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Marketing Jurídico: 4 formas de aumentar sua base de clientes

4 min de leitura

Você já considerou utilizar o marketing para advocacias, também conhecido como marketing jurídico, para aumentar sua cartela de clientes?

Independentemente do momento em que sua carreira esteja, seja no início ou já em andamento, é importante pensar a respeito.

Afinal, trabalhar com advocacia de certa forma é como gerir qualquer outro negócio, não é mesmo?

O que definitivamente exige empregar alguns esforços para tornar seu trabalho mais conhecido.

Mas quais seriam, exatamente, as melhores maneiras de aumentar o número de clientes por meio do marketing jurídico?

É isso que você irá descobrir na leitura desse artigo!

Porque trabalhar o marketing jurídico do seu escritório de advocacia

4 erros comuns em Marketing Digital

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de fato não é permitido que os advogados utilizem a propaganda como sua aliada na hora de adquirir mais clientes. 

O que para muitos profissionais não é tão simples de interpretar, no que diz respeito ao código de ética dessa ordem, porém, é que essa “proibição” está ligada às vendas diretas e às estratégias de captação, e o que está fora disso pode, sim, ser praticado.

Em outras palavras: você, como advogado, realmente não pode utilizar comunicações que contenham mensagens como “Entre em contato ainda esse mês e obtenha condições especiais para o pagamento de honorários”. 

Mas você pode, e deve, falar com seu público de forma mais neutra, de forma a fidelizar as pessoas que fazem parte dele e, com isso, transformá-las em clientes um dia, da forma mais natural possível.

E se você estava se perguntando por que trabalhar o marketing do seu escritório de advocacia, e o seu próprio marketing pessoal, como advogado, acabou de encontrar a resposta: você deve trabalhá-lo justamente para colher os benefícios, que incluem:

  • Deixar seu trabalho em evidência;
  • Se tornar autoridade no nicho que decidiu atender;
  • Despertar nas pessoas o desejo de recorrerem a você, caso um dia precisem de serviços jurídicos.

E, no próximo tópico, é hora de conhecer as 4 principais maneiras de tornar tudo isso possível!

Maneiras de aumentar seus clientes com o marketing jurídico

marketing para advocacia

1. Respeite o código de ética da OAB

Essa, na verdade, é a principal maneira de obter os resultados que você deseja no marketing jurídico.

Afinal, caso escolha estratégias de marketing que infrinjam o código de ética, terá que arcar com as consequências. Consequências essas que, definitivamente, não incluem o aumento da sua carteira de clientes.

2. Entenda seu público e o que ele busca

Você é um advogado trabalhista, por exemplo?

Então, já sabe quais públicos deverá atender (empresas, funcionários, etc). 

O que talvez você ainda não saiba é que, para trabalhar o marketing jurídico corretamente, é fundamental que você entenda seu público (ou seus públicos) o máximo possível.

Quais são suas principais dores/problemas? Quais são os principais resultados e benefícios que buscam? Quais são suas principais dúvidas, quando se trata de seus direitos e deveres?

Todas essas perguntas, e muitas outras, e suas respectivas respostas, devem fazer parte das suas estratégias de comunicação. 

3. Crie conteúdos que sejam verdadeiramente relevantes

Se coloque no lugar de seus futuros clientes por um momento, e se pergunte: o que te levaria a acompanhar os conteúdos criados por um advogado ou por um escritório de advocacia como um todo?

Você certamente faria esse acompanhamento se percebesse valor nesses conteúdos, certo?

Logo, se deseja se tornar referência, e ser acompanhado a ponto de transformar sua audiência em clientes, a melhor maneira de começar é oferecendo conteúdos que de fato ajudem outras pessoas.

Sem autopromoção (mesmo porque, isso é proibido), e sem “forçar a barra”: simplesmente ajude seu público com textos e vídeos que contenham explicações e respostas para suas principais dúvidas.

4. Distribua esse conteúdo em canais estratégicos

Como em qualquer outro “tipo” de marketing, no marketing jurídico seu conteúdo precisa estar nos espaços digitais que seu público frequenta.

Grandes são as chances de você obter bons resultados com um canal no Youtube, por exemplo, e também com um bom perfil no LinkedIn, uma vez que essa rede social é voltada justamente para empresas e seus colaboradores.

Mas, lembre-se: é extremamente importante ter, também, um espaço digital que seja só seu e do seu escritório.

A importância da criação de um site dentro da sua estratégia de marketing

marketing para advocacia

Em uma época na qual as redes sociais entregam resultados rápidos, poucas pessoas dão aos sites para advogados a importância que eles merecem. E isso é um erro, sabia?

Explicando de forma simples, um site nada mais é do que um espaço exclusivo da sua marca na internet. Espaço esse que você consegue moldar como achar melhor, ao contrário do que ocorre com seu perfil no Instagram, por exemplo, que fica limitado às regras da rede social.

Quando criado por uma empresa especializada, um site é capaz de traduzir toda a seriedade e o profissionalismo que você precisa transmitir, ao mesmo tempo em que entrega aos seus visitantes informações como:

  • Telefones de contato e endereço do seu escritório;
  • Breve histórico da sua carreira e dos demais advogados que trabalham com você;
  • Resumo dos assuntos nos quais vocês são especialistas.

Além disso, seu site também pode abrigar um blog, para que você e sua equipe disponibilizem artigos relevantes e informativos para seu público!

Eduque, informa e fidelize cada pessoa que chegar até esses conteúdos, e tenha chances ainda maiores de aumentar seu número de clientes.

Trabalhe seu marketing jurídico com a Site Bem Feito

criação de sites profissionais

É muita informação, não é mesmo? 

No entanto, um site bem feito é um elemento central em qualquer ação de marketing jurídico que for realizar.

Isso porque, ao fazer suas campanhas, você terá que direcionar seu público para uma página que passe autoridade e represente sua empresa da melhor maneira possível.

E, se você tem dúvidas sobre por onde começar, siga essa dica: comece entrando em contato com a nossa equipe para, juntos, criarmos um site profissional, que seja a imagem do seu escritório de advocacia na internet e que tenha conteúdos de real valor para o seu público.

Ao escolher a Criação de Sites com a  Agência Site Bem Feito, você não precisa se preocupar com nada para que seu site obtenha um ótimo desempenho.

Afinal, nós cuidamos de todo o acompanhamento, inclusive sugestões de pauta, para que ele esteja sempre em alta, te deixando ainda mais em evidência!

Entre em contato pelo WhatsApp, para uma conversa sem compromisso, e descubra mais detalhes sobre como a criação de um site pode fazer total diferença nas suas estratégias de marketing jurídico.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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