Está pensando em empreender através do marketing digital? Pois bem, você está no caminho certo! Mas, ao iniciarmos qualquer atividade, é normal cometermos erros de marketing digital.
Descubra 4 Erros comuns em Marketing Digital que você pode estar cometendo sem saber.
Por que investir em Marketing Digital
Antes, listamos aqui alguns números que comprovam que investir em Marketing Digital é a melhor decisão que pode tomar para o seu negócio:
- 87% do internautas possuem smartphones (Global Web Index).
- O gasto médio com e-Commerce de um mesmo consumidor é duas vezes o de novos consumidores.
- Mais de 93% das decisões de compra são influenciadas por mídias sociais (Ironpaper).
- Cerca de 56% de clientes ficam mais propensos a comprar com uma experiência digital personalizada ( Usabilla)
- Inbound Marketing gera 54% mais leads do que o Outbound Marketing (TechTrends)
- A produção do blog leva a um volume 434% maior de páginas indexadas por mecanismos de busca e gera 126% a mais de leads.
Diante destes números, não dá para negar a força do marketing digital. Faça uma rápida busca pelo google e você achará diversos números e casos de sucesso com o marketing digital.
Contudo, empreender em marketing digital pode ser um grande desafio para iniciantes e erros comuns em marketing digital podem acontecer.
4 erros comuns em marketing digital
Por isso, elaboramos neste artigo 4 erros comuns em marketing digital, que podem atrapalhar o seu empreendimento e fazer com que você desista antes mesmo de desfrutar dos benefícios deste tipo de marketing.
1 – Achar que só ter um site é suficiente
Pensar que é suficiente ter um site é um dos erros de marketing digital.
Muitos acreditam que ao criar um site ou página na internet, os resultados virão por si só, de forma automática, mas isso não é verdade.
Claro que ter um site é um passo muito importante, e talvez, um dos primeiros que você deve dar na hora de criar uma marca, mas isso não é o bastante.
Seu site vai precisar de visitas dos seus potenciais clientes e isso não se consegue num passe de mágica.
Ao desenvolver um site para a sua empresa, você precisará pensar principalmente no SEO. E o que seria isso?
Resumidamente, SEO (search engine optimization) é um conjunto de técnicas que visa a otimização do seu site para os buscadores de conteúdos, como o google.com, por exemplo.
Todo e esforço com o trabalho de SEO é para garantir que seu site seja encontrado de forma orgânica, e então, passe a aparecer nas primeiras colocações dos resultados de buscas destes buscadores, sem que você tenha que pagar por isso.
E como se dá isso? O Google por exemplo, leva em consideração diversos itens na hora de ranquear os sites em suas páginas de resultados de buscas.
Alguns dos mais importantes são:
- o conteúdo do site (com qualidade e relevância),
- a url (se é amigável), Palavras-chave, o uso correto de imagens,
- links externos e internos,
- o título da página
- e centenas de outros fatores.
Certamente, lista completa é bem maior, mas você já deve ter uma ideia da complexidade e da importância do SEO.
Por isso, sempre indicamos a contratação de uma empresa especializada em marketing digital para realizar esse trabalho.
2 – Não pensar na qualidade dos conteúdos
Primeiramente, o marketing digital só funciona se você atrai os seus clientes em potencial, disponibilizando conteúdos com qualidade e que desperte o interesse deles.
O conteúdo com qualidade não serve apenas para o SEO ou para melhorar a sua posição no ranking do Google, mas serve também para que de fato esse conteúdo atraia seu público e o mantenha em seu site.
Estes conteúdos podem ser feitos por você mesmo, ou através de uma agência de marketing digital especializada no assunto.
Caso opte por você mesmo em criar o conteúdo, lembre-se que o mesmo precisar oferecer informações ou dicas que realmente sejam valiosas para seu público.
3 – Usar ferramentas de marketing digital de forma incorreta
Algumas perguntas que te ajudarão a entender esse tópico.
- Você já tem uma fanpage? Sabe como usá-la de forma eficiente e que tipo de post publicar nela?
- E as outras mídias sociais, você sabe como utilizá-las para gerar resultados?
- E o Blog do seu site, já tem? Sabe como publicar os conteúdos nele?
- E claro, seus conteúdos no site e redes sociais informam ou resolvem alguma dor (dificuldade) do seu público?
- Está usando as landing pages? E os Call to actions? Link externo? Link interno? E por aí vai…
Se respondeu “não” à maioria dessas perguntas, com certeza está usando as ferramentas do marketing digital de forma incorreta.
E mais, o problema não é somente se você está utilizando tudo isso, mas sim como está utilizando. Acredite, isso faz toda a diferença no resultado.
4 – Esperar resultados mágicos e imediatos
Talvez este seja o pior erro para os empreendedores em marketing digital.
Provavelmente você deve ter lido em algum lugar ou mesmo ouvido de alguém os ganhos que teve ao utilizar o marketing digital e ficou tão empolgado que começou a utilizá-lo no mesmo instante.
Os próprios números apresentados no início do artigo são muito estimulantes.
A boa noticia é que o marketing digital poderá lhe trazer alguns resultados imediatos, sim. Mas isso depende de alguns fatores.
Por exemplo, se você investir em Google Ads, com certeza conseguirá o aumento de visualizações e de interações no site. Entretanto, os conteúdos devem estar adequados ao seu público e a proposta do seu site bem clara.
Já se escolher o serviço de SEO, o resultado pode demorar um pouco mais. Contudo, os resultados serão mais duradouros e sairão mais barato no final.
Em outras palavras, as melhores práticas no marketing envolvem utilizar vários processos para ter um bom resultado final. Além disso, você deve manter a consistência do trabalho, para alcançar os resultados a médio e longo prazo.
Daí essas visualizações e interações gerarão leads, que consequentemente poderão transformar-se em clientes. Mas para isso, existe todo um processo.
Claro que é possível colher resultados imediatos, porém, isso está muito longe de ser a regra.
Qual usar, SEO ou Google Ads?
Se seu site é novo, recomendo usar tanto SEO quanto Google Ads.
Assim, a médio e longo prazo, quando começar a obter resultados orgânicos, poderá diminuir ou até mesmo zerar o seu investimento em Google Ads.
Conclusão: Como reduzir os erros de marketing digital
Para reduzir os erros de marketing digital e alcançar um bom resultado é necessário muito trabalho e dedicação.
Também e preciso levar em levando em conta todos os aspectos tratados nos tópicos anteriores, pois só desta forma as chances de sucesso são consideravelmente maiores.