Marketing Digital

Como gerar leads: 4 canais indispensáveis

4 min de leitura

Para conquistar novos clientes no marketing digital, é super importante saber como gerar leads. Afinal, essa é a estratégia que vai te ajudar a criar oportunidades de negócio para sua empresa.

No entanto, você precisa conhecer os diferentes canais disponíveis para alcançar seu público. Continue lendo para saber mais.

Aprenda como gerar leads para cada canal de marketing digital

como gerar leads

No marketing digital, há diversas formas de divulgar sua marca e garantir uma aproximação maior com a audiência. Só que você precisa definir planos para obter bons resultados.

Por isso, conheça melhor os principais canais e como eles ajudam a garantir leads.

1 – Tenha um Blog

Este é um canal de marketing muito utilizado pelas organizações principalmente para relacionamento e geração de tráfego. Isso porque permite que você divulgue um conteúdo mais aprofundado sobre o setor de atuação.

Mas para que você colha bons frutos, o material deve oferecer informações relevantes e interessantes para seu público. Inclusive, precisa ter uma relação com seu produto ou serviço, mesmo que minimamente.

Sua missão é despertar o interesse do público e levá-lo a uma ação, não é mesmo?

Enfim, como gerar leads através do blog? Este canal tem diversas opções para te ajudar.

Assinatura de newsletter

Provavelmente, se o visitante chegou até seu blog é porque tem interesse por aquele assunto. Então, que tal oferecer uma assinatura para que ele receba novos conteúdos por e-mail? Assim, ele criará uma aproximação com sua marca.

Banner

Este é um dos melhores exemplos de como gerar leads pelo blog. Isso porque direciona o usuário para uma landing page através do apelo visual.

No entanto, ele precisa fazer parte do contexto e estar bem posicionado para chamar a atenção do leitor e levá-lo a clicar.

Links internos

Também podem ser muito efetivos na geração de leads quando inseridos dentro de um texto. Por exemplo, eles permitem que você indique ao leitor outros assuntos relacionados ao tema principal.

Além de aumentar as chances de conversão, essa estratégia também faz o usuário passar mais tempo consumindo seu conteúdo.

Formulários

Assim como a newsletter, um formulário pode ser uma excelente maneira de gerar leads. Uma vez que facilita o processo de contato do usuário com a marca, pode garantir bons resultados em conversões.

Inclusive, você pode apostar em diferentes tipos de formulários. Por exemplo, um de download de materiais ou de contato. Tudo dependerá do contexto do seu conteúdo e da sua estratégia, ok?

Chatbot

Sabe aquela janela de conversa que aparece quando você abre a página de um site? É essa ferramenta. Normalmente, já surge com uma mensagem, dando início a um possível diálogo.

Com uma sequência de perguntas e alternativas, você pode configurar um chatbot para tirar as principais dúvidas do usuário com praticidade. Além disso, permite que o usuário entre em contato com sua equipe com algumas dúvidas já esclarecidas.

2 – Utilize suas Redes sociais

Também são ótimas formas de como gerar leads para sua empresa, pois possibilitam uma relação muito mais próxima entre marca e consumidor.

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre algumas delas.

Facebook

Uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook funciona como uma grande vitrine virtual para seus produtos e serviços. Aliás, é uma excelente ferramenta para marcar presença em grupos com assuntos relacionados ao seu setor de atuação.

Por fim, ele tem uma ferramenta para criar e veicular anúncios segmentados, o Facebook Ads. Com ela, você pode direcionar o conteúdo para um público específico e divulgar blogs e landing pages para aumentar as conversões.

Instagram

O Instagram é uma excelente ferramenta para reconhecimento e presença de marca. Lá, você pode compartilhar diversos tipos de conteúdo relacionados à empresa e apostar nas hashtags para alcançar mais usuários.

Além disso, você pode impulsionar os posts e criar anúncios para diferentes segmentações. Como o Facebook, é uma ótima forma de levar o usuário à conversão através de blogs e landing pages.

Linkedin

Voltada para o ambiente corporativo, pode ser um ótimo canal para conteúdos institucionais. Nela, você pode apostar em um perfil pessoal e se tornar referência no setor. Por outro lado, pode criar uma página da sua empresa, focada exclusivamente no seu negócio.

Assim como o Facebook, o Linkedin tem uma plataforma para criação e veiculação de anúncios para um público selecionado. Ela é conhecida como Linkedin Ads.

3 – Faça nutrição de leads com e-mail marketing

Este é outro bom exemplo de como gerar leads. Com ele, a empresa informa sobre eventos, promoções, novos produtos e serviços para uma lista mais segmentada de contatos.

Além disso, é um ótimo canal para divulgar novos conteúdos publicados no blog, landing pages e materiais ricos que ajudam na conversão.

4 – Explore o poder do marketing de conteúdo e SEO

O marketing de conteúdo é a base para uma boa comunicação no marketing digital. É ele que possibilita desenvolver e distribuir o conteúdo de interesse para o público certo.

Aliado ao conteúdo, criar um site e fazer SEO de qualidade ajudará a atingir as melhores posições nos mecanismos de busca. Por isso, tenha sempre em mente que seu conteúdo precisa ser pensado para garantir uma boa experiência para o usuário, ok?

E aí, entendeu como gerar leads através dos diferentes canais do marketing digital?

Ferramenta plano de negócios no canvas

Postagens relacionadas
Marketing Digital

Jornada de compra: o que é e qual a importância para ter sucesso nas vendas?

4 min de leitura
Gerir uma empresa, de qualquer nicho que seja, demanda conhecimentos (mesmo que básicos) sobre inúmeros assuntos. E um deles é a jornada…
Marketing Digital

Empresa de marketing digital: o que levar em consideração antes de contratar uma?

6 min de leitura
Atualmente, quem decide ter um negócio inevitavelmente precisa estar na internet, a fim de conquistar um público maior e, consequentemente, conseguir lucrar…
Marketing Digital

Comprar seguidores: 7 riscos e como construir uma comunidade real

5 min de leitura
O número de seguidores nas redes sociais pode se tornar uma obsessão para muitos empresários, que acabam recorrendo à comprar seguidores no…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *