Otimização SEO

Como Aparecer na Primeira Página do Google?

4 Mins leu

Pode acreditar, saber como aparecer na primeira página do Google fará toda diferença para seu negócio.

Mas como? Essa é a pergunta mais importante e que pretendemos responder. Se é isso que está buscando, continue lendo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, o uso do recurso de busca “perto de mim” aumentou 34 vezes.

A pesquisa revela ainda, que 80% dessas buscas foram feitas por smartphones.

Enquanto 94% dos consumidores pesquisaram sobre lojas próximas à sua localização, 51% realmente visitaram a loja. E apenas 29% realizaram uma compra, de acordo com o site Think With Google.

Olhando essas estatísticas e entendendo um pouco mais a fundo o novo comportamento dos consumidores, a constatação que se faz é que os meios digitais não somente fomentam o os negócios online, como também levam mais consumidores para as lojas.

Por outro lado, o principal objetivo de toda empresa ao criar um site é ser encontrada, receber visitas do seu público, e obter mais um canal de vendas.

Claro que pode haver algum tipo de empresa que pretenda apenas marcar território, adequar-se às tendências do mercado ou simplesmente dizer aos seus clientes que possui um endereço virtual.

De qualquer forma, não resta dúvida que nos dias de hoje, ter um site otimizado para o Google tornou-se fundamental para seu negócio.

Como as pessoas encontram seu site

Hoje em dia, a maioria das pessoas dificilmente digita um endereço de um site por completo, simplesmente na barra de endereços do navegador ao digitar Site Bem Feito por exemplo.

O buscador que está configurado neste navegador faz o resto do serviço ao buscar o site da SBF, trazendo os resultados ou mesmo complementando a digitação com o endereço completo do site, daí é só clicar e entrar na página.

Aparecer na primeira página do Google impacta seu negócio

Para começar, o Google é de longe a maior ferramenta de buscas do mundo.

Atualmente no Brasil cerca de 87% dos internautas utilizam a internet para pesquisar produtos e serviços. 71% dos usuários acreditam que as marcas líderes estão no topo dos resultados da busca.

Por isso, ter o seu site na primeira página de respostas do Google pode ser um grande diferencial para o seu negócio, trazendo mais visitas orgânicas e a possibilidade de um aumento significativo nas vendas.

Quais as formas do meu site aparecer na primeira página

Existem duas formas de se aparecer na primeira página de resultados de buscas do Google:

  • A forma Orgânica > (Sem anúncios pagos)
  • A forma Paga > (Através de anúncios pagos na ferramenta Google Ads)

Aparecendo no Google de forma orgânica

Podemos dizer que a forma orgânica é a maneira gratuita, pois envolve a boa utilização de técnicas de SEO (otimização), Keywords (palavras-chave) e conteúdos de boa qualidade.

Essas práticas por si só garantem, via de regra, posicionar algumas páginas do seu site nos primeiros lugares da busca.

Neste caso, é vital ter uma equipe de marketing digital ou uma empresa especializada, para garantir que todo esse processo orgânico funcione.

Vantagens e desvantagens da forma orgânica

Se seu site é ranqueado (colocado nas primeiras posições) no Google através de boas práticas de SEO, estudo de palavras-chave e geração de conteúdo, tornando suas páginas mais relevantes para seu público, obviamente há uma grande probabilidade de não apenas ser achado, mas também obter conversões e vendas, e o melhor, sem custos adicionais com anúncios.

A desvantagem é a necessidade da contratação de um profissional ou empresa preparada para lhe prestar esse serviço mensalmente.

Anunciando no Google Adwords

Esta forma, na verdade, é paga. Também chamada de “Links patrocinados”.

É onde você paga para o Google inserir o seu anúncio nas primeiras páginas. Aqui não tem segredo, pagou, o anúncio aparece conforme o contratado.

Mas ainda sim terá que aprender as regras e criar uma boa estratégia para obter resultados satisfatórios ou pagar para uma empresa criar esse anúncio para você.

Vantagens e desvantagens da forma paga

A vantagem, neste caso, é que mesmo que não se tenha a utilização do SEO, o seu link irá aparecer nas primeiras páginas por um período.

Entretanto, a desvantagem é que quando o valor “pré-pago” do anúncio acabar, automaticamente sua página volta para a posição original, até que você pague de novo.

Por isso, essa modalidade é recomendada especificamente para aproveitar a atividade dos consumidores em campanhas sazonais e rápidas, onde a busca natural não ajudaria muito, principalmente para palavras momentâneas da moda.

Então, qual forma devo utilizar, a paga ou a gratuita ?

Recomendamos que, se possível, sejam trabalhadas as duas formas, para melhor aproveitamento dessa estratégia de marketing digital.

Isso significa, anunciar no Google Ads apenas páginas estratégicas, que não tenha conseguido ranquear de modo orgânico ou campanhas sazonais.

Ou seja, acima de tudo, seu site precisa ser relevante para seu público e ser encontrável para as pessoas que buscam seus serviços.

Para isso, contrate uma empresa que entenda de SEO e esteja preparada para cuidar disso para você.

Mas também, coloque algumas páginas do seu site na forma paga e teste o engajamento do público.

O bom do marketing digital é que não existe uma única forma de conseguir bons resultados.

Isso ainda não te convenceu?

Agora, se o fato de 87% de internautas utilizarem o Google como buscador não for suficiente, a informação de que já possuímos mais de 105 milhões de brasileiros conectados a internet, talvez consiga mensurar a importância da sua marca aparecer nas primeiras páginas do Google.

Faça agora uma avaliação do desempenho do seu site!

Análise de site gratuita

Postagens relacionadas
Otimização SEO

Como Publicar No Blog Em WordPress

3 Mins leu
Pelo menos 40% dos sites utilizam o WordPress! Então, se você quer investir no marketing digital da sua marca, que tal considerar um blog em WordPress?
Otimização SEO

SEO e SEM: Quais são as Principais Diferenças?

3 Mins leu
O mundo do marketing digital é cheio de siglas! Hoje, vamos falar de duas que são super importantes para qualquer estratégia: SEO x SEM.
Otimização SEO

Ranqueamento Orgânico de Site: Vale a Pena Investir Nesta Estratégia?

3 Mins leu
Um dos maiores desejos de todo negócio é aparecer nas primeiras posições do Google sem precisar pagar por isso, ou seja, conseguir um bom ranqueamento orgânico.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *