Hospedagem

Problemas de Hospedagem: 4 Sinais de Alerta em Seu Site

3 Mins leu

Será que seu site está sofrendo com problemas de hospedagem?

É fundamental saber como fazer um site bem feito, mas as vezes um detalhe que você nem imagina, como a hospedagem, pode estar boicotando toda sua estratégia.

Existem várias maneiras de saber se seu site está com problemas de hospedagem. Separamos alguns dos principais sinais e como identificá-los facilmente.

Então, continue lendo para entender melhor!

Impacto dos problemas de hospedagem

Você colocou seu site no ar e achava que tudo estava perfeito, agora era só aproveitar para fazer muito marketing digital e vender. Mas, com o tempo seu site começou a dar problemas.

A cada dor de cabeça, surgiam dúvidas e tudo que você queria, era saber onde errou. Temos uma dica: talvez o erro tenha sido na escolha de hospedagem.

Muitas das dificuldades enfrentadas com o site estão relacionadas com problemas de hospedagem.

Isso porque, esses problemas prejudicam a experiência do usuário e podem até te fazer perder vendas. Além disso, dependendo do tipo escolhido, sua segurança também pode estar comprometida.

Já falamos aqui no blog sobre as características de alguns tipos de hospedagem, como a compartilhada. Mas chegou a hora de responder de uma vez por todas: quais problemas de hospedagem podem afetar seu site e se vale a pena trocar de serviço por isso.

Site fora do ar

Seu e-commerce lançou uma campanha fenomenal e está preparando-se para vender muito. Logo no lançamento os acessos estão ótimos e as vendas estão começando a chegar, mas o site cai e todas as possibilidades de venda acabam.

É um problema comum e mostra que sua hospedagem não está preparada para aguentar a quantidade de acessos do seu site. Sofrer com downtime raramente nem sempre é um problema tão grave, especialmente quando seu site possui poucos acessos mensais. No entanto, fique atento à recorrência.

O próprio Google considera o tempo de downtime como um influenciador no posicionamento orgânico de sites.

De acordo com Matt Cutts, diretor de relações públicas da Google, permanecer fora do ar por mais de 15 minutos já afeta o ranqueamento.

Lentidão no carregamento

Atualmente, sites são desenvolvidos para proporcionar a melhor experiência possível para o usuário. Além disso, todos sabemos que vivemos tempos de imediatismo nos quais é importante fornecer o que o usuário deseja o mais rápido possível. Por isso a velocidade de carregamento do site é essencial para reter pessoas na sua página.

De acordo com o Google, cerca de 53% dos usuários abandonam uma página depois de mais de 3 segundos de espera. Apesar disso, a mesma pesquisa da empresa mostra que o tempo médio de carregamento de uma página é de 15 segundos, ou seja, muito lento.

Ao perceber que seu site está com dificuldades para carregar dentro de um tempo aceitável é importante considerar a possibilidade de problemas de hospedagem.

Existem outros fatores que influenciam na velocidade, como otimização de imagens e cache do site. No entanto, a quantidade de recursos dedicados pela hospedagem à página é o mais relevante.

Dificuldades com e-mail empresarial

Boa parte dos serviços de hospedagem atualmente oferecem e-mail incluso em seus planos. Isso é ótimo, já que economiza o tempo para configurar e começar a usar o novo endereço de e-mail. Só existe um problema: nem sempre o serviço é de qualidade.

Os problemas de hospedagem podem afetar seu relacionamento com o cliente através de dificuldades com o e-mail.

Não receber ou enviar mensagens pode ser sinal de configuração incorreta do e-mail, mas também pode ser culpa da hospedagem.

Falta de suporte

Quando surge uma dificuldade no site o suporte da hospedagem é responsável por avaliar e resolver a situação. Problemas podem surgir a qualquer momento e têm um forte impacto nos resultados do seu negócio, por isso é importante contar com um suporte rápido e eficiente.

Se você já passou por dificuldades e o suporte te deixou na mão ou não atendeu corretamente é um grande sinal de problemas de hospedagem. Um aviso importante: dê preferência para empresas que atendem 24 horas por dia.

Quem vende online pode precisar de ajuda no meio da madrugada e, não resolver o problema rápido, significa perder vendas.

Conclusão: problemas de hospedagem

Por acaso você se identificou com pelo menos um desses problemas de hospedagem? Nesse caso a recomendação é encontrar uma alternativa de serviço mais eficiente.

Deixar que essas dificuldades continuem afetando suas páginas te prejudica de diversas maneiras, como você já viu nesse artigo.

Postagens relacionadas
Hospedagem

CloudFlare, 6 Vantagens de Utilizá-lo em Seu Site

3 Mins leu
Ao utilizar essa ferramenta, o seu site passa a ter um desempenho melhor e fica muito mais seguro. Leia para saber mais!
Hospedagem

Hospedagem para E-commerce: Passo a Passo para Escolher

3 Mins leu
Por acaso você está planejando sua loja virtual ou já tem um e quer saber como escolher a melhor hospedagem para e-commerce?
Hospedagem

Google vai penalizar sites sem certificado SSL

3 Mins leu
A partir de 2017, para melhorar a navegação e torná-la mais segura, a plataforma de buscas do Google vai penalizar sites sem Certificado SSL. Confira!
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *