Hospedagem

Hospedagem Gratuita Funciona na Prática?

3 Mins leu

Você já deve ter recebido uma enxurrada de anúncios para “criar o seu site gratuito”. Quase todos os dias recebemos e-mails de ofertas deste tipo. Mas a pergunta a ser feita nesses casos é: hospedagem gratuita funciona na prática?

Sim e não, depende da intenção que você terá com o seu site.

Se a sua intenção for apenas uso pessoal, sem muitas interações, como um hobby, sim, irá lhe atender perfeitamente.

Até mesmo para uma empresa que está apenas criando um site estático, para marcar território virtual tem a sua serventia.

Contudo, plataformas gratuitas tem suas limitações. Vamos apresentar algumas delas aqui para saber se vale ou não ter uma hospedagem gratuita para o site da sua empresa:

Recursos limitados

O principal problema aqui é o espaço em disco.

As hospedagens gratuitas tendem a ter espaços muito limitados, numero máximo de contas de emails e etc.

Sem suporte técnico

Ao possuir uma hospedagem gratuita não há suporte técnico e nos raros casos em que o suporte técnico existe ele é extremamente limitado.

Qualquer problema mais sério que você tiver com a sua hospedagem não haverá garantias de que será solucionado.

Poluição visual

As hospedagens gratuitas costumam utilizar o seu site como canal de propaganda de anunciantes, deixando-o levemente desfigurado e com excesso de propagandas.

São estas propagandas que “pagam” a sua hospedagem.

Servidores desatualizados

As atualizações de servidores nestes casos acontece é de forma mais espaçada.

Um servidor atualizado permite que a sua estrutura se adeque melhor em compatibilidade com todas as linguagens de programação e variados tipos de banco de dados.

Uptime

Uptime é o termo que se refere ao tempo que o servidor fica no ar.

As grandes empresas dão garantias de que os servidores ficam no minimo 99% do tempo no ar, no caso de uma hospedagem gratuita, caso isso não aconteça para quem você irá reclamar?

Localização desfavorável

Como seu site estará hospedado em um local onde se encontram outras sites ruins, meso que o seu site esteja bem estruturado, com bons conteúdos, o Google considerará essa localização e poderá prejudicar o seu ranking.

Baixa velocidade de resposta

Como a hospedagem é gratuita, os servidores não são os mais capacitados, prejudicando o tempo de resposta do seu site.

Isso certamente afetará o seu posicionamento de buscas no Google.

Spammers

Se através dos servidores que o seu site está hospedado, outras pessoas começarem a disparar spams, por uma questão de segurança o seu site pode cair junto com o servidor, seus emails param de funcionar e sem um suporte técnico adequado não se sabe o tempo que demorará para o seu site voltar a ficar no ar.

Sem backup das informações

Hospedagens gratuitas geralmente não contam com sistema de backups diários e caso o seu site seja atacado por hackers você não terá como recuperar os dados do site e colocá-lo de volta no ar o mais rápido possível.

Marketing digital comprometido

Além destes problemas mencionados a cima, um dos maiores problemas quanto a plataformas gratuitas são as limitações no que se diz respeito ao marketing digital como um todo.

Algumas ferramentas como o Google Analytics não é compatível com as versões gratuitas do WordPress e do Wix por exemplo. Esta ferramenta é essencial para visualizar o volume do trafego no site e definir estratégias para o marketing digital.

Como também não é possível inserir códigos de rastreamento não conseguimos saber a origem dos leads (se veio do Google, do Facebook, do Twitter) e com isso não é possível saber qual canal está sendo mais efetivo.

No caso, nós que usamos a plataforma de gestão de marketing RD Station, não conseguiríamos usar o lead tracking, por exemplo, para saber quais páginas o lead visitou em nosso site, se usássemos uma hospedagem gratuita.

Portanto, fica evidente que a utilização de plataformas gratuitas compromete toda a estratégia de vendas realizada através do Marketing Digital da sua empresa, e seria útil apenas para uso amador.

Por fim, lembre-se, todo planejamento na criação de um site é feita para transformá-lo em um canal de vendas e relacionamento extremamente eficiente para seu negócio.

35 Postagens

Sobre o autor
Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito. Palestrante marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, é também especialista em inbound marketing e tem ajudado dezenas de pequenas e médias empresas a expandir seus resultados.
Artigos
Postagens relacionadas
Hospedagem

Problemas de Hospedagem: 4 Sinais de Alerta em Seu Site

3 Mins leu
Será que seu site está sofrendo com problemas de hospedagem? Um detalhe que você nem imagina, como a hospedagem, pode estar boicotando sua estratégia.
Hospedagem

CloudFlare, 6 Vantagens de Utilizá-lo em Seu Site

3 Mins leu
Ao utilizar essa ferramenta, o seu site passa a ter um desempenho melhor e fica muito mais seguro. Leia para saber mais!
Hospedagem

Hospedagem para E-commerce: Passo a Passo para Escolher

3 Mins leu
Por acaso você está planejando sua loja virtual ou já tem um e quer saber como escolher a melhor hospedagem para e-commerce?
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *