Você já deve ter recebido uma enxurrada de anúncios para “criar o seu site gratuito”. Quase todos os dias recebemos e-mails de ofertas deste tipo. Mas a pergunta a ser feita nesses casos é: hospedagem gratuita funciona na prática?
Primeiramente, essa pergunta não tem uma resposta fácil. Por isso, pode ser sim ou não, dependendo da intenção que você terá com o seu site.
Ou seja, se a sua intenção for para usar a hospedagem gratuita apenas uso pessoal, sim, irá lhe atender perfeitamente.
Isso porque, se a hospedagem for para um site simples, sem muitas visitas e interações, usado apenas como um hobby, sim, isso vai te atender.
Além disso, uma Hospedagem Gratuita pode funcionar para uma micro empresa, que pretende criar um site estático, apenas para ter um endereço na internet.
Contudo, plataformas gratuitas tem suas limitações. Por isso, se sua intenção for ter um site profissional, para gerar leads e vendas, sem dúvida, você precisará de uma hospedagem de sites paga.
Vamos apresentar algumas delas aqui para saber se vale ou não ter uma hospedagem gratuita para o site da sua empresa:
Recursos limitados
O principal problema de hospedagem aqui é o espaço em disco.
As hospedagens gratuitas tendem a ter espaços muito limitados, numero máximo de contas de emails e etc.
Sem suporte técnico
Ao possuir uma hospedagem gratuita, você não terá o suporte técnico e se tiver, ele será extremamente limitado.
Pra piorar, qualquer problema que você tiver com a hospedagem, você não terá garantias de que será solucionado.
Poluição visual
As hospedagens gratuitas não são assim tão grátis, pois elas buscam também uma contrapartida.
Ou seja, algumas hospedagens utilizam seu site para propagandas de anunciantes, deixando-o desfigurado e com excesso de informação.
São estas propagandas que “pagam” a sua hospedagem de site.
Servidores desatualizados
As atualizações de servidores nestes casos acontece é de forma mais espaçada.
Um servidor atualizado permite que a sua estrutura se adeque melhor em compatibilidade com todas as linguagens de programação e variados tipos de banco de dados.
Uptime
Uptime é o termo que se refere ao tempo que o servidor fica no ar.
As grandes empresas dão garantias de que os servidores ficam no minimo 99% do tempo no ar, no caso de uma hospedagem gratuita, caso isso não aconteça para quem você irá reclamar?
Localização desfavorável
Como seu site estará hospedado em um local onde se encontram outras sites ruins, meso que o seu site esteja bem estruturado, com bons conteúdos, o Google considerará essa localização e poderá prejudicar o seu ranking.
Baixa velocidade de resposta
Como a hospedagem é gratuita, os servidores não são os mais capacitados, prejudicando o tempo de resposta do seu site.
Isso certamente afetará o seu posicionamento de buscas no Google.
Spammers
Se através dos servidores que o seu site está hospedado, outras pessoas começarem a disparar spams, por uma questão de segurança o seu site pode cair junto com o servidor.
Isso acontece porque seus emails param de funcionar e sem um suporte técnico adequado não se sabe o tempo que demorará para o seu site voltar a ficar no ar.
Sem backup das informações
Hospedagens gratuitas geralmente não contam com sistema de backups diários e caso o seu site seja atacado por hackers você não terá como recuperar os dados do site e colocá-lo de volta no ar o mais rápido possível.
Marketing digital comprometido
Além destes problemas mencionados a cima, um dos maiores problemas quanto a plataformas gratuitas são as limitações no que se diz respeito ao marketing digital como um todo.
Isso porque, um site lento, sem certificado SSL e com problemas de desempenho, destrói a experiência no site.
Além disso, hospedagem gratuita, não permite integração com ferramentas de rastreamento, para saber se veio do Google, do Facebook, etc.
Nesse caso, não conseguiríamos usar o lead tracking, por exemplo, para saber quais páginas do site o lead visitou.
Conclusão
Ao utilizar plataformas gratuitas, você comprometerá toda a estratégia realizada através do Marketing Digital da sua empresa.
Por fim, lembre-se que todo planejamento na criação de um site é feita para transformá-lo em um canal de vendas.
Assim, você passará mais credibilidade, segurança e desempenho para quem visitar seu site e gerará uma experiência muito melhor aos usuários.