Marketing Digital

O que é jornada do cliente? Saiba tudo aqui!

4 min de leitura

A partir do momento em que decidiu empreender, você provavelmente percebeu que precisa utilizar a internet a seu favor, mesmo que tenha um negócio físico. E, no decorrer desse processo, se deparou com termos que são extremamente importantes, ao mesmo tempo em que geram diversas dúvidas no empreendedor. É o caso, por exemplo, da jornada do cliente. Principalmente quando se trata de colocar o marketing digital em prática, esse termo se torna indispensável!

Mas, afinal: o que é essa tal jornada do cliente, por que ela se tornou algo tão importante, e como, de fato, criar uma jornada do cliente?

Descubra as respostas para todas essas perguntas no decorrer da leitura do artigo a seguir: tudo será explicado da forma mais simples e direta possível, sem linguagem técnica, a fim de que você realmente possa entender mais sobre o assunto. 

O que é a jornada do cliente

jornada do cliente

Ao procurar por “jornada” no dicionário, você verá que essa palavra está ligada a outras, como trajeto, caminhada, viagem. É possível, ainda, ir além, afirmando que uma jornada nada mais é do que a ida de um ponto a outro, ao qual se deseja chegar. E, levada para o mundo do marketing, sendo transformada em jornada do cliente, tal palavra mantém seu importante significado.

Afinal, a jornada do cliente nada mais é do que o caminho que ele deve percorrer, desde o momento em que identifica um problema ou necessidade, até, de fato, adquirir o produto ou serviço que irá ajudá-lo de forma eficaz. Ou, melhor dizendo: é o caminho que a empresa estrategicamente cria para que o indivíduo o percorra e, por fim, realize uma compra e se torne cliente. 

Qual a importância de estruturar uma jornada do cliente para o seu negócio

É importante ressaltar que elaborar uma jornada do cliente não é necessariamente uma tarefa simples. E é justamente por isso que muitas empresas preferem ignorá-la, optando por simplesmente “empurrar” os produtos ou serviços com os quais trabalham, querendo que o indivíduo compre de forma imediata.

Mas, quando paramos para pensar, percebemos que a jornada do cliente é de extrema importância, e não só pelo fato de ser uma espécie de trilha por meio da qual a equipe de marketing consegue entender exatamente em qual etapa pré-compra cada pessoa realmente está.

Ela é importante, também, por gerar confiança nessa pessoa e, ainda, por gerar convencimento: o indivíduo entende, no caminho, que aquela é a empresa que tem a solução para o seu problema. Isso aproxima o lead cada vez mais, até transformá-lo de fato em cliente.

O mesmo, dificilmente, acontece quando a abordagem é extremamente direta. Um exemplo muito claro disso são as lojas nos quais uma pessoa entra e, imediatamente, é abordada por um vendedor, que não sai do seu lado, tentando lhe convencer a levar um produto o tempo todo.

O resultado gerado não poderia ser outro:

A pessoa chega até mesmo a se assustar, provavelmente, sai sem comprar nada e não volta nunca mais pois estará em busca de uma loja na qual se sinta à vontade e não na qual se sinta obrigada a comprar algo.

Consegue perceber a diferença?

Ao criar uma jornada para o seu cliente, você estará ajudando ele, e estará deixando-o confortável, ao mesmo tempo em que (de forma imperceptível para ele) lhe prova que é a SUA empresa que entregará a melhor solução para o problema ou para a necessidade que ele possui no momento.

Isso sem citarmos o fato de que, ao adotar a jornada em sua estratégia, você fará com que o lead tenha contato com sua marca por mais tempo: dessa forma, maiores são as chances de que ele sempre se lembre dela e a tenha como referência na hora de adquirir produtos/serviços específicos. 

Como, de fato, criar uma jornada do cliente

Agora é hora de entender um pouco mais sobre um ponto que, dentro de todo esse contexto, também costuma gerar diversas dúvidas, que é a criação da jornada propriamente dita.

E não há como fugir:

Nessa hora, é imprescindível que, antes de mais nada, você entenda que existe uma espécie de “percurso natural” que literalmente qualquer pessoa segue antes de comprar algo:

  • Primeiro descobrimos qual é o problema ou necessidade que temos;
  • Depois, consideramos quais são as possibilidades que existem no mercado e que poderão nos ajudar;
  • Por fim, tomamos uma decisão, e partimos para a compra em si.

Ou seja: para cada serviço ou produto que sua empresa vende é importante considerar o processo de descoberta, consideração e decisão do cliente, pois só assim será possível desenvolver a jornada (ou as jornadas, uma vez que raramente as empresas trabalham somente com uma).

E é aí que todo o seu time precisa começar a pensar de forma estratégica, buscando não só conhecer ainda mais a fundo os produtos com os quais trabalha, mas também buscando se colocar no local do possível cliente. 

Existem diversos exemplos de jornada do cliente que você pode conhecer. Mas para fixar o entendimento, seguem dois exemplo simples, de jornada curta:

Considerando que sua empresa seja uma loja de decoração, que tal criar um e-book gratuito com 10 dicas para quem quer repaginar por conta própria um quarto? Ou se for uma indústria de embalagens, você poderia criar um artigo sobre como funciona o processo de criação de embalagens para ovos.

Sendo assim, as pessoas que baixarem esses materiais terão grandes chances de ter interesse em decoração ou embalagens e poderão entrar automaticamente em uma jornada composta por 2 ou 3 e-mails sequenciais, por exemplo.

No primeiro deles, pode haver um complemento do e-book, com uma vídeo aula para decoração de quartos pequenos. O segundo e-mail pode seguir a mesma “pegada”, mas ser voltado com dicas visuais para redecorar um quarto maior. E o terceiro pode ser uma oferta de descontos exclusivos para quem abriu os e-mails anteriores e quer comprar itens de decoração com um preço muito mais atrativo. E isso, claro, seguido de um link para compra.

Viu como a jornada do cliente não precisa ser um bicho de sete cabeças?

Mas, claro: quanto mais ajuda você puder ter nesse processo, melhor! Principalmente quando considerado o fato de que para cuidar desse processo é importante realmente ter pensamento estratégico e estar acostumado com esse tipo de demanda.

E, se você quer a empresa certa para cuidar disso por você, considere agora mesmo a Site Bem Feito!

Somos uma agência especialista não só na criação de sites que vendem, mas também na criação de jornadas que fazem o cliente chegar à compra de forma muito mais rápida: converse com a gente pelo WhatsApp agora mesmo e nos fale um pouco mais sobre o seu negócio.

Postagens relacionadas
Marketing Digital

Jornada de compra: o que é e qual a importância para ter sucesso nas vendas?

4 min de leitura
Gerir uma empresa, de qualquer nicho que seja, demanda conhecimentos (mesmo que básicos) sobre inúmeros assuntos. E um deles é a jornada…
Marketing Digital

Empresa de marketing digital: o que levar em consideração antes de contratar uma?

6 min de leitura
Atualmente, quem decide ter um negócio inevitavelmente precisa estar na internet, a fim de conquistar um público maior e, consequentemente, conseguir lucrar…
Marketing Digital

Comprar seguidores: 7 riscos e como construir uma comunidade real

5 min de leitura
O número de seguidores nas redes sociais pode se tornar uma obsessão para muitos empresários, que acabam recorrendo à comprar seguidores no…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *