fbpx

O que é Branding? Conheça de uma vez por todas essa estratégia!

branding

Branding é uma estratégia da gestão empresarial que possibilita grandes benefícios para as organizações, sendo ela fundamental para uma boa manutenção de uma marca.

O que é Branding?

O Branding, também chamado de brand management, é o trabalho de gestão de uma marca para que ela se torne mais conhecida, de forma positiva, pelo seu público-alvo.

Além disso, esse trabalho de gestão envolverá tarefas relativas ao propósito da empresa e ao posicionamento da marca, ou seja, está ligada diretamente com a sua competitividade.

Qual é importância do Branding?

O branding é importante para que o seu produto tenha um diferencial, facilmente, reconhecível, em relação a seus concorrentes. Ou seja, sua maior importância se dá no aspecto da competitividade, englobando a conquista e a fidelização de clientes.

Onde aplicar o conceito de Branding?

O conceito Branding pode ser aplicado em diversas áreas dentro das organizações, passando pelo tipo de serviço que você presta, pelo tratamento diferenciado a seus clientes ou através de um pós-venda marcante.

Análise de experiências do seu público-alvo

Para que o Branding da sua empresa seja feito de forma eficiente, é necessário elaborar uma análise acerca das necessidades do seu público-alvo.

Em outras palavras, aquilo que o seu cliente precisa, mas ainda não se deu conta.

Principais diferenças entre Branding e Posicionamento de Marca

Uma marca é constituída de quatro componentes básicos. São eles: propósito, promessa, atributos e posicionamento.

  • Propósito

O propósito da marca é o que te fez criar a sua empresa, em primeiro lugar. Ele precisa estar bem claro para você.

E, caso você se esqueça, deve voltar ao início, para resgatá-lo. Muitas vezes, o propósito é usado como slogan de uma marca.

  • Promessa

A promessa é quase um manifesto da marca. É um compromisso seu com seus clientes. A promessa é o que é apresentado, oficialmente, pela marca, para tornar-se mais sólido que o propósito.

  • Atributos

Os atributos da marca são as características únicas da sua marca. Eles são o diferencial mais visível para os seus clientes. Em resumo, são os valores da empresa, dos quais ninguém abre mão.

  • Posicionamento

O posicionamento é um dos pontos mais importantes quando falamos de uma marca. É como você cria uma imagem acerca de si próprio.

Essa imagem definirá como os seus clientes notarão seus produtos ou serviços, como também, o quanto do mercado você irá preencher.

Como é Possível Fazer um Branding Para o Seu Negócio?

Veja abaixo algumas ações de Branding que você pode implementar na sua empresa:

  • Construção de marca

Se a sua empresa não possui uma marca que transmite os seus valores, mude-a. Ou construa uma, caso ainda não tenha. Essa é a primeira coisa a se fazer.

  • Ponto de Venda

É aqui que seus clientes entrarão em contato com a sua empresa. Não precisa, necessariamente, ser uma loja própria ou física. Isso dependerá do seu produto ou serviço.

  • Marketing de conteúdo

Quando você oferta conteúdo com valor, o seu público tende a ficar mais envolvido e a ter uma imagem muito mais positiva da sua empresa e da sua marca.

  • Redes sociais

Vale a pena, sem sombras de dúvidas, construir uma imagem de sua empresa e marcada consolidada em todas ou nas mais populares redes sociais.

  • Marketing Promocional

As promoções têm o objetivo de alavancar as suas vendas através de pequenos benefícios oferecidos a seus clientes.

  • Marketing de experiência

As ações de marketing de experiência visam despertar sensações no consumidor, tirando-os da zona de conforto.

  • Endomarketing

Essa é a parte do Branding que envolve o seu público interno. Isso pois você precisa que seus colaboradores estejam alinhados com os seus valores para que o negócio funcione como um todo.

Dica Para Criar Uma Gestão de Marca Para Sua Empresa

Para criar uma ótima estratégia de Branding, é preciso estar atento para as 4 características do mundo atual. Ele é:

  • volátil;
  • incerto;
  • complexo;
  • linear.

Logo, para atender seus clientes, é necessário estar sempre atento às mudanças.

Grande exemplo de Branding e gestão de marca em empresas

Um grande caso de sucesso em relação ao bom funcionamento de uma marca através do Branding, é o da Coca-Cola que, com seu slogan Abra a Felicidade, aposta na positividade.

E essa campanha é ainda mais reforçada no Natal. Além disso, a marca também patrocina grandes eventos, como as Olimpíadas.

Assim, vemos todo dia, a marca Coca-Cola associada a valores positivos.

Conclusão

Dessa forma, percebe-se que, um trabalho de Branding bem-feito, é o que diferencia uma empresa diante a milhares de outras, bem como, das outras principais concorrentes.

Em conclusão, é através do Branding, que conseguimos verdadeiros divulgadores da marca e da empresa, em vez de apenas simples consumidores.

BrandingEmpreendedorismoGestão Empresarial

Dennis BarretoAuthor posts

Dennis Barreto é Cofundador da Site Bem Feito, Agência Digital em São Paulo focada em pequenas e médias empresas. Formado em Marketing. Possui vasta experiência em Vendas B2B e é especialista em Inbound Marketing certificado pela Resultados Digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *