Uma landing page bem estruturada é essencial para converter visitantes em leads e clientes. Neste artigo, vamos mostrar como fazer landing page de forma estratégica, destacando os quatro ingredientes imprescindíveis para otimizar sua conversão.
Desde a criação de um design atrativo até a escolha do CTA ideal, cada elemento influencia diretamente no sucesso da sua página. Além disso, abordaremos boas práticas de SEO e usabilidade para garantir que sua landing page tenha uma alta taxa de conversão e ranqueie bem no Google.
Neste artigo, você aprenderá os quatro ingredientes indispensáveis para criar uma landing page de alta performance.
sumário:
- O que é Landing Page e Por Que Ela é Importante?
- Ingredientes de como fazer landing page profissional
- Veja um exemplo de como fazer landing page
O que é Landing Page e Por Que Ela é Importante?
Uma landing page é uma página da web criada com um único objetivo: converter visitantes em leads ou clientes. Diferente das páginas comuns de um site, ela é projetada para direcionar o usuário a uma ação específica, como preencher um formulário, baixar um material ou realizar uma compra.
O grande diferencial de uma landing page é sua estrutura otimizada, eliminando distrações e focando no que realmente importa: a conversão. Com um design estratégico, textos persuasivos e elementos bem posicionados, essa página desempenha um papel fundamental no sucesso de campanhas de marketing digital.
Uma landing page é uma página específica em seu site, onde você convida os visitantes a interagirem com você. Geralmente, é usada para converter leads em clientes através de uma ação específica, como preencher um formulário ou clicar em um botão para comprar um produto.
Se voce deseja saber como fazer landing page profissional, é importante ter uma landing page profissional para que você possa converter leads em clientes de forma eficiente.
Segue algumas dicas simples e aplicáveis, principalmente se você for iniciante no desenvolvimento de sites em WordPress.
Diferente das páginas tradicionais de um site, ela tem um foco claro, eliminando distrações para direcionar o usuário a uma ação específica, como:
- Cadastro em uma newsletter
- Download de um e-book
- Inscrição em um webinar
- Compra de um produto ou serviço
Ingredientes de como fazer landing page profissional
Basicamente, para sua landing page funcionar corretamente ela precisar ser composta de quatro elementos:
- Título;
- Oferta;
- Formulário;
- CTA.
Juntos, estes elementos elaborados estrategicamente podem deixar a sua landing page matadora!
1 – Título da landing pag
Primeiramente, o texto do título deve ser instigante, atrativo e relevante.
E neste caso, a relevância tem que ser principalmente para os indexadores dos buscadores.
Por isso, ao descrever o título, imagine como o visitante buscaria as palavras para achar o que você está oferecendo.
2 – Oferta da landing page
Em segundo lugar, a landing page é onde você oferta algo de interesse do visitante em troca de alguma informação que seja relevante para o seu negócio. É essa informação que vai transformar o seu visitante em uma lead.
Geralmente, as ofertas podem ser e-books, participações em webinários, manuais, cupons de descontos, convites e etc.
Ah, e uma dica importante: não engane os seus visitantes, se ofertou, entregue.
3 – Formulário da landing page simples e objetivo
Em terceiro lugar, não há segredos para fazer o formulário.
No entanto, garanta que ele contenha os campos para serem preenchidos com as informações que você julga serem necessários para o seu negócio e com isso o seu visitante irá se tornar um lead.
Mas não faça formulários extensos, isto desestimula o visitante e o afugenta. Portanto, seja prático e objetivo, pegue apenas o essencial.
Se a sua landing page tem um formulário de captura de leads, ele deve ser direto e solicitar apenas as informações essenciais. Pedir muitos dados pode desmotivar o visitante e reduzir a taxa de conversão.
Dicas para um formulário eficiente:
- Solicite apenas os dados essenciais (nome e e-mail, por exemplo).
- Use campos curtos e fáceis de preencher.
- Inclua um texto persuasivo próximo ao formulário reforçando os benefícios da oferta.
- Se possível, utilize prova social (depoimentos ou números de usuários satisfeitos) para aumentar a credibilidade.
4 – CTA na landing page
Em quarto lugar, sua landing page precisa ter um CTA.
CTA ou call to action, são os famosos “botões” onde a pessoa irá clicar para enviar a informação preenchida no formulário e obter a sua oferta.
Clique aqui e conheça o nosso artigo sobre CTA com ricos detalhes de como fazer um CTA e qual a sua importância.
Portanto, invista bastante do seu tempo no desenvolvimento do seu CTA, pois esta é talvez a parte mais importante, já que ele representa a ação que você deseja que o seu visitante execute em sua página.
Como criar CTAs eficazes:
- Utilize verbos no imperativo, como “Baixe Agora”, “Cadastre-se Gratuitamente” ou “Garanta Seu Desconto”.
- Coloque o CTA em locais estratégicos da página.
- Destaque o botão com uma cor contrastante para chamar atenção.
- Teste diferentes frases e posicionamentos para otimizar as conversões.
5 – (bonus de como fazer landing page) Design Simples e Focado na Conversão
Um erro em como fazer landing page é adicionar elementos desnecessários que podem distrair o visitante. O design precisa ser limpo e intuitivo, facilitando a navegação e reforçando a mensagem principal.
Boas práticas de design para landing pages:
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- Utilize um layout responsivo para garantir uma boa experiência em dispositivos móveis.
- Escolha cores que direcionem a atenção para os botões de ação (CTAs).
- Evite menus ou links externos que possam tirar o usuário da página.
- Inclua imagens ou vídeos que reforcem a proposta de valor.
Veja um exemplo de como fazer landing page
Conclusão
Agora que você já sabe como fazer landing page, é hora de colocar em prática esses quatro ingredientes essenciais: título chamativo, design focado na conversão, CTA estratégico e formulário eficiente. Seguindo essas diretrizes, suas landing pages terão muito mais chances de gerar leads qualificados e impulsionar suas conversões.
Acima de tudo, foque em conversão. E não se esqueça de fazer a landing page com uma interface amigável, para causar a melhor experiência ao usuário. Assim, com certeza sua página de conversão vai gerar bons resultados.
Se você deseja criar landing pages profissionais e otimizadas para SEO, entre em contato com a Site Bem Feito. Nossa equipe de especialistas pode ajudá-lo a desenvolver páginas de alta conversão para alavancar seus resultados!
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