Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é preciso que exista a otimização de performance. E, dentro desse contexto, também existem as pessoas que nem mesmo sabem do que se trata essa otimização.
Aliás: a performance citada pode estar ligada a inúmeros tarefas, inclusive as vendas. Mas, de modo geral, pode e deve partir de um site realmente bem feito. Ou seja: um site que também tenha sua performance otimizada, conforme será explicado no decorrer dos próximos parágrafos.
Então, se você realmente se interessa em levar sua empresa para outro nível e construir os melhores resultados junto à sua equipe, não deixe de ler tudo até o final.
O que é uma otimização de performance
Para entender o que de fato vem a ser a otimização de performance, é interessante, antes, entender o que é a performance propriamente dita.
E isso se torna consideravelmente fácil por meio dos sinônimos dessa palavra.
Por exemplo:
- Eficiência;
- Desempenho;
- Realização.
Explicando de forma bastante resumida, e em uma interpretação mais livre, portanto, usando principalmente a palavra desempenho como base, pode-se dizer que a performance nada mais é do que a execução das tarefas de modo a cumprir com o que foi acordado e com as metas que foram traçadas, por exemplo.
Um time de alta performance, portanto, é um time capaz de alcançar cada objetivo criado. E um site de alta performance é aquele que também consegue converter as visitas em leads e vendas.
Ou seja: trata-se de algo que sempre pode ser otimizado.
E, no que diz respeito especificamente à otimização de performance de um site, existem algumas configurações que são essenciais desde a construção deste espaço virtual: e elas, desde o início, não podem ser falhas.
Abaixo, estão alguns exemplos dessas configurações:
1. Garantir que o aviso de “site não seguro” não apareça
Muitos sites não possuem o https presente antes do domínio e, por conta disso, fazem com que o visitante receba um aviso de “site não seguro”. E ocorre que esse tipo de aviso definitivamente faz com que qualquer pessoa desista do acesso na hora, por conta do receio de pegar algum vírus no computador ou no celular, por exemplo.
E, além de não permitir que o site tenha todas as visitas que poderia ter, esse aviso também leva a algumas penalidades do Google, como a maior dificuldade em aparecer na primeira página.
A boa notícia, porém, é que com a ajuda certa é perfeitamente possível se livrar desse problema. E é justamente sobre essa ajuda que falaremos logo mais.
2. Cuidar para que todas as imagens estejam corretas
Todo site precisa ter imagens, não é mesmo?
E, quando se trata de um e-commerce, as imagens são ainda mais essenciais. Porém, é preciso ter imenso cuidado para que elas não atrapalhem os resultados que o site pode ter.
É importante, por exemplo, que elas tenham o tamanho e também o “peso” certo, de modo que o carregamento das páginas não seja lento, uma vez que isso também é o tipo de coisa que espanta os visitantes.
3. Ter um site preparado para os dispositivos móveis
Uma boa otimização de performance também inclui preparar o site para ser aberto de forma eficaz em celulares e tablets.
E essa eficácia, por sua vez, diz respeito tanto à parte visual (as páginas e os seus respectivos elementos não podem ser grandes ou pequenos demais) quanto à experiência do usuário de modo geral, com um carregamento rápido. Sendo que esse carregamento pode ser otimizado por meio do famoso recurso chamado AMP que, em português, significa justamente “Página acelerada para dispositivos móveis”.
Reforçando por que é tão importante ter uma otimização de performance
Além de todas as configurações acima citadas, a otimização de performance para sites também envolve o uso dos plugins certos e outras iniciativas.
Mas, de modo geral, pode-se dizer que se trata de algo que é simplesmente indispensável para qualquer pessoa que queira ter o espaço do seu negócio na internet e, claro, que queira lucrar muito com ele.
Ou seja: se você quer ter milhares de acessos todos os meses, e quer transformar cada um deles em possíveis vendas, deve apostar na otimização de performance sem medo!
Aliás:
Pode ser que, agora que já teve acesso a informações tão importantes, você esteja com certa preocupação a respeito de ter que lidar com tudo isso por conta própria. Mas a boa notícia é que, tendo a Site Bem Feito ao seu lado, você não precisará se preocupar com nada.
Afinal, todas as técnicas de otimização são amplamente usadas pela nossa equipe, e não abrimos mão dela justamente para garantir que cada um dos nossos clientes terá sempre a melhor performance com seu site, o que inevitavelmente representa melhores resultados em inúmeros aspectos, a exemplo do maior número de acessos, do maior tempo de navegação pelas páginas, de uma quantidade maior de formulários preenchidos, e, claro: um número de vendas ainda mais expressivo, todos os meses!
O seu único trabalho, em todo esse processo, é preencher um pequeno briefing nos fornecendo algumas informações, e todo o resto fica por nossa conta.
E aqui fica uma pergunta: você já tem um site, e quer otimizar a performance dele, ou quer criar um site do zero, já da forma certa como ele deve ser?
Independentemente da sua resposta, nós definitivamente podemos te ajudar, não só na criação e na otimização em si, mas também criando ou atualizando sua marca e seus materiais gráficos, bem como aplicando as melhores estratégias de SEO e tráfego pago, cuidando da segurança e da hospedagem do site e estando do seu lado para todo e qualquer auxílio do qual você necessitar, no que diz respeito a manter seu site sempre no ar, e sempre performando como o esperado.
E então: que tal conversarmos um pouco sobre isso, sem nenhum compromisso?
Entre em contato com a Site Bem Feito pelo WhatsApp para que possamos, juntos, analisar alguns pontos de melhoria do seu site.