Hospedagem

CloudFlare, 6 Vantagens de Utilizá-lo em Seu Site

3 min de leitura

Criado em 2009, o CloudFlare se tornou um serviço indispensável para milhões de sites, oferecendo proteção e otimização de sites.

É um serviço do tipo CDN (Content Delivery Network), cuja tradução literal é Rede de Distribuição de Conteúdo. Inclusive, é possível utilizar a CDN juntamente com o CloudFlare.

Ao utilizar essa ferramenta, o seu site passa a ter um desempenho melhor e fica muito mais seguro.

Ao contrário de antigamente, em que a única maneira era entregar o conteúdo através de um servidor de hospedagem, hoje, o CloudFlare obtém de 151 data centers espalhados pelo mundo.

No entanto, isto acaba facilitando o descongestionamento no servidor.

Atualmente, o CloudFlare está em mais de 8 milhões de sites!

Quem pode utilizar o CloudFlare?

Todos os proprietários de sites e de aplicativos de internet podem ser beneficiados pelo uso do CloudFlare.

Para isso, é necessário escolher um plano de acordo com as suas necessidades. Os planos oferecidos são: Free, Pro e Business.

O plano Free é feito para quem quer explorar o CloudFlare, para sites pessoais e blogs.

O plano oferece acesso aos registros de auditoria da conta, certificado SSL compartilhado, CDN global, regra de 3 páginas e mitigação não medida de DDoS.

Já o plano Pro foi pensado para sites profissionais, blogs e portfólios.

Isto é, sites que precisam desenvolver desempenho básico e precisam de segurança.

O plano Pro contém todos os recursos do plano Free, com adição de regras de 20 páginas, Firewall de aplicativo Web (WAF) com conjuntos de regras do CloudFlare, otimizações de imagem PolishTM e móveis com o MirageTM , modo I’m Under AttackTM e custa US$20 por mês.

O plano Business custa US$200 por mês, inclui todo o plano Pro, mais o Firewall de aplicativo Web (WAF) com regras personalizadas, certificado SSL, entrega acelerada de conteúdo dinâmico (Railgun), suporte priorizado por e-mail, entre outros recursos.

Além desses planos, existe o plano Enterprise, que inclui todos os recursos do Business + suporte priorizado por chat, e-mail e telefone, garantia de 100% de disponibilidade com SLA de reembolso, regras para 100 páginas e muitos outros recursos.

Como aplicar o CloudFlare no site?

A configuração do CloudFlare em um site é bem simples e não necessita conhecimento técnico, tampouco edições de códigos.

Primeiro, é preciso criar uma conta gratuita na plataforma.

Para isso, basta acessar o site, preencher o formulário inserindo seu e-mail e uma senha. Após isso, clique em Create Account.

Na tela seguinte, digite o domínio do site que você deseja configurar no CloudFlare. (ex.:site123.com.br).

Após inserir o site, uma mensagem será recebida, informando que os servidores do CloudFlare estão identificando as entradas de DNS do seu domínio.

Assim, não é necessário que você faça isso manualmente e poderá revisar os valores antes de finalizar a configuração.

Feito isso, você será informado na tela a seguir qual o DNS você deve colocar em seu domínio. Ou seja, você trocará os DNS fornecidos pela sua hospedagem e utilizará o DNS da CloudFlare.

No entanto, esse processo não interfere na hospedagem do seu site!

Após esse passo, você só precisará conferir o status do seu domínio, se ele já está ou não ativado.

Vantagens de Cloudflare

Agora que conhecemos o que é e como funciona o CloudFlare, está na hora de conhecer as principais vantagens desse serviço.

  • Aumenta a segurança do site

Uma das vantagens mais importantes é a segurança e proteção feita pelo CloudFlare. A rede é capaz de bloquear bots maliciosos e tentativas de invasão para coletar dados.

O CloudFlare, ao identificar que o site está sob ataque, oferece a opção do cliente ativar a proteção no painel de controle, utilizando apenas um clique. Além disso, protege contra ataques de negação de serviço (DoS).

  • Reduz gastos

Através do pacote de serviços, o CloudFlare reduz o uso de recursos no servidor de hospedagem.

Isto pode ser importante e representativo ao economizar na infraestrutura, sem precisar de upgrades e serviços adicionais.

  • Aumenta a visibilidade das informações do site

Criado com o intuito de proteger contra spam e manter a segurança, podemos citar o ganho de desempenho benéfico percebido pelos usuários.

Além disso, há um aumento significativo da visibilidade das informações de acesso ao site, podendo visualizar comportamentos dos clientes e criação de regras para contornar cenários casuais.

  • Auxilia para o ganho de velocidade

Uma das principais vantagens do programa é a velocidade de carregamento das páginas.

O sistema responsável por responder as demandas dos usuários (Proxy Reverso) é muito eficiente.

Além disso, o recurso combinado com o sistema, faz com que haja um ganho significativo no desempenho.

Conclusão

Independente do site que você venha a criar, é essencial que você utilize o sistema da CloudFlare, pois além de oferecer um serviço eficiente no desempenho e na segurança do seu site, é fácil e rápido de usar.

Vale ressaltar também, que a CloudFlare está sempre procurando melhorar a experiência do usuário e a qualidade da internet, haja vista que o tempo é precioso.

Portanto, vale muito a pena usar o CloudFlare no seu site. Teste e comprove!

Postagens relacionadas
Hospedagem

Problemas de Hospedagem: 4 Sinais de Alerta em Seu Site

3 min de leitura
Seu site está sofrendo com problemas? Um detalhe que você nem imagina, como a hospedagem, pode estar boicotando seu site.
Hospedagem

Hospedagem para E-commerce: Passo a Passo para Escolher

3 min de leitura
Por acaso você está planejando sua loja virtual ou já tem um e quer saber como escolher a melhor hospedagem para e-commerce?
Hospedagem

Google vai penalizar sites sem certificado SSL

3 min de leitura
A partir de 2017, para melhorar a navegação e torná-la mais segura, a plataforma de buscas do Google vai penalizar sites sem Certificado SSL.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *