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Fazer site profissional para o meu negócio: por onde começar?

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Durante a crise atual, muitas empresas novas estão surgindo e aumentando ainda mais a concorrência que já existe no mercado. Por isso, fazer site profissional para sua marca é fundamental para mostrar presença, se destacar, atrair e reter novos clientes.

Afinal, você precisa de uma página que atraia seu público e gere vendas, tanto on quanto offline.

Então, preparamos um texto com as principais informações e dicas mais eficientes a partir da perspectiva do marketing digital.

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Por que fazer site profissional?

Resumidamente, ter um portal é um dos primeiros passos para tornar qualquer negócio conhecido e bem-sucedido dentro da área. Isso porque não estar no ambiente digital ou ter uma página que não converta quer dizer que ele nem existe.

Independentemente do porte da empresa, se ela oferece produtos ou serviços, requer uma boa apresentação para se sobressair.

Para isso, deve ter todas as qualidades de um site bem feito e desenvolvido, que conquiste uma posição significativa nas redes sociais também.

Inclusive, os visitantes conseguem perceber nitidamente se um trabalho é amador ou profissional. Assim, tendem a não confiar muito e podem procurar outras marcas que lhes transmitam mais segurança.

Agências capacitadas, como a própria Site Bem Feito, adequam ou refazem sua estrutura e a ativam para gerar vendas com eficiência.

Abaixo, listamos os aspectos mais importantes que precisam ser planejados durante todo o processo de elaboração.

As 9 características mais relevantes de um portal

Certamente, para fazer site profissional, é necessário organizar cada etapa e trabalhar com especialistas que entendam e cumpram as expectativas.

Portanto, reunimos os principais must-have para você acompanhar e não deixar faltar nada.

Arquitetura adequada de informações

Em primeiro lugar, um portal organizado é mais bonito esteticamente e oferece aos usuários uma navegação mais prática e intuitiva. Além disso, permite uma leitura melhor no Google, aumenta a pontuação e o ranqueamento.

Ou seja, uma construção bem pensada deixa o seu site bem posicionado nos resultados de pesquisa dos buscadores. Dessa forma, todo o conteúdo deve estar claro e disposto de forma objetiva, como textos, imagens ou vídeos, botões e CTAs.

Aliás, invista na simplicidade e na qualidade dos dados que você pode trazer ao público. São eles que vão conduzir os visitantes entre as soluções que seu negócio disponibiliza para que eles escolham.

Geração de leads

Fazer site profissional garante que ele será funcional para vender seus produtos e serviços, receber e responder mensagens, entre outros.

Então, em trechos estratégicos, adicione alguns botões que convidem a audiência a realizar certas ações. Por exemplo, cadastrar um e-mail para receber ofertas ou novidades imperdíveis, baixar materiais ricos e gratuitos sobre temas específicos.

Assim, seu site vai atrair mais tráfego e você, construir uma lista completa de mailing para uma base de contatos. Ela poderá ser usada em campanhas de e-mail marketing que promovam suas mercadorias e soluções e alavanquem suas vendas.

Identidade visual personalizada

Naturalmente, a sua página deve ser bonita, moderna e ter a “cara” da sua marca, refletindo as suas maiores características. Isso porque utilizar as mesmas cores e fontes vistos na sua logomarca causa lembrança, levando seus consumidores diretamente até você.

Apesar de parecer óbvio, muitos se esquecem desse detalhe e desenvolvem um portal sem relação alguma com a empresa. Sobretudo, se não forem designers e/ou usarem plataformas especializadas, como a Wix, Webnobe ou UOL Sites.

A sua identidade precisa estar em todos os pontos de contato com o cliente, desde o primeiro clique até as respostas em mensagens.

Para isso, busque colaboradores qualificados, que entendam suas expectativas e as cumpram de acordo com as necessidades do seu negócio. Afinal, agências especializadas nessas demandas asseguram que todos os elementos do seu perfil vão falar a mesma língua.

Integração com redes sociais

Com uma página oficial, você deve ter uma audiência nestes canais para levá-la a visitar e permanecer no link. Por exemplo, Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, YouTube etc.

Uma vez que não adianta estar em todas, use o marketing de atração. Assim, saberá quais fazem mais sentido e às que seu público mais se conecta.

Além disso, você precisará produzir conteúdos interessantes, com linguagens diferentes, para mantê-las atualizadas e os seus clientes, sempre cativados. Quando eles clicarem nos posts, serão direcionados a ler as matérias diretamente no seu portal.

Layout pensado para o usuário

Antes de tudo, um site deve ser leve, carregar rápido e ser pensado para oferecer uma boa navegação ao visitante. Isso porque o Google prioriza cada vez mais aqueles que proporcionam boas experiências e mantém baixa sua taxa de rejeição.

Esta métrica representa a porcentagem de pessoas que acessaram uma única página sua e saíram, sem clicar em outros links. Geralmente, fazer site profissional apresenta uma boa prova, pois os consumidores ficam mais tempo e melhoram sua posição no ranking do Google.

Otimização para os mecanismos de busca

Seguramente, portais desenvolvidos por especialistas utilizam técnicas de potencialização, como o SEO, para serem encontrados com mais facilidade nos buscadores.

Este método, abreviação de Search Engine Optimization, consiste em uma configuração através de palavras-chave que melhoram o posicionamento do seu site. Dessa forma, quando alguém procura um produto ou serviço que você disponibiliza, vai encontrar o seu antes dos concorrentes.

Para isso, é necessário entender os temas mais buscados e discutidos pelo seu público, as mercadorias e soluções mais desejadas etc.

Produção de conteúdo

Com o crescimento do marketing digital, é cada vez mais importante apresentar materiais de qualidade, informações e novidades aos clientes. Na realidade, este é o elemento mais relevante e um bom motivo para criar um blog ao fazer site profissional.

No entanto, certifique-se de que suas fontes são confiáveis e seguras para não compartilhar mais fake news. Aliás, quando seus consumidores perceberem seu compromisso com a verdade, vão pesquisar nas suas matérias primeiro antes de qualquer ação.

Sistema de acompanhamento dos acessos

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para acompanhar as visitas, conversões e os canais de origem do tráfego da página. Inclusive, estes números também ajudarão a descobrir se suas estratégias estão funcionando, se precisam de ajustes, se serão úteis para as próximas ações.

Tecnologia responsiva

Resumidamente, um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tamanho de tela e dispositivo, como smartphones, tablet, desktops etc.

De acordo com uma pesquisa realizada pela TNS Research International, 92% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar. Destes, a maioria usa o celular.

Ou seja, a sua empresa precisa de um portal que funcione neste aparelho ou, caso contrário, passar por uma reformulação.

Site Bem Feito: uma agência especializada em fazer site profissional

Entre tantos serviços de marketing digital que oferecemos, o desenvolvimento de sites personalizados para o seu negócio é nosso carro-forte. Afinal, nos preocupamos em entender sua jornada, suas necessidades e oportunidades no mercado para entregarmos os melhores resultados.

Converse conosco e saiba tudo que podemos fazer pela sua marca!

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