Quem está criando um site, geralmente comete o erro de buscar a hospedagem mais barata para seu negócio. Logo, surgem opções de hospedagem compartilhada, que inicialmente parecem vantajosas.
Isso porque, a hospedagem compartilhada costuma ser uma hospedagem mais barata e suas ofertas rapidamente convencem o usuário desavisado. No entanto, será que a hospedagem compartilhada é a melhor opção para o seu site?
Queremos te ajudar numa das decisões mais importantes para quem deseja ter um site eficiente.
Por isso, estaremos sempre publicando em nosso blog, dicas sobre hospedagem de sites, os tipos de hospedagem existentes e seus principais pontos fortes e fracos.
O que é hospedagem compartilhada?
Como o nome indica, nessa modalidade de hospedagem os recursos são divididos entre os diversos sites que assinam os pacotes. Por isso, os usuários da hospedagem compartilham:
- Memória;
- Espaço em disco;
- Processamento;
- Outros recursos.
A intenção é fazer economia com a infraestrutura, proporcionando os preço baixíssimos que atraem tantas pessoas para o serviço. Sites pequenos podem até não sofrer ao usar a hospedagem compartilhada.
Contudo, existem riscos sobre os quais você deve estar ciente na hora da contratação.
Por que a hospedagem compartilhada pode te causar problemas?
Para começar, o grande problema com as hospedagens compartilhadas é seu próprio princípio: colocar a maior quantidade de sites no mesmo servidor.
Além disso, uma grande quantidade de sites no mesmo local aumenta os riscos de diversos tipos de problemas.
Entre eles, podemos incluir os itens abaixo. Dá uma olhadinha se você está pensando em contratar uma hospedagem compartilhada.
Falta de segurança
A segurança de um site é cada vez mais importante. Usuários deixam cada vez mais informações nos portais que acessam. Logins, senhas, informações pessoais e até dados de cartão de crédito, tudo pode se usado. Por isso, todos querem ter certeza de que seus dados estão em segurança e não serão usados em processos de fraude.
Em suma, a segurança em sites hospedados de maneira compartilhada é pouco eficiente. Quando um site do servidor é afetado por ataques ou arquivos maliciosos o restante também fica mais vulnerável.
Ou seja, quem lida com dados sensíveis, como informações de pagamento, deve considerar muito bem suas medidas de segurança antes de contratar uma hospedagem compartilhada.
IP compartilhado
Assim como outros recursos, o IP da hospedagem é compartilhado entre todos os sites. Em muitos casos isso não gera problema algum, no entanto, quando um único portal começa a praticar spam todos acabam prejudicados.
Como resultado das atividades ilícitas de um dos membros da hospedagem, o restante dos sites passa a ter seus e-mails recusados pela maioria dos serviços, como Gmail, Outlook e Yahoo.
Para evitar esse tipo de problema a maioria das hospedagens possui limites para o envio de e-mails. Outra opção é adquirir um IP dedicado.
Problemas de desempenho
Quem já possui um site provavelmente experimentou períodos de extrema lentidão ou até falta de acesso ao portal. Os servidores da hospedagem compartilhada são potentes e planejados para atender dezenas de sites.
O problema é que alguns dos sites podem acabar consumindo recursos demais, limitando, consequentemente, a quantidade disponível para o restante.
Apesar de muitas empresas aplicarem políticas para evitar a exaustão de recursos o risco é inevitável. Eventualmente, quem utiliza hospedagem compartilhada pode acabar com o site fora do ar por algumas horas, especialmente se ele for grande e muito movimentado.
Se você tem um negócio que passa por picos de acesso, o ideal é buscar uma opção que se adapte melhor ao seu caso. Alguns e-commerces, por exemplo, sofrem com quedas durante dias de promoção. O resultado é perda de vendas e insatisfação do usuário, algo que nenhum negócio quer.
Tecnologias inflexíveis
Desenvolvedores que optam por hospedagem compartilhada perdem no quesito flexibilidade. Isso porque os tipos de linguagem com os quais é possível trabalhar no servidor é limitado, bem diferente do que acontece com serviços de hospedagem cloud.
Nos tipos compartilhados somente os recursos mais populares estão disponíveis. Como resultado, quem gosta de trabalhar de forma mais avançada acaba precisando se virar com o que a hospedagem disponibiliza.
Pior experiência do usuário
Geralmente, quedas frequentes no site e lentidão na hora de navegar são os sintomas da hospedagem compartilhada mais percebidos pelo usuário.
Então, sabendo que muitas pessoas já mudam de aba quando o site demora alguns segundos para carregar, a experiência do usuário sera péssima.
Assim, quanto pior for a experiência oferecida ao usuário no seu website, pior também será seu posicionamento nas ferramentas de busca.
Portanto, você perderá potenciais clientes para a concorrência porque precisou trabalhar dentro das limitações da hospedagem escolhida.
Nossa sugestão para hospedagem de sites
Cuidado com hospedagem mais barata ou gratuita e opte sempre por uma hospedagem cloud, pois ela é um espaço dedicado para seus sites e e-mails e oferece muito mais recursos e desempenho.
Aqui na Site Bem Feito, por exemplo, oferecemos somente a hospedagem cloud, pois ela é a melhor tecnologia em hospedagem de sites, oferecendo um espaço dedicado no servidor, com muito mais performance.
Além disso, utilizamos uma infraestrutura robusta com Firewall e outras ferramentas avançadas de segurança de sites para os nossos clientes.
Caso ainda tenha dúvidas, leia o artigo sobre o que é hospedagem de sites. E se desejar, entre em contato, que ficaremos felizes em poder ajudá-lo com sua hospedagem.