Desempenho e Segurança

Como fazer manutenção de site? 5 melhores dicas

4 min de leitura

Saber como fazer manutenção de site não é uma tarefa tão simples como costumam pensar. Mas, claro, pode ter uma tarefa benéfica.

Entre as principais vantagens está garantir a segurança de dados e conteúdo, continuidade e crescimento das estratégias estipuladas pela empresa.

Apesar de sua importância, o tema ainda não é debatido como deveria entre os profissionais de marketing e empreendedores.

Muitos chegam a acreditar que basta lançar uma página no ar, pronto, os resultados são consequência. Não é necessário investir e manter uma rotina de melhorias.

Adiantamos, no entanto, que investir em manutenção, ou seja, manter atualizações em dia, aplicar boas práticas de SEO e, claro, otimizar a segurança do site são tarefas indispensáveis.

Neste artigo, vamos explicar o que é, como funciona e quais são os principais aspectos por trás da manutenção de sites. Boa leitura!

O que é a manutenção de site?

Criar um Site Profissional

A manutenção do site nada mais é do que assumir o hábito de estar sempre monitorando sua página online, mantendo-o atualizado, sem brechas de segurança ou erro e, além disso, com conteúdos relevantes para o público-alvo.

Essa tarefa deve ser realizada com constância, para manter o site saudável, estimular o crescimento do tráfego e, também, fortalecer o SEO (melhorar a classificação no Google).

Empresas de todos os portes devem entender como fazer manutenção de site para, além de tudo o que foi explicado, atrair e reter clientes.

Aquelas que estão iniciando no digital podem, sem querer, deixar de lado esse cuidado, o que é um erro.

É preciso ter em mente que nem todos os problemas de um site aparecem imediatamente.

Mas basta uma manutenção atrasada, pronto, graves consequências para se preocupar depois.

Pense sempre que o monitoramento regular irá garantir uma boa reputação e credibilidade para o seu negócio.

Como fazer a manutenção de site corretamente?

A seguir, explicaremos como realizar uma boa manutenção no site da sua empresa, por meio de atualizações e gerenciamento.

1. Crie backups

Considere fazer um backup completo do seu site pelo menos uma vez por semana. Isso irá manter seus arquivos seguros, caso sofra um ciberataque ou cometa um erro quando estiver promovendo modificações.

Essa etapa é importante antes de começar uma manutenção regular ou de uma atualização de software.

2. Renove a hospedagem

Não se esqueça jamais de renovar o seu plano de hospedagem, a partir da data de contratação. Contate o provedor da sua hospedagem e o registro do seu domínio para prosseguir com o processo de renovação.

3. Verifique os recursos e as páginas do site

O seu site pode ter vários elementos interativos como, por exemplo, formulários, menus suspensos, efeitos ao passar o mouse e animações. Sempre verifique se estão funcionando corretamente.

Além disso, não se esqueça de corrigir todos os erros 404, páginas fora do ar e links quebrados.

4. Escaneie o site para malware e spam

O Malware nada mais é do que um software injetado por cibercriminosos, visando causar danos ao site ou servidor.

Existem inúmeros tipos de malware, incluindo vírus, spyware e adware. Detectá-los a tempo é essencial para garantir a segurança dos seus dados e dos clientes também, oferecendo segurança de navegação.

5. Teste o tempo de carregamento

Nossa última dica de como fazer manutenção de site é verificar o tempo de carregamento da sua página.

Normalmente, costuma ficar mais lento por causa de imagens mal otimizadas, CSS ou JavaScript mal escritos, ou arquivos quebrados.

Qual a importância de uma empresa especializada para manutenção de site?

Com as facilidades que a internet proporciona e diversos conteúdos gratuitos, é normal que muitos procurem como fazer manutenção de site e coloquem as mãos na massa por conta.

Mas todo cuidado é pouco! Como falamos logo no início desse artigo, não é uma tarefa simples e exige cuidados para evitar dores de cabeça no futuro.

Por isso, recomendamos que considere a ideia de contar com uma empresa especializada no assunto. O Site Bem Feito, por exemplo. Veja três bons motivos!

– Profissionais especializados 

O primeiro benefício de contar com uma empresa para manutenção de sites é ter a certeza de que você terá bons resultados, valendo a pena o investimento.

O site será totalmente profissional, personalizado de acordo com suas necessidades, otimizado e pronto para concorrer nos buscadores.

Para a criação e manutenção de páginas, um time de profissionais é formado para cada um se dedicar a uma tarefa específica.

Portanto, você estará contratando o trabalho de um designer gráfico, um programador, um redator, um atendimento personalizado e um planejamento eficiente para alavancar seus resultados.

– Suporte à sua disposição

É normal que surjam várias dúvidas durante o processo de desenvolvimento de um site. Quando algo não sai como o esperado, logo bate o desespero. Afinal, como resolver os novos problemas, não é mesmo?

Mas ao contar com uma empresa para manutenção de sites, pode ter certeza que não terá momentos de saia justa. Você terá à disposição uma equipe para orientá-lo sempre que precisar.

Notou algo errado? Não hesite em acionar a empresa contratada, deixe que ela resolva tudo no seu lugar.

– Melhor experiência para o usuário

Atualmente, muito se fala em experiência do cliente. É extremamente importante que ele não encontre grandes problemas ao navegar pela sua página.

Na prática, isso quer dizer: carregamento rápido, informações organizadas por prioridade, conteúdos relevantes, boas imagens, entre outros pontos.

Tudo isso só é possível de ser assegurado a partir de manutenções constantes. Afinal, é assim que irá compreender as tendências e o que o cliente busca.

Sem contar que estará preparado para, se necessário, atualizar o endereço e oferecer um mais responsivo, ou seja, que funcione rápido em smartphones e tablets.

Como pode ter notado, procurar como fazer manutenção de site nunca será uma tarefa à toa.

Com as páginas do seu site otimizados para performar bem, você irá manter até os seus clientes satisfeitos.

Agora, conta para gente, sua empresa já conta com uma empresa especializada? Venha conversar com o time da Site Bem Feito e vamos tirar seus planos do papel! 

Além disso, caso tenha gostado desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog e compartilhe com quem mais possa se interessar. Até a próxima!

Postagens relacionadas
Desempenho e Segurança

Site Hackeado: Recupere seu Site e Proteja sua Empresa

7 min de leitura
O aumento das ameaças cibernéticas, que podem ocasionar um site hackeado, levanta questões urgentes sobre a proteção de dados, a confidencialidade das…
Desempenho e Segurança

Backup de sites: como fazer da forma correta?

6 min de leitura
Garantir a segurança de uma empresa dentro do ambiente digital passa por algumas perspectivas importantes que precisam ser consideradas.
Desempenho e Segurança

Evite golpes: saiba como identificar um site falso

6 min de leitura
Na era digital, uma grande porcentagem das pessoas opta por comprar online simplesmente porque é mais fácil, mas o que algumas pessoas…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *