Desenvolvimento Web

Site para curso online: 8 coisas que não podem faltar

3 min de leitura

Nos últimos anos, o mercado de educação tem passado por mudanças significativas, principalmente com o avanço da internet. Por isso, muitas instituições de ensino passaram a investir em um site para curso online.

Seja sua instituição uma escola particular, escola de cursos livres ou até uma universidade, não basta disponibilizar o conteúdo online. Também é preciso ter uma Plataforma EAD de qualidade para que o estudo seja eficaz e bem aproveitado.

Além disso, poderá disponibilizar uma área de alunos para que eles possam acompanhar seu progresso estudantil e interagir com a instituição.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver um bom portal educacional.

Como criar um site para curso online?

site ou Facebook

No Brasil, o ensino a distância é cada vez mais procurado. Então, investir em uma Plataforma EAD pode ser promissor para sua empresa.

Hoje existem várias plataformas nas quais você pode dispor seu curso online. Só que, caso queira ter mais autonomia com venda e veiculação de materiais, a melhor opção é ter seu próprio site.

Para desenvolver um portal funcional, você precisa pensar em algumas questões. Por exemplo, gostos do seu público, otimização para Google, identidade visual etc. Inclusive, funcionalidades que garantam uma boa experiência ao usuário farão toda a diferença no seu feedback.

Continue lendo este artigo para saber mais detalhes de como criar um site para curso online de alto nível.

1 ) Infraestrutura do site

Antes de tudo, procure uma boa plataforma para hospedar seu site para curso online. Afinal, ela precisará suportar o upload de todo o material e o tráfego entre grande volume de vídeos.

Além disso, é importante aceitar diversos formatos de conteúdo para oferecer informações adicionais aos alunos.

2 ) Identidade visual da marca

Muita gente acredita que este é um detalhe no desenvolvimento de um site. No entanto, é um dos elementos fundamentais desde o começo do processo.

É essencial que a identidade da sua marca esteja na página, pois mostra sua essência e fortalece seu posicionamento na mente do usuário.

Por isso, cores, tipografia, imagens e ícones devem transmitir tudo que você quer passar para os estudantes.

Também é interessante apostar em uma linguagem que gere identificação entre site e público que quer atingir.

3 ) Interface responsiva

É primordial oferecer uma boa experiência ao usuário. Então, escolha um portal com interface intuitiva, simples de usar e seja responsiva em todos os dispositivos. Até porque a maioria dos alunos prefere estudar pelo smartphone, sabia?

Assim, você cria uma experiência valiosa para os visitantes do seu site para curso online.

4 ) Menu simples e intuitivo

Esta é uma das principais ferramentas da sua plataforma. Isso porque é através dele que o usuário vai encontrar os conteúdos que quer acessar. Ou seja, é necessário haver boa usabilidade, facilitar a navegação e mostrar todas as categorias e informações.

Para isso, defina quais páginas você vai disponibilizar para organizar todas as informações em um menu prático, intuitivo e descomplicado.

Não existem regras definitivas para construir esse menu, ok? Tudo depende do material e de como você vai sistematizá-lo. Por exemplo, por disciplina, arquivos mais procurados ou acessados, recentes, entre outras.

5 ) Incentivo a interação dos alunos

Ferramentas com essa característica são um grande diferencial que seu site para curso online pode ter.

Citando, fóruns, áreas para comentários que incentivem participação e engajamento dos estudantes, chat interativo para tirar dúvidas durante as aulas ao vivo.

6 ) Informações de contato

Os visitantes precisam ter facilidade para achar e-mails, telefones ou formulários para contato. Esta última opção simplifica o envio de uma dúvida, uma reclamação ou um orçamento.

Lembre-se de responder o quanto antes e da forma mais humanizada possível para criar uma boa relação com o aluno.

7 ) Restrição de acesso

Se o curso for restrito, inclua um campo para login independentemente de ser pago ou gratuito

Certifique-se de que essa informação esteja visível e que o usuário a encontrará sem problemas!

8 ) Sistema de pagamento

Caso o curso seja pago, invista em um sistema seguro de pagamento. Além disso, é importante ter uma plataforma que possa ser integrada ao seu site para curso online.

Assim, você vende seus cursos ou um plano de assinatura para os usuários acessarem todos os seus conteúdos.

Agora que você já sabe como criar o seu portal de conteúdos EAD, que tal colocar esse projeto no seu orçamento?

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *