O que são Links Internos e Externos e qual a sua importância para o SEO

O que são Links Internos e Externos

Neste artigo vamos abordar os termos links internos e externos e como eles são importantes para o SEO do seu site.

Tratando-se de Inbound Marketing, assim como outras diversas técnicas/ferramentas já abordadas anteriormente aqui na Site Bem Feito, é de vital importância a compreensão destes dois termos.

Isso porque, links internos e externos são ferramentas, que se bem utilizadas, contribuem consideravelmente para o aumento de visitas e classificação do seu site ou blog.

Se você quiser entender um pouco mais sobre SEO clique neste link interno onde falamos sobre isso em um outro artigo.

Veja como Isso funciona na prática

Links internos são páginas que apontam para outras páginas do seu próprio site, ou seja, do seu próprio domínio.

Como por exemplo o link utilizado no começo do texto, sugerindo que você clicasse nele para um melhor entendimento sobre SEO.

Então, se esse link fosse clicado, você seria automaticamente direcionado para uma outra página dentro desse website, onde temos mais um artigo falando sobre SEO.

Qual a importância desses Links Internos para o posicionamento do seu site na busca?

Eles tem relação direta com o funcionamento do algoritmo de buscas do Google.

Quando os robôs do Google visitam esta página que você está lendo, por exemplo, ele precisa ler seu conteúdo e analisar diversos fatores, principalmente os que dizem respeito a relevância do conteúdo, afim de classificar essa página como digna ou não dos primeiros lugares.

O Google dá tanta importância a essa questão da relevância de um conteúdo porque a principal filosofia da empresa é entregar a melhor experiência aos seus usuários, garantindo as melhores respostas para os buscadores.

Por isso, se ao invés de utilizarmos um link apontando para a página de SEO como fizemos, apenas comentássemos de uma outra página nossa sobre o assunto, os robôs do Google não teriam como encontrar esta página “linkada” e com isso não conseguiriam considerar essa informação como item de apoio ao argumento do artigo e isso também influencia na classificação, pois a utilização de Links Internos permite uma melhor navegação para os usuários, indicando os conteúdos de maior relevância relacionados e também os preferidos do público.

Qual a importância dos Links Externos?

Os links externos são os links de páginas que apontam para outras páginas fora do seu site. Ou seja, para outro site.

Geralmente, são links de páginas de parceiros ou que contenham outros conteúdos de qualidade relevantes para os seus leitores.

Mas também, podem ser referências reais de conteúdos de qualidade sobre o tema abordado.

A utilização de links externos, tem duas principais vantagens.

A primeira, é a de indicar conteúdo de qualidade para os seus leitores e com isso agregar valor as informações.

A segunda, é que esta prática de links externos tem muito valor para o Google, tanto quando o seu site aponte links externos como também quando o seu site é indicado por links em outros sites.

Para o SEO, quanto mais essa utilização de links externos ocorrem, melhor a sua posição no ranqueamento.

Mas, claro que esse nao é o único critério, já que o Google utiliza centenas de requisitos para avaliar a página de um site.

Agora que compreendeu o significado e a importância de links externos e externos, lembre-se de utilizá-los em seu website.

Peça um diagnóstico gratuito do desempenho do seu site!

Nós te mostramos como!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários em “O que são Links Internos e Externos e qual a sua importância para o SEO”

  1. Pingback: SEO: como melhorar o posicionamento no Google | Agência Site Bem Feito

  2. Pingback: SEO: como melhorar o posicionamento do meu site no Google – Site Bem Feito

  3. Pingback: Como ranquear meu site no Google: 4 dicas de SEO – Sales New | Blog de Vendas e Inbound Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *