Branding

Call To Action: O Que é e Para Que Serve?

3 Mins leu

Explicando de forma simples, call to action ou CTA, numa tradução livre significa “chamada para a ação”, e designa, todo botão, texto, link, banner e imagem que leva o usuário do seu site a uma ação.

Na verdade, existem várias ações que queremos que os visitantes realizem em nosso site, onde podemos utilizar os CTAs.

Essas são algumas ações, podendo variar de acordo com a proposta da sua empresa:

• Realizar um cadastro;
• Assinar uma newsletter;
• Pedir um orçamento;
• Comprar um produto;
• Entrar em contato;
• Visitar uma página específica;
• Baixar um material;
• Fazer o download de um software;
• Pedir uma demonstração ou trial de um produto.

Call to action: o que é e para que serve?

Algumas razões porque é fundamental usar CTAs em seu site:

Ajuda a facilitar a navegação

A principal razão aqui é o usuário. Todo CTA deve facilitar a navegação e ajudar o usuário do seu site a navegar de uma página para outra de uma forma simples, lógica e fácil. Ele deve encontrar em poucos cliques aquilo que procura.

Caso contrário, ele poderá sair rapidamente do seu site.

Contribui para aumentar as vendas

Outra boa razão, é que os CTAs podem conduzir seus visitantes diretamente para sua oferta, caso esta represente algo que ele precise ou desperte nele o desejo de possuí-la, podendo assim trazer mais resultados e vendas para sua empresa.

Por isso, é de suma importância que o seu website possua bons CTAs, posicionados em lugares estratégicos do seu site.

Gera leads e possibilita relacionamento com a sua base de contatos

Você terá a possibilidade de conseguir criar uma base de contatos, a partir dos visitantes do seu site.

Por exemplo, se um visitante converte em um CTA, você consegue “capturar” o e-mail dele e saber que tipo de material o atrai, trabalhar o marketing de conteúdo para criar um relacionamento com esses contatos através de materiais ou artigos direcionados de forma segmentada.

Oferecer dicas, e-books ou mesmo a compra de seus produtos através de campanhas de e-mail marketing e assim, usar uma estratégia de funil de vendas para nutrir os leads alcançados em cada tipo de conversão, até que se transformem em clientes ou compradores recorrentes.

O CTA fornece o próximo passo para o visitante

Não vamos esgotar esse assunto nesse post, mas só para citar mais uma boa razão para usar CTAs, no caso de seu site possuir um blog.

Ao ler um artigo em seu blog, tendo despertado o interesse dos leitores pela qualidade do conteúdo, pode surgir um impasse sobre qual o próximo passo a ser dado.

Nessa hora, ele pode encontrar um call to action, ao final da matéria, oferecendo o download de um e-book sobre como fazer o conteúdo abordado, por exemplo.

O leitor interessado irá clicar no botão, que o direcionará a uma “landing page” e, caso ele preencha essa landing page, receberá o material em seu e-mail. Essa prática é bem interessante se sua empresa deseja criar uma lista de e-mails e trabalhar com e-mail marketing.

Para mostrar esses conceitos de uma forma prática, veja esse exemplo de call to action utilizado em nosso site:

O banner acima é um call to action encontrado ao final de nossos posts e tem o objetivo de levar o visitante até a landing page com nossa oferta de bater um papo sobre marketing digital.

Você pode criar diversas landing pages para que o visitante do seu site efetivamente realize uma conversão, que pode ser: baixar um e-book criado por sua empresa, um vídeo sobre seu produto ou até o agendamento para uma conversa com um de seus consultores.

Por isso, o call to action, deve ter um botão com um texto de convite para a conversão como esse usado acima: “Quero falar com um consultor”.

Agora que você sabe o que é call to action e qual a sua importância dentro de uma estratégia de inbound marketing, está na hora de começar a criar CTAs e utilizá-los na prática.

Postagens relacionadas
Branding

O que é Branding? Conheça de Uma Vez Por Todas Essa Estratégia!

3 Mins leu
Branding é uma estratégia incrível que pode trazer grandes benefícios para as organizações. Saiba mais!
Branding

Como criar um nome empresarial para meu negócio?

5 Mins leu
Está tentando descobrir como criar um nome empresarial para seu novo negócio? Então, esse artigo que acabamos de escrever, vai te ajudar!
Branding

Design de logo profissional: 3 motivos para investir nisso

3 Mins leu
Saiba como o design de logo profissional ajuda a encontrar seu público. Leia e confira!
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *