Empreendedorismo

ChatGPT: Conheça a mais nova inteligência Artificial que pode ajudar na sua empresa

4 min de leitura

Qualquer pessoa que tenha uma empresa, atualmente, precisa estar por dentro de tudo que possa influenciar seu crescimento. E, diante do cenário atual, isso significa, entre outras coisas, acompanhar o que for possível a respeito da inteligência artificial e, também, no que diz respeito ao já famoso ChatGPT, que atualmente é um dos frutos de maior destaque dessa tecnologia impressionante.

Inclusive, mesmo este sendo um dos assuntos que mais estiveram em alta nos últimos tempos, há quem ainda não saiba o suficiente sobre ele, e é por isso que este artigo foi criado.

Por meio dele você conseguirá ter uma visão muito mais clara sobre o ChatGPT, a fim de poder usá-lo a favor do crescimento do seu negócio. 

O que é o ChatGPT, afinal

Para muitas pessoas, o ChatGPT parece ser o início de uma grande ameaça, no que diz respeito aos empregos voltados à produção de texto.

Se você tem uma agência de marketing digital, por exemplo, é muito provável que tenha visto seus redatores com receio de serem substituídos um dia, por uma ferramenta que é capaz de criar textos consideravelmente bons em questão de segundos, embora ainda precise ser mais aprimorada.

Mas, não é bem assim que as coisas funcionam e irão funcionar…

Explicando da forma mais simples possível, o ChatGPT é um produto de inteligência artificial, que foi criado pelo laboratório OpenAI, sendo desenvolvido com o intuito de conseguir simular a linguagem humana.

Inclusive, foi justamente essa linguagem que foi utilizada no “treinamento” da ferramenta, a fim de que ela tivesse para si mesma um banco de dados enorme, com base no qual consegue gerar respostas rápidas e inteligentes para os mais diversos questionamentos.

Porém, engana-se quem acredita que o ChatGPT existe somente para responder perguntas e criar textos.

A ferramenta, de fato, é capaz de fazer isso muito bem, não sendo à toa que, também, os jornalistas tenham se sentido ameaçados. Mas ela vai um pouquinho além.

Você sabia, por exemplo, que ela pode atuar na programação, encontrando erros em códigos e até mesmo criando códigos inteiros totalmente do zero?

É, de fato, impressionante!

Como funciona esta inteligência artificial

O uso do ChatGPT definitivamente não poderia ser mais simples, lembrando que esta inteligência artificial tem seu próprio site (www.chat.openai.com) e também seu próprio aplicativo, embora o app em si, por enquanto, esteja disponível somente para os aparelhos celulares do sistema iOS. Ou seja: somente quem tem um iPhone consegue baixar.

Independentemente de qual dos dois canais escolha, o usuário deverá utilizar uma conta pessoal, como a do Google ou a da Apple, para logar e, então, já poderá dar os comandos que quiser para a ferramenta.

Na base da tela existe um campo criado especificamente para a inserção destes comandos, lembrando que, para que eles funcionem de forma correta, a ordem deverá ser a mais detalhada possível.

Aqui, por sinal, vale frisar que o ChatGPT, embora seja um ferramenta tecnológica, praticamente segue a máxima de que errar é humano, e vez ou outra dá respostas que não são muito precisas.

Entre todas as coisas que o usuário pode solicitar, podemos citar:

  • A criação de resumos e artigos;
  • Revisões e traduções textuais;
  • A criação de letras de músicas e poesias;
  • A criação de textos de ficção;
  • A construção de códigos de programação.

Eis um exemplo abstrato de comando que você pode dar à ferramenta, caso queira testá-la como auxílio na hora de criar anúncios para um cliente que tenha um restaurante mineiro:

Atue como copywriter criando anúncios eficazes para promover um restaurante de comida mineira. Desenvolva frases impactantes que tenham no máximo 30 caracteres cada”.

É claro que, para que os resultados sejam ainda mais eficazes, também é importante especificar o público-alvo a ser atingido e os canais de veiculação, por exemplo. Mas, com base na frase acima, já é possível que você tenha uma noção do tipo de finalidade que pode dar ao ChatGPT.

Os benefícios do ChatGPT no que diz respeito às vendas

Um grande ponto positivo em relação a esta ferramenta é que seu uso é ilimitado.

Você sempre poderá dar diversos comandos e pedir infinitas vezes que o ChatGPT refine as respostas que der, entre outras coisas.

E isso, definitivamente, é ótimo até mesmo para as vendas do seu negócio.

Sabia que até mesmo a parte mais “chatinha”, que merece atenção antes da venda em si, pode ser mais ágil com esta ferramenta?

Na hora de ter acesso a dados de pesquisas de mercado, por exemplo, você provavelmente terá uma resposta concreta ao seu alcance.

Tem dúvidas sobre o que colocar em um contrato voltado para um serviço específico que sua empresa vende?

É só usar o ChatGPT para obter uma elaboração.

Precisa ter uma ideia que seja boa o suficiente, no que diz respeito a um problema pontual com seus produtos ou serviços, ou mesmo que diga respeito à operação do seu negócio de modo geral?

Bem… Com o ChatGPT, você não precisa necessariamente reunir sua equipe para ficar horas fazendo um brainstorm: basta fazer a solicitação da forma correta e a ferramenta entrega o que você precisa. Ou pelo menos, te dá uma grande “luz” a respeito.

Isso, claro, sem citar o auxílio com a criação de e-mails de vendas ou mesmo de conteúdos gerais, como blogs posts e legendas para redes sociais, que tenham o intuito de gerar mais leads.

Vale a pena ter um pouco de atenção

É realmente surpreendente como o ChatGPT pode facilitar a rotina de qualquer empresa. E até mesmo estudantes têm usado a ferramenta como forma de aprender mais (e mais rápido) sobre determinado assunto.

Porém, é muito importante frisar que todo e qualquer texto gerado por esta inteligência artificial deve ser cuidadosamente revisado. Afinal, deslizes podem acontecer.

E então, gostou de aprender mais sobre este assunto que tem dado o que falar nas últimas semanas?

Não deixe de, agora mesmo, acessar outros conteúdos voltados para temas que irão te ajudar a fazer seu negócio crescer cada vez mais: visite o blog da Site Bem Feito, e boa leitura!

Postagens relacionadas
Empreendedorismo

5 estratégias de vendas que são essenciais para alavancar seu sucesso na web

5 min de leitura
Independentemente de qual seja o negócio que você já tenha ou queira ter, precisará mantê-lo presente também na internet, a fim de…
EmpreendedorismoGestão Empresarial

Black Friday: Saiba como preparar sua empresa

4 min de leitura
Já muito famosa no Brasil, a Black Friday está muito perto de acontecer, e quanto antes as empresas começarem a se preparar…
Empreendedorismo

Como Fazer Renda Extra na Internet?

13 min de leitura
Em dúvida sobre como fazer renda extra na internet? Veja aqui um guia com 10 atividades e 12 profissões que rendem dinheiro…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *