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A importância do branding para pequenas empresas

4 min de leitura

Começar um negócio, mesmo que de menor porte, é uma iniciativa que demanda atenção em diversos processos, não é mesmo? E, dentro deste contexto, não são poucos os empreendedores que acabam deixando de lado a importância do branding para suas empresas.

Se este é o seu caso, e principalmente se você nunca ouviu falar neste termo, não deixe de ler os próximos tópicos: eles serão um verdadeiro divisor de águas e te ajudarão a chegar ao sucesso com sua marca de forma muito mais rápida.

Boa leitura! 

O que vem a ser o branding, exatamente

É impossível compreender toda a importância do branding sem, primeiro, compreender o significado deste termo.

E aí vai ele:

Branding, de modo geral, pode ser “traduzido” como a gestão de marcas de forma estratégica, de modo a posicioná-la no mercado, e na mente dos consumidores, como algo relevante e positivo.

Aliás… É possível ir além, afirmando que este termo diz respeito, ainda, a gerir uma marca de modo a transformá-la até mesmo em uma espécie de objeto de desejo.

Inclusive, a Coca-Cola, por sinal, é um imenso exemplo de branding bem feito, sabia?

O que é uma página de vendas? Entenda aqui a importância e descubra como criar a sua

Mas, claro: sabemos que esse conceito pode não ser tão simples de ser compreendido. Por isso, “vamos direto ao ponto”, nos próximos parágrafos. 

A importância do branding para empresas de menor porte

Agora, depois de lida a explicação acima, chegou a hora de você saber qual é, realmente, a importância do branding para as pequenas empresas.

E a explicação, a este respeito, não poderia ser mais simples.

Ocorre que a importância do branding reside no fato de que, assim como é necessário para negócios de grande porte, o branding também atua a favor de empresas menores, dando destaque para elas e auxiliando-as na criação de uma conexão mais emocional com seu público-alvo e até mesmo com o público em geral. 

Perceba, portanto, que estamos falando de algo que vai além do consumo e do ato de vender um produto ou um serviço: estamos falando de uma iniciativa estratégica que também te ajudará, e muito, a alcançar mais pessoas e mais corações, tendo o aumento do lucro como mera consequência. 

Como você pode começar a trabalhar o branding de sua empresa hoje mesmo

E se é este aumento de lucro que você busca, com base no entendimento da importância do branding, a melhor coisa a fazer é começar a trabalhá-lo em sua empresa o quanto antes.

E, inclusive, mesmo que, por ser pequena, ela não tenha um departamento exclusivo para o marketing, não há desculpas para não dar o primeiro passo: é perfeitamente possível contratar uma empresa especializada para te auxiliar e, de qualquer forma, começar essa missão “por conta própria”, fazendo o que já estiver ao seu alcance.

Para adiantar o trabalho, portanto, eis algumas dicas que você pode seguir:

1. Tenha um propósito claro

Qual seria, exatamente, o grande propósito da sua empresa e o que isso tem a ver com a importância do branding?

Esta pergunta pode parecer estranha, uma vez que é comum que os empreendedores pensem apenas nos diferenciais de seus negócios (e eles também são importantes, claro), mas também é preciso encontrar resposta para este outro questionamento.

Afinal, como foi possível compreender nas explicações dadas anteriormente, é preciso gerar uma conexão mais genuína com seu público: e pessoas tendem a se conectar mais com empresas cujos propósitos combinam com seus estilos de vida.

Leia também: 7 melhores escolas de cursos profissionalizantes online

Dica extra: aqui, vale até mesmo apoiar alguma causa, seja ela ambiental ou social, por exemplo.

2. Leve sua equipe para esta nova realidade

As pessoas que trabalham com você precisam ser as primeiras fãs de sua empresa. Por isso, converse com elas sobre a importância do branding e, principalmente, sobre o trabalho que pretende construir em relação a ele.

Com todos em sintonia, alcançar bons resultados será muito mais fácil.

3. Trabalhe os 4 Ps de modo que faça sentido

O que você vende? (Produto)

Por qual quantia? (Preço)

Em qual local? (Praça/Ponto de Venda)

E por meio de quais estratégias? (Promoção)

Estas perguntas estão diretamente relacionadas aos famosos 4 Ps que qualquer pessoa passa a conhecer assim que começa a ter mais entendimento a respeito do marketing, e você definitivamente precisa estruturá-los em seu negócio.

Tem dúvidas sobre como começar?

Pois comece justamente colocando no papel as respostas para cada uma das 4 perguntas acima, lembrando que, para que o branding funcione a seu favor, é preciso que tais respostas façam sentido entre si.

4. Conheça bem o público que quer como cliente

Se sua empresa já deu início às atividades, é muito provável que você já tenha definido seu público-alvo e até mesmo as personas do seu negócio. 

E, neste caso, parabéns: quanto mais consciência você tiver a respeito de quem realmente terá interesse por seus produtos ou serviços, mais fácil será trabalhar a sua estratégia de marca de modo geral. 

5. Construa uma boa identidade visual – essa, sem dúvida é uma grande importância do branding

Por fim, há a dica de pensar com cautela em sua identidade visual, pois ela não só precisa traduzir visualmente a essência de sua empresa, como precisa, ainda, ter cores e elementos que se conectam com seu público.

Você certamente já pensou a este respeito, claro. Mas vale a pena fazer uma pausa para rever essa questão e, se necessário, atualizar, alterar ou criar mais elementos.

O site da sua empresa é essencial nessa jornada

E por falar em identidade visual, não podemos deixar de frisar que ela precisa estar presente em tudo que diz respeito à sua marca.

Em suas embalagens, em seus itens de papelaria personalizados, no uniforme dos colaboradores, nos cartões de visita, nas redes sociais e, claro, em seu site.

Site este que definitivamente precisa ser construído de forma profissional e de modo a também se conectar com quem o visitar. Então, nada melhor do que construí-lo (ou reformulá-lo) com quem realmente entende do assunto, concorda?

E é por isso que a nossa outra dica é: agora que você já conhece a importância do branding e como começar a trabalhá-lo, fale com a Site Bem Feito para garantir que seu site ficará impecável, acompanhará sua estratégia de marca e, ainda, te ajudará e ter cada vez mais clientes.  

 

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