Marketing Digital

O que São os Testes A/B e Como São Úteis no Marketing?

6 min de leitura

Os testes A/B são muito importantes para as empresas, pois têm o objetivo de comparar variáveis que envolvem as estratégias de Marketing Digital.

Geralmente, estes testes podem te ajudar a definir quais ações geram os melhores resultados, aumentando taxas de conversão e outros objetivos.

Mas, eles só são possíveis por causa da facilidade de mensuração trazida pelo Marketing Digital. Dessa forma, é possível compreender o que dá resultado e o que deve ser evitado nas próximas ações.

Além disso, a empresa pode fazer dois testes mudando uma variável. Com isso, é possível avaliar melhor as práticas que deram mais resultado e as que não foram satisfatórias.

Assim, não há espaços para suposições de quais ações funcionam ou não para a persona de uma marca.

Estes testes também, podem sugerir muitas mudanças necessárias, que visam aumentar o número de visitas ou leads. Um exemplo disso são os possíveis ajustes no site da empresa e em seu e-mail marketing.

Se o objetivo do Marketing Digital é trabalhar de maneira assertiva e direcionada, os testes são parte essencial da conquista desse objetivo. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é teste A/B, além de darmos algumas dicas importantes.

O que são testes A/B?

Os testes A/B têm como objetivo comparar variáveis de marketing. Com isso, eles conseguem identificar quais ações estão dando os melhores retornos.

Um exemplo disso é uma empresa de segurança para eventos testar dois tipos de landing page, para saber qual delas é a melhor em gerar conversões.

Apesar da semelhança, os testes A/B não são testes multivariados, pois estes testam mais de uma variável de uma vez só. Já o A/B testa apenas uma variável por vez.

Outro exemplo dessa medição seria para escolher a melhor cor para um botão de call to action. É possível usar inicialmente duas cores, como vermelho e azul, para então analisar qual atende melhor às necessidades para atingir os objetivos.

As empresas, então, passam a tomar suas decisões baseadas em números, não mais em meras suposições. 

Por isso, as chances de falha no futuro diminuem bastante. Outras ações que podem ser testadas são:

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • CTA;
  • Imagens;
  • Campos de formulário;
  • URL;
  • Elementos visuais;
  • Informações na landing page.

Vantagens dos testes A/B

Quando uma empresa guarda documentos age com base em números e informações, os negócios têm resultados melhores. Isso porque ele traz benefícios como:

Melhora taxa de conversão

A conversão de visitantes de um site em leads é muito importante para qualquer empresa que trabalhe com Marketing Digital. 

É dessa maneira que ela conquista uma base de dados sólida para estabelecer um relacionamento e chegar até a venda.

Só que, para isso, ela precisa realizar algumas ações para atrair visitantes e fazer com que eles tenham interesse em realizar alguma ação dentro de sua página, como preencher um formulário e, assim, transformar-se em lead.

Com os testes A/B a empresa consegue identificar quais dessas ações estão trazendo resultados, bem como mais conversões. Dessa forma, consegue mudar suas estratégias e investir naquelas que facilitem as conversões.

Engajamento de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma prática muito comum entre empresas de assessoria ambiental e todas as outras. É por meio dele que a marca consegue estabelecer uma comunicação e um relacionamento com seus clientes e leads.

Só que nem sempre as ações envolvidas nessa estratégia estão dando certo. Por meio dos testes A/B a empresa consegue identificar se aquele conteúdo oferecido por ela no e-mail está realmente interessante.

Ainda consegue testar dias e horários de envio, além de identificar os melhores períodos para fazer isso e despertar o interesse dos seus contatos.

Aumento na taxa de cliques

Para que o cliente clique em algum item dentro do site ou, até mesmo, em um anúncio, ele precisa ser atrativo e corresponder às necessidades do público-alvo.

Se a empresa realiza testes A/B com frequência, consegue saber o que atrai o seu público, o que desperta a atenção dele e então investir nessas ações.

Com isso, a taxa de cliques em links dentro do site ou do e-mail, bem como de anúncios em plataformas como redes sociais aumentam consideravelmente.

Tipos de testes que podem ser realizados

Existem muitos tipos de testes A/B que podem ser realizados por uma empresa de terceirização de limpeza e qualquer outra, tais como:

Taxa de conversão de leads

Trata-se de uma métrica muito utilizada para mensurar os resultados dos esforços em Marketing Digital. 

Para calcular a conversão, é necessário dividi-la pela audiência.

Um exemplo seria 300 leads ÷ 1000 visitantes = 30% taxa de conversão.

Taxa de geração de leads

Antes de saber quantos leads as estratégias de marketing de uma empresa estão gerando, é importante que os responsáveis por elas saibam quantos leads a organização precisa ter para bater a sua meta de vendas todos os meses.

Após isso, pode-se imaginar, então, que se uma empresa precisa realizar 14 vendas todos os meses, e que sua taxa de conversão é de 5%, então ela precisará de 267 leads qualificados para atingir seus objetivos.

Com base nesse número, novas estratégias podem ser criadas para atingir as metas.

Taxa de abertura de e-mail

Trata-se da quantidade de pessoas que abriram o e-mail que uma empresa de conciliador de cartões, por exemplo, enviou.

Se ela mandou 100 e-mails e 15 foram abertos, significa que sua taxa é de 15%. A média de abertura de e-mail marketing por mês está em torno de 20%.

Os testes A/B também podem ajudar a descobrir outros fatores que influenciam a abertura. Alguns exemplos são a periodicidade, linha de assunto atraente, conteúdo de qualidade, dentre outros.

Efetividade do CTA

O CTA tem uma função importante no processo de conversão, então algumas vezes os profissionais ou responsáveis por sua criação não conseguem fazê-lo de acordo com seus objetivos ou aquilo que o público-alvo considera atrativo.

Por exemplo, as cores usadas podem não ser as mais adequadas, bem como o posicionamento, a fonte ou imagem usada. Somente com os testes A/B a empresa vai conseguir identificar.

Dicas de como realizar os testes

Existem algumas dicas que podem ajudar uma empresa de controle de pragas a realizar melhor seus testes A/B, tais como:

Ferramentas especializadas

Ferramentas ou softwares de automação de marketing podem realizar esses testes, e um exemplo disso é o Google Analytics. 

Somente o teste de e-mails não precisa de ferramenta especializada, pois um software de automação já dá conta de fazer isso.

Garantir estatística suficiente

Antes do teste é necessário determinar a amostragem de pessoas que dará significância estatística.

Um exemplo disso são as empresas de outsourcing de impressão saberem quantas pessoas precisam visitar a landing page. Uma calculadora de significância ajuda a descobrir qual é esse número.  

Criar variações

Após determinar a amostragem, é necessário criar duas variações para serem testadas. Elas possuirão apenas um elemento de diferença.

Por exemplo, se a empresa quer testar a efetividade da imagem de sua landing page, ela precisa criar uma página sem imagem, com os outros elementos perfeitamente iguais aos da segunda página. 

Alternativas para medir os resultados

Existem algumas alternativas que ajudam uma empresa de comunicação visual a medir melhor seus resultados.

Algumas são: 

1 – Definir um período de tempo

Medir os resultados a cada minuto não leva a empresa a lugar nenhum. Um bom teste A/B pode levar horas e, às vezes, até dias para mostrar os resultados.

O período recomendado é de 15 a 30 dias, principalmente quando se trata de sites e páginas de blog. 

Já para um e-mail, 3 horas após ser enviado é o suficiente. Ou seja, cada ação pode levar um tempo diferente.

2 – Definir uma métrica

É importante estabelecer uma métrica de sucesso. Um exemplo disso é uma empresa que queira testar a cor do CTA. 

A métrica de sucesso, neste caso, é a quantidade de cliques no CTA.

Depois é só comparar qual das duas cores gerou mais resultado, de acordo com a meta de sucesso estabelecida.

3 – Repetir o teste com novas métricas

O mesmo CTA pode ser medido novamente, mas desta vez com novas métricas. 

É uma maneira de garantir a efetividade da ação para investir em algo que realmente traga vantagens.

Conclusão

Trabalhar com Marketing Digital é investir nas ações mais modernas para divulgação de uma marca, produtos e serviços. 

Só que ele precisa ser monitorado e testado constantemente para atingir os resultados esperados.

Este é o objetivo dos testes A/B. Por meio deles, as organizações não perdem mais tempo com ações e canais que não trazem resultado, melhoram aquilo que têm em mãos, além de descobrirem outros meios para ter sucesso em suas estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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