Otimização SEO

SEO e SEM: Quais são as Principais Diferenças?

3 Mins leu

Se você for novo no mundo do marketing digital, esteja preparado, pois ele é cheio de siglas! Hoje, vamos falar de duas que são super importantes para qualquer estratégia: SEO e SEM.

Neste artigo, um guia rápido e completo, você vai aprender a se orientar no universo digital, conhecer algumas orientações e qual técnica começar a trabalhar primeiro.

SEO e SEM: qual é a diferença?

Antes de tudo, precisamos entender o que são essas ferramentas e o que elas têm a ver com seu site. A maior diferença está na sua aplicação, através de conteúdo orgânico ou pago.

O que é SEO?

Principalmente no Google, quando você faz uma pesquisa, aparecem 2 tipos de resultado em SEO e SEM. São os orgânicos e os pagos, estes também conhecidos como anúncios.

O SEO é um conjunto de estratégias aplicadas ao site para garantir que ele aparecerá entre os orgânicos. Ou seja, ele otimiza o portal para que esteja entre os primeiros resultados de busca.

Resumidamente, o Search Engine Optimization é uma técnica orgânica para posicionamento de páginas a médio e longo prazo.

A ideia é conseguir preencher todos os pré-requisitos possíveis e relevantes para o bom posicionamento.

Por exemplo, o Google e outros buscadores usam uma “lista” que seus bots verificam ao escanear cada página. Mais de 200 fatores são avaliados para ter uma resposta simples: esta página trará o resultado esperado e uma boa experiência do visitante?

O SEO inclui várias táticas de criação de conteúdo, blog, estrutura do texto, entre outras.

O que é SEM?

Esta sigla em inglês significa Search Engine Marketing e também representa um conjunto de estratégias. Dividido em duas áreas, trabalhos pagos e orgânicos, tem como objetivo aumentar a visibilidade do site nos buscadores.

Por isso, SEO, suas técnicas orgânicas e uma variedade de trabalhos com mídia paga e anúncios fazem parte do SEM. Inclusive, sem um site bem otimizado de forma orgânica é bastante difícil conseguir resultados satisfatórios.

Qual é o melhor: SEO ou SEM?

Você quer saber em qual investir, não é mesmo? Infelizmente, não temos uma resposta direta de “um” ou “outro”.

Cada caso é um caso e SEO e SEM estão diretamente ligados. São dois lados da mesma moeda.

Quem quer trabalhar com anúncios pagos nas ferramentas de busca precisa de um site otimizado. Então, o que recomendamos é avaliar quais são suas prioridades no momento, como falaremos a seguir.

Quando usar SEO

Primeiramente, saiba: o SEO não é algo que você faz um dia e nunca mais precisa pensar. Essa técnica é contínua e sempre deve estar em evolução no seu portal. Por essa razão, sugerimos que comece com trabalhos de SEO especialmente em páginas que nunca o usaram.

O site é novo e aparece em pouquíssimas buscas orgânicas? Obviamente, vale a pena investir energia e aplicar o SEO, que vai ajudar muito quando começar suas estratégias pagas.

Quando usar SEM

Há 2 casos em que indicamos começar com um forte investimento em SEM: um site que já tem SEO forte e em andamento ou quem lançou um portal recentemente e quer resultados rápidos. Certamente, começar com um investimento alto em mídia paga vai ajudar a melhorar o tráfego rapidamente e trazer mais frutos.

Só tome cuidado, pois o SEM não é uma estratégia de longo prazo. Ele precisa de investimentos constantes para manter o posicionamento do site. Assim que você parar de pagar os boletos do Google Ads, o portal dependerá única e exclusivamente do SEO para se manter em boas posições nas buscas.

Por isso, recomendamos muito trabalhar com SEO e SEM como aliados. Manter seu site bem posicionado organicamente e na mídia paga é a melhor forma de conseguir vender mais online!

Postagens relacionadas
Otimização SEO

Como Publicar No Blog Em WordPress

3 Mins leu
Pelo menos 40% dos sites utilizam o WordPress! Então, se você quer investir no marketing digital da sua marca, que tal considerar um blog em WordPress?
Otimização SEO

Ranqueamento Orgânico de Site: Vale a Pena Investir Nesta Estratégia?

3 Mins leu
Um dos maiores desejos de todo negócio é aparecer nas primeiras posições do Google sem precisar pagar por isso, ou seja, conseguir um bom ranqueamento orgânico.
Otimização SEO

Marketing de Busca: O que é e Como Implementar

4 Mins leu
É necessário conhecê-lo antes de tentar posicionar a sua empresa na internet. Leia e saiba como você pode usá-lo a seu favor!
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *