Web Analytics

Taxa de rejeição e 5 dicas para reduzi-la

5 min de leitura

A taxa de rejeição de um site é um dos principais indicadores de desempenho que os proprietários e gerentes de site precisam monitorar regularmente. Este indicador informa a porcentagem de pessoas que entram no seu site e saem sem acessar nenhuma outra página.

É essencial compreender a taxa de rejeição do seu site, pois ela dá uma visão geral de como o seu conteúdo é recebido pelos usuários. Ou seja, através dela, você conseguirá saber se seu site está bem elaborado e se está engajando seu público-alvo.

O Google Analytics oferece diversas ferramentas para que você possa acompanhar a taxa de rejeição para o seu site. Neste artigo, exploraremos em detalhes o que é a taxa de rejeição do Google Analytics e como medi-la. Também forneceremos algumas dicas importantes para reduzir sua taxa de rejeição.

O que é taxa de rejeição?

taxa de rejeição

A taxa de rejeição, também conhecida como Bounce Rate, é uma métrica do Google Analytics que se refere à porcentagem de pessoas que entram no seu site e saem sem acessar outras páginas. É o indicador que mede o quanto o conteúdo do seu site está interessando os usuários.

Se a taxa de rejeição é alta, significa que o conteúdo não está interessando os usuários. Mas se é baixa, então significa que seu conteúdo está interessando os usuários e eles estão encontrando o que eles precisam ou desejam no seu site.

Por exemplo, se sua empresa possui um site de advocacia e seus visitantes estão deixando seu site, é bem provavel que tenha poucos orçamentos e ligações chegando para você. Entretanto, se possui uma loja virtual do ramo de autopeças, com certeza suas vendas online irão cair consideravelmente.

Percebeu o quanto é importante saber o que é a taxa de rejeição de um site?

Como medir a taxa de rejeição de um site?

A taxa de rejeição é uma métrica importante que mede o número de visitantes que saem de um site sem realizar nenhuma ação. Ela pode ser calculada dividindo o número total de visitas pelo número de visitas que resultaram em uma conversão.

Ela pode variar muito dependendo do tipo de site e ou segmento de negócio, mas geralmente é considerada baixa quando fica abaixo de 40%.

Você também pode ver a taxa de rejeição de cada uma das páginas individualmente, para ver quais páginas estão sendo rejeitadas ou por tipo de dispositivo, por localização e por referência para entender melhor de onde está vindo o tráfego que está rejeitando o seu site.

5 Dicas para reduzir a taxa de rejeição

taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica importante para monitorar, pois ela revela o quão interessantes os usuários estão achando o seu conteúdo. Aqui estão algumas dicas para reduzir a taxa de rejeição do seu site:

1. Ofereça conteúdo de alta qualidade

Certifique-se de que o seu conteúdo é interessante, informativo e relevante. Os usuários não vão querer um ler conteúdo que seja realmente útil para eles.

Isso inclui textos bem escritos, imagens de alta resolução e vídeos interessantes. Tudo isso fará com que os visitantes permaneçam mais tempo em seu site, o que pode converter em mais leads e vendas.

2 – Inclua links internos e externos em seu site

A inclusão de links internos e externos em uma página do site ou artigo pode ter um impacto positivo na taxa de rejeição. Primeiramente porque, os links internos direcionam os usuários para outras páginas dentro do seu próprio site.

Assim, eles são úteis para fornecer informações adicionais relacionadas ao tópico em questão e manter os usuários engajados. Por exemplo, se um leitor encontrar um link interno relevante, ele pode clicar para obter mais informações, o que diminui a probabilidade de deixar o site imediatamente (rejeição).

Além disso, os links internos também ajudam a melhorar a navegabilidade do seu site e a distribuição de autoridade entre as páginas.

De forma semelhante, incluir links para outras páginas da web, especialmente aquelas de alta qualidade e relevância para o conteúdo do seu artigo, pode ajudar a reduzir a taxa de rejeição.

Isso acontece, ao encontrar links externos úteis e interessantes, os usuário são mais propensos a explorar esses links, permanecendo mais tempo no seu site.

Além disso, os mecanismos de busca também valorizam os links externos relevantes, o que pode melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisa.

3. Crie páginas específicas relevantes para cada página de destino

Crie páginas de destino que sejam relevantes para cada página do seu site. Assim, você pode direcionar os usuários exatamente para onde eles precisam ir.

Uma boa maneira de fazer isso é pensar nas palavras-chave que as pessoas usariam para encontrar a sua página. Depois, basta criar um conteúdo rico e informativo que atenda às necessidades dessas pessoas.

4. Use recursos visuais

Os recursos visuais são cada vez mais importantes em um site. Eles ajudam a chamar a atenção do usuário e a transmitir as informações de maneira mais clara e precisa.

Além disso, os elementos visuais também tornam o site mais interessante e atraente, o que pode fazer com que as pessoas permaneçam por mais tempo nele.

Portanto, é importante utilizar imagens, vídeos, infográficos e outros recursos visuais de maneira adequada para melhorar o seu site.

5. Utilize a otimização de conteúdo para melhorar o ranking de pesquisas

A otimização de conteúdo é uma das principais ferramentas para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas. Isso significa que, quanto mais relevante e interessante for o seu conteúdo, maior será a sua chance de aparecer nas primeiras páginas dos resultados.

Para isso,  é preciso entender melhor seus clientes em potencial, sua necessidades e dores e mapear sua jornada, antes de sair escrevendo. Além disso, será necessário usar palavras-chave relevantes para classificar bem o seu conteúdo.

Portanto, fazer um bom trabalho de SEO e investir na redação de bons conteúdos será crucial para alcançar o sucesso online.

Conclusão

A taxa de rejeição é uma das métricas mais importantes que você precisa monitorar para garantir que os usuários estão encontrando o que procuram no seu site. Acompanhar essa taxa com o Google Analytics é uma das melhores maneiras de entender como seu conteúdo está sendo recebido pelos usuários e descobrir quais estão sendo rejeitados.

Esperamos que o conteúdo deste artigo tenha ajudado a compreender melhor o que é a taxa de rejeição do Google Analytics e como monitorar e reduzir a taxa de rejeição do seu site.

Se quer ter certeza que a taxa de rejeição do seu site é realmente alta, não perca mais tempo e solicite uma avaliação da taxa de rejeição do seu site agora.

Assim, você poderá entender melhor os pontos fracos e fortes do seu site, e tomar as medidas necessárias para melhorar drasticamente a taxa de rejeição.

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Web Analytics

Site para empresas: 4 dicas para criar o seu

4 min de leitura
O que, exatamente, você sabe sobre a necessidade e sobre a criação de site para empresas? Pois saiba que, caso tenha pouca…
Web Analytics

GA4: O Google Analytics vai mudar e sua empresa precisa estar atenta a isso

4 min de leitura
Não há como negar: qualquer pessoa que tenha uma empresa atualmente, e que tenha construído um site para ela, precisa estar por…
Web Analytics

Core Web Vitals: Como Funciona a Ferramenta do Google

3 min de leitura
Certamente, quem trabalha com sites e desenvolvimento precisa conhecer urgente o Core Web Vitals.
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *