Marketing Digital

4 erros comuns em Marketing Digital

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Está pensando em empreender através do marketing digital? Pois bem, você está no caminho certo! Mas, ao iniciarmos qualquer atividade, é normal cometermos erros. Descubra 4 Erros comuns em Marketing Digital que você pode estar cometendo sem saber.

Antes, listamos aqui alguns números que comprovam que investir em Marketing Digital é a melhor decisão que pode tomar para o seu negócio:

  • 87% do internautas possuem smartphones (Global Web Index).
  • O gasto médio com e-Commerce de um mesmo consumidor é duas vezes o de novos consumidores.
  • Mais de 93% das decisões de compra são influenciadas por mídias sociais (Ironpaper).
  • Cerca de 56% de clientes ficam mais propensos a comprar com uma experiência digital personalizada ( Usabilla)
  • Inbound Marketing gera 54% mais leads do que o Outbound Marketing (WebDAM.com)
  • A produção do blog leva a um volume 434% maior de páginas indexadas por mecanismos de busca e gera 126% a mais de leads (Rock Content).

Diante destes números, não dá para negar a força do marketing digital.

Faça uma rápida busca pelo google e você achará diversos números e casos de sucesso com o marketing digital.

Contudo, empreender em marketing digital pode ser um grande desafio para iniciantes e erros comuns em marketing digital podem acontecer.

4 erros comuns em marketing digital

Por isso, elaboramos neste artigo 4 erros comuns em marketing digital, que podem atrapalhar o seu empreendimento e fazer com que você desista antes mesmo de desfrutar dos benefícios deste tipo de marketing.

Achar que só ter um site é suficiente

Pensar que é suficiente ter um site é um dos erros mais comuns em marketing digital.

Muitos acreditam que ao criar um site ou página na internet, os resultados virão por si só, de forma automática, mas isso não é verdade.

Claro que ter um site é um passo muito importante, e talvez, um dos primeiros que você deve dar na hora de criar uma marca, mas isso não é o bastante.

Seu site vai precisar de visitas dos seus potenciais clientes e isso não se consegue num passe de mágica.

Ao desenvolver um site para a sua empresa, você precisará pensar principalmente no SEO. E o que seria isso?

Resumidamente, SEO (search engine optimization) é um conjunto de técnicas que visa a otimização do seu site para os buscadores de conteúdos, como o google.com, por exemplo.

Todo e esforço com o trabalho de SEO é para garantir que seu site seja encontrado de forma orgânica, e então, passe a aparecer nas primeiras colocações dos resultados de buscas destes buscadores, sem que você tenha que pagar por isso.

E como se dá isso? O Google por exemplo, leva em consideração diversos itens na hora de ranquear os sites em suas páginas de resultados de buscas.

Alguns dos mais importantes são:

  • o conteúdo do site (com qualidade e relevância),
  • a url (se é amigável), Palavras-chave, o uso correto de imagens,
  • links externos e internos,
  • o título da página
  • e centenas de outros fatores.

Certamente, lista completa é bem maior, mas você já deve ter uma ideia da complexidade e da importância do SEO.

Por isso, sempre indicamos a contratação de uma empresa especializada em marketing digital para realizar esse trabalho.

Não pensar na qualidade dos conteúdos

Primeiramente, o marketing digital só funciona se você atrai os seus clientes em potencial, disponibilizando conteúdos com qualidade e que desperte o interesse deles.

O conteúdo com qualidade não serve apenas para o SEO ou para melhorar a sua posição no ranking do Google, mas serve também para que de fato esse conteúdo atraia seu público e o mantenha em seu site.

Estes conteúdos podem ser feitos por você mesmo, ou através de uma agência de marketing digital especializada no assunto.

Caso opte por você mesmo em criar o conteúdo, lembre-se que o mesmo precisar oferecer informações ou dicas que realmente sejam valiosas para seu público.

Usar ferramentas de marketing digital de forma incorreta

Algumas perguntas que te ajudarão a entender esse tópico.

  • Você já tem uma fanpage? Sabe como usá-la de forma eficiente e que tipo de post publicar nela?
  • E as outras mídias sociais, você sabe como utilizá-las para gerar resultados?
  • E o Blog do seu site, já tem? Sabe como publicar os conteúdos nele?
  • E claro, seus conteúdos no site e redes sociais informam ou resolvem alguma dor (dificuldade) do seu público?
  • Está usando as landing pages? E os Call to actions? Link externo? Link interno? E por aí vai…

Se respondeu “não” à maioria dessas perguntas, com certeza está usando as ferramentas do marketing digital de forma incorreta.

E mais, o problema não é somente se você está utilizando tudo isso, mas sim como está utilizando. Acredite, isso faz toda a diferença no resultado.

Esperar resultados mágicos e imediatos

Talvez este seja o pior erro para os empreendedores em marketing digital.

Provavelmente você deve ter lido em algum lugar ou mesmo ouvido de alguém os ganhos que teve ao utilizar o marketing digital e ficou tão empolgado que começou a utilizá-lo no mesmo instante.

Os próprios números apresentados no início do artigo são muito estimulantes.

A boa noticia é que o marketing digital poderá lhe trazer alguns resultados imediatos, sim. Mas isso depende de alguns fatores.

Por exemplo, se você investir em Google Ads, com certeza conseguirá o aumento de visualizações e de interações no site. Entretanto, os conteúdos devem estar adequados ao seu público e a proposta do seu site bem clara.

Já se escolher o serviço de SEO, o resultado pode demorar um pouco mais. Contudo, os resultados serão mais duradouros e sairão mais barato no final.

Em outras palavras, as melhores práticas no marketing envolvem utilizar vários processos para ter um bom resultado final. Além disso, você deve manter a consistência do trabalho, para alcançar os resultados a médio e longo prazo.

Daí essas visualizações e interações gerarão leads, que consequentemente poderão transformar-se em clientes. Mas para isso, existe todo um processo.

Claro que é possível colher resultados imediatos, porém, isso está muito longe de ser a regra.

Qual usar, SEO ou Google Ads?

Se seu site é novo, recomendo usar tanto SEO quanto Google Ads.

Assim, a médio e longo prazo, quando começar a obter resultados orgânicos, poderá diminuir ou até mesmo zerar o seu investimento em Google Ads.

Conclusão

O bom resultado com o marketing digital só é alcançado com muito trabalho e dedicação, levando em consideração todos os aspectos tratados nos tópicos anteriores, pois só desta forma as chances de sucesso são consideravelmente maiores.

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