Se você chegou até este artigo, é porque realmente tem interesse em saber como criar sua própria marca. Porém, o que talvez você não saiba é que essa criação vai muito além do que saber qual dica deve obrigatoriamente ser seguida, por exemplo.
É preciso, antes de mais nada, aprender o que realmente significa ter uma marca, e qual é o significado por trás dessa palavra que, embora seja tão curta e simples, carrega uma potência imensa no mundo do empreendedorismo.
E grandes são as chances de que você não saiba o que essa palavra significa. Então, vamos começar por esse tópico?
Continue a leitura a seguir para descobrir tudo o que precisa.
O que é, de fato, uma marca
O que vem à sua mente quando você pensa na palavra marca?
É muito provável, por exemplo, que você pense imediatamente em uma representação gráfica, por conta do logo, acompanhada devidamente de um bom nome, e acredite que isso, pura e simplesmente, é uma marca.
Ocorre, porém, que esse pensamento está um tanto incompleto.
De fato, uma marca realmente precisa ter um nome e um “desenho” que faça com que seja fácil que as pessoas a identifiquem. Porém, indo muito além disso, ela também é nada menos do que a percepção e a impressão que os consumidores têm dela e de seus respectivos serviços ou produtos.
Inclusive, cabe aqui lembrar que até mesmo as pessoas têm marcas, e a prova disso é o fato de que você ao menos uma vez na vida já deve ter ouvido o termo marca pessoal, que é justamente a impressão que alguém causa em quem está ao redor.
A importância de ter uma marca no mercado
Agora, vale frisar que uma marca não é necessária somente para causar a impressão adequada no público, mas também (e talvez principalmente) para gerar diferenciação, permitindo que cada empresa consiga se destacar no mercado.
Não sabemos exatamente qual é o nicho do seu negócio, mas não é exagero afirmarmos que ele tenha pelo menos meia dúzia de concorrentes. Acertamos?
Bem… Agora imagine ter que concorrer com todas essas empresas concorrentes sem possuir sua marca estruturada… Seria ainda mais difícil, concorda?
Logo, se você realmente quer que seus produtos ou serviços tenham o destaque que merecem e consigam se fixar na mente dos clientes e dos futuros clientes, a saída é apenas uma: aprenda como criar sua própria marca, seguindo cada uma das dicas a seguir.
Dicas de como criar sua própria marca
As dicas em questão são consideravelmente simples, mas exigem dedicação por parte do empreendedor que realmente quer se diferenciar com seu negócio.
São elas:
Dica 1: entenda para quem você irá vender
A esta altura, é muito provável que você já tenha definido qual é o seu produto ou serviço. Mas para quem, exatamente, ele é destinado, e qual é a história que essa escolha carrega?
Saber as respostas para esse questionamento é essencial para conseguir lidar com as demais tarefas do processo de criação de marca.
Dica 2: escolha um nome que combine com seu público e com a essência da marca
Esta tarefa sem dúvidas é uma das mais divertidas, mas pode ser também muito trabalhosa.
O importante, porém, é que, após definir o nome, você pesquise na internet se já não existe uma empresa fazendo uso dele. Afinal, é melhor evitar qualquer tipo de problema ligado a direitos.
Caso encontre uma empresa que faz uso do nome que você pretende usar, veja se a mesma já o registrou. A ausência de registro pode representar uma brecha.
Aliás: se o nome estiver livre, corra para fazer o registro em questão, para garantir que ninguém irá roubar sua marca.
Dica 3: pense nos demais detalhes da questão visual
O nome em questão será acompanhado de algum slogan?
Há alguma imagem que irá acompanhá-lo?
Quais são as cores e fontes ideais?
Esse tipo de pergunta você pode responder fazendo um brainstorming com seu sócio (caso tenha um), e também com profissionais que são especializados na criação de marcas, como designers e publicitários. Também pode ser uma etapa um pouco cansativa, mas, acredite: no final sempre vale a pena.
Dica 4: marque seu território na internet
O ideal é que ninguém da concorrência consiga roubar nada de sua marca. Assim sendo, não deixe também de comprar um domínio para site, por exemplo, mesmo que o site em questão ainda não esteja em operação.
A mesma iniciativa é válida para as redes sociais: defina quais irá querer usar e crie as páginas o quanto antes (depois que toda a parte visual estiver pronta), para já deixar seu território marcado.
A criação de um site é imprescindível dentro desse processo
Com base na leitura acima, foi possível perceber que saber como criar sua própria marca é realmente importante, e foi possível, também, saber que o processo todo é muito sério, exigindo empenho e atenção de todos os envolvidos.
Em outras palavras: acaba, sim, sendo algo um pouco trabalhoso. E é justamente por isso que em cada etapa é interessante que você tenha ao seu lado os profissionais certos para te ajudar, de modo a agilizar os processos.
Na hora de criar o site da sua marca, por exemplo, você pode contar com a ajuda da Site Bem Feito de olhos fechados!
Somos verdadeiros especialistas na criação de sites para os mais diversos negócios e para os mais diversos nichos, e já ajudamos dezenas de empresas a terem uma marca muito mais consolidada no mercado, diferenciando-as da concorrência e aproximando-as dos públicos que atendem.
As informações iniciais, obviamente, precisam partir de você, a exemplo da estrutura propriamente dita (se será um site de página única ou não) e das informações que seu espaço oficial na internet deverá ter.
Mas, uma vez passados esses detalhes, deixe todo o resto com a gente: entregaremos seu site exatamente da forma como você quer e precisa, e dentro do prazo combinado.
Enquanto isso, você poderá usar seu tempo para focar nos detalhes mais burocráticos do negócio.
Então, não esqueça: assim que estiver com o nome da sua marca definido, chame a Site Bem Feito no WhatsApp para que possamos adiantar a criação do seu site.