Marketing Digital

Jornada de compra: o que é e qual a importância para ter sucesso nas vendas?

4 min de leitura

Gerir uma empresa, de qualquer nicho que seja, demanda conhecimentos (mesmo que básicos) sobre inúmeros assuntos. E um deles é a jornada de compra.

Se você chegou até este artigo, por sinal, é por conta do fato de estar buscando aprender sobre esse termo tão necessário para quem quer sucesso nas vendas. E a boa notícia é que nós, da Site Bem Feito, realmente podemos te ajudar nesse sentido.

Continue lendo cada um dos parágrafos a seguir para começar seu aprendizado por meio do conteúdo que criamos.

Entendendo o que realmente é uma jornada de compra

Estamos falando de um termo que realmente pode gerar dúvidas, em relação ao seu significado.

É possível, por exemplo, que exista quem considere como “jornada de compra” a iniciativa de visitar um shopping com um roteiro em mente. Mas, quando se trata do mundo do marketing, esse tipo de pensamento não poderia estar mais equivocado.

Conheça aqui as 5 estratégias de vendas que são essenciais para alavancar seu sucesso na web

Especificamente nesse mundo tão mágico e competitivo, a jornada em questão representa nada menos que o caminho que uma pessoa percorre, até finalmente decidir adquirir determinado produto ou serviço. Ou seja: o foco está totalmente no cliente.

E este caminho é composto por nada menos que 4 etapas, sendo elas:

Etapa 1: a etapa do Aprendizado (ou da Descoberta)

É aquela na qual o indivíduo possui uma necessidade ou problema, e vai em busca de informações que o ajudem a encontrar soluções. Já nessa etapa ele pode chegar até os conteúdos criados por sua empresa.

Mas, atenção: esses conteúdos, nesta fase, devem ser puramente informativos e educativos, sem citar sua marca.

Etapa 2: a etapa do Reconhecimento

Agora, o indivíduo em questão tem ainda mais clareza do problema que possui. Aliás: nesta segunda etapa ele começa não só a reconhecer o problema, mas, também, a reconhecer que a sua empresa pode ajudá-lo.

Etapa 3: a etapa da Consideração

Aqui, avançando um pouco mais na jornada de compra, o possível futuro cliente já entende a solução que você oferece e, então, passa a considerar mais seriamente a contratação do seu produto ou serviço.

Etapa 4: a etapa da Decisão

É chegada, então, a etapa da compra em si. Porém, lembre-se que ela não deve ser a linha de chegada: o pós-venda também precisa estar presente nessa jornada.

IMPORTANTE: embora possa parecer, a jornada de compra do cliente não chega a ser sinônimo de funil de vendas. Ambos se complementam, mas possuem estruturas e conceitos diferentes. 

Leia também: Empresa de marketing digital: o que levar em consideração antes de contratar uma?

Porque é importante utilizar essa estratégia nas ações de marketing da sua empresa

Agora que você já entende mais sobre a jornada de compra, é provável que esteja se perguntando se de fato deve começar a trabalhá-la em suas ações de marketing.

Bem… Obviamente, todo gestor ou dono de um negócio tem total liberdade de agir como desejar, podendo apenas seguir orientações e dicas, e não obrigatoriedades.

Assim sendo, caso esteja aberto a dicas, siga a nossa e escolha, sim, adotar a estratégia de conhecer a jornada de compra de sua persona. Afinal, por meio disso você irá colher benefícios como:

  • Maior proximidade com futuros clientes;
  • Maiores chances de conversão, uma vez que as ações de marketing estarão alinhadas;
  • Melhores dados para análise, permitindo ações cada vez mais refinadas.

Trata-se do tipo de coisa que vale a pena tentar, não é mesmo?

Dicas de como começar a trabalhar a jornada de compra de forma estratégica

Saber como começar a trabalhar essa temática dentro de um negócio pode realmente parecer complicado. Mas, ao seguir algumas dicas também nesse sentido, você estará muito à frente da sua concorrência, e bem mais perto do crescimento nas vendas.

Algumas dessas dicas incluem:

Estudar seu negócio

O foco deste estudo precisa estar em identificar quais são as oportunidades e as soluções que a sua empresa realmente é capaz de oferecer.

Paralelo a isso, você e sua equipe também precisarão estudar quais são as dores e as situações específicas que podem levar a persona a fazer uma compra.

Se comunicar de forma estratégica

É preciso se comunicar com seu público no local onde ele está, e utilizando os conteúdos que ele costuma consumir.

Vídeos no Youtube, artigos em blog, conteúdo diversificado no Instagram… Entenda o cliente e entenderá quais desses conteúdos ele consome.

Entender que cada etapa da jornada de compra exige uma abordagem

Lembra que, nos tópicos acima, mencionamos que na etapa 1 da jornada é importante oferecer conteúdos relevantes, mas sem “ficar se vendendo”?

Pois bem… É exatamente esse tipo de estratégia que você deverá ter em mente.

Não se esqueça da importância do site dentro desse contexto

Você ainda ficou com dúvidas sobre a jornada de compra e a imensa importância dela para os resultados da sua empresa?

Se sim nós, da Site Bem Feito, podemos te ajudar, principalmente no que diz respeito à criação de um site profissional que tenha tudo para impactar os visitantes que estiverem em qualquer uma das 4 etapas.

Páginas bem construídas e informações realmente relevantes e estratégicas são exemplos do que entregamos para as empresas que confiam no nosso profissionalismo. Isso sem citar a criação de um blog cujo objetivo é reunir os conteúdos que serão de imensa importância na hora de ajudar a persona a seguir pela jornada, até chegar na etapa da compra propriamente dita.

E então: vamos agendar uma conversa, sem nenhum tipo de compromisso?

Lembrando que, ao nos escolher, você não precisará se preocupar com nenhum detalhe em relação ao seu novo site: basta nos fornecer algumas informações básicas e o resto é com a gente.

A segurança, a manutenção e a hospedagem, por exemplo, são feitas pelo nosso time.

Aproveite e fale com a Site Bem Feito pelo WhatsApp agora mesmo, para obter mais informações sobre como nossos serviços irão te ajudar a fortalecer sua marca na internet de forma totalmente estratégica.

Acredite: ter uma parceria desse tipo realmente faz toda a diferença!

Postagens relacionadas
Marketing Digital

Empresa de marketing digital: o que levar em consideração antes de contratar uma?

6 min de leitura
Atualmente, quem decide ter um negócio inevitavelmente precisa estar na internet, a fim de conquistar um público maior e, consequentemente, conseguir lucrar…
Marketing Digital

Comprar seguidores: 7 riscos e como construir uma comunidade real

5 min de leitura
O número de seguidores nas redes sociais pode se tornar uma obsessão para muitos empresários, que acabam recorrendo à comprar seguidores no…
Marketing Digital

O que é jornada do cliente? Saiba tudo aqui!

4 min de leitura
A partir do momento em que decidiu empreender, você provavelmente percebeu que precisa utilizar a internet a seu favor, mesmo que tenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *