utilização dos materiais em seu portfólio digital, peça uma avaliação no google ou depoimento em vídeo.

Dica 4: Faça o profissionalismo estar de fato em todas as partes deste portfólio

Não é só a parte visual dele que precisa estar impecável, a fim de as pessoas o enxergarem como algo profissional e que transmite confiança.

As URLs disponibilizadas dentro dele devem ser amigáveis, por exemplo, assim como os links devem ser clicáveis.

E por falar em links: o link do portfólio online em si precisa ser composto por um bom domínio, entre outras características que te ajudarão a passar confiança e mostrar que você se esforça para entregar sempre o seu melhor para os clientes e para o mercado. 

Um site profissional é indispensável! 

É impossível falar sobre um portfólio online sem, automaticamente, pensar na criação de um site para ele.

Afinal, se estamos falando de um portfólio realmente profissional, não há como fazê-lo de outra forma que não seja por meio de um site.

Tendo ele em mãos, por sinal, você poderá divulgar sua empresa de diversas formas, principalmente por meio de anúncios, seja nas redes sociais ou na rede de display do Google.

Bastará escolher as palavras certas, inserir o respectivo link, ajustar questões mais técnicas, como verba, público a ser atingido e tempo de duração, e pronto! Milhares de pessoas poderão conhecer seus serviços em um curto espaço de tempo, e muitas delas, sem dúvidas, se tornarão suas clientes. 

A parceria certa para criar seu portfólio online

Na hora de criar seu portfólio online, portanto, busque parceria em uma empresa que é especializada nesse tipo de criação, como a Site Bem Feito.

Centenas de empresas e profissionais já fizeram sites conosco e, em tempo recorde, receberam algo de extrema qualidade, e completamente alinhado aos negócios que desejavam profissionalizar.

E, o melhor: seu único trabalho será somente, e literalmente, nos fornecer as informações cruciais das quais necessitarmos para a estrutura do seu portfólio online, como imagens e endereço de suas redes sociais, por exemplo, bem como a lista dos melhores trabalhos que já desenvolveu.

Feito isso, nós cuidaremos de todo o resto para contar a história da sua empresa da forma mais incrível possível.

Você receberá seu portfólio online completamente pronto, para começar a prospectar mais clientes de forma imediata, se assim desejar.

E, caso necessite de qualquer ajuste ao longo do tempo, para manter o portfólio em questão sempre atualizado, bastará entrar em contato com a nossa equipe e lhe ajudaremos.

Vamos começar?

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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