Marketing Digital

6 Erros em marketing digital comuns entre iniciantes

3 min de leitura

Quando se inicia o trabalho em Marketing Digital, as empresas geralmente cometem vários erros em marketing digital que podem dificultar o retorno esperado com esse trabalho.

No entanto, empresas que evitam esses erros, começam a obter resultados bem mais rápido e  conseguem gerar leads na internet de forma bem mais efetiva. Neste artigo iremos apresentar os erros em Marketing Digital mais comuns e como evitá-los.

Erros em marketing digital comuns entre iniciantes

4 erros comuns em Marketing Digital

1 – Não utilizar palavras-chave no site

Um dos equívocos mais comuns aos iniciantes em Marketing Digital é a de não utilizar as palavras-chaves, ou seja, palavras que otimizam o site nos resultados de busca dos principais buscadores da internet.

Se você não souber anunciar sua empresa, ela não será achada!

Por exemplo, se você tem um negócio com vendas de automóveis, quantas vezes você utilizou o termo “venda de veículos” ou “venda de automóveis” em seus artigos? E a variação pode ser grande. Pesquise quais os termos do seu negócio mais procurados na internet e utilize-os com sabedoria.

Uma excelente ferramenta para pesquisa de palavras-chave é a sem rush.

2 – Não produzir conteúdo autoral

O Inbound Marketing só trará resultado se você produzir conteúdos de qualidade relevante ao seu público alvo.

Algumas empresas quando se iniciam no Marketing Digital, talvez por falta de experiência, produzem conteúdo com pouquíssima relevância ou com espaços longos entre um e outro, causando assim o desinteresse do público alvo, que acaba por procurar um outro site.

Produza conteúdos com qualidade e defina um período regular de publicação desses conteúdos (de preferência semanal ou quinzenal). Assim, o seu publico saberá quando esperar pela sua próxima publicação.

Nesse artigo sugerimos 6 motivos para sua empresa investir pesado em Marketing de Conteúdo.

3 – Não gerar leads através do site

Não adianta ter um site ou blog com bastante visitação, criar conteúdos e até mesmo links patrocinados se não houver conversão em leads.

É através dos leads que se obtém os dados suficientes para dar prosseguimento no relacionamento e conseguir uma venda.

Nos tempos atuais o ciclo de compras mudou. Se quiser saber melhor o que é e como gerar leads, clique aqui e leia este outro artigo da SBF.

4 – Não ter uma chamada para ação atrativa

A sua empresa realmente tem apresentado alguma oferta em uma landing page otimizada ou é apenas um “fale conosco” bonitinho? Saiba que não ter uma chamada para ação atrativa atrapalha demais seus resultados.

Por isso, apresente ofertas que suprem os desafios encontrados pelos seus clientes. Caso contrário não surtirá o efeito desejado. Apenas um botão “fale conosco” terá um efeito muito passivo num mercado dinamicamente competitivo.

Veja nesse artigo como desenvolver uma boa landing page e elabore boas ofertas.

5 – Não ter call to action estratégicos em seu site

Pequenos detalhes que fazem toda diferença. Por isso, seu site precisa de um ou mais Call to Action para aumentar a possibilidade de conversão em seu site.

A dica aqui é oferecer algo que entregue real valor para quem clica. É muito comum ver call to action que não levam a uma boa landing page e pior, não levam a uma oferta que seja relevante para o público-alvo. Então, pense com carinho no que vai oferecer para atrair seu público.

Veja essas 5 dicas para seus call to action serem clicados.

6 – Não saber de onde provêm seus clientes

Esta aqui é bem comum também aos iniciantes em Marketing Digital. Não saber de onde os seus clientes estão vindo, de quais canais se tem obtido os melhores retornos.

Você sabe dizer se são através dos emails? dos links? das palavras-chave? ou das mídias sociais?

Saber esta resposta ajuda no processo de melhoria contínua e focar em manter o que já está bom e melhorar onde não se tem obtido o resultado esperado.

Com isso, sabendo por exemplo que o seu público alvo tem forte presença nas mídias sociais o seu esforço maior será nela, contudo irá melhorar e atuar estrategicamente em outros canais.

A melhor maneira pra saber de onde vem as visitas do seu site é ter o Google Analytics instalado nele.

Corrija os erros em marketing digital

Agora que você já sabe os erros em Marketing Digital que os iniciantes mais comentem e que podem estar minando os seus esforços, que tal começar agora atento a todas estas dicas?

Além disso, se quiser conversar gratuitamente com um de nosso especialistas, a Site Bem Feito pode te ajudar nesse desafio! Basta entrar em contato conosco através do nosso website.

E se quiser saber mais sobre marketing digital, baixe nosso e-book Marketing Digital Passo a Passo para Iniciantes.

Aproveite para baixar nosso e-book gratuito!

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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