Desenvolvimento Web

Como fazer manutenção de site: 5 recomendações importantes

3 min de leitura

Atualmente, saber como fazer manutenção de site pode ser vital para o sucesso do seu negócio na internet.

Isso porque o bom funcionamento do seu website interfere diretamente no ranqueamento dos principais buscadores.

Além disso, de acordo com o site Olhar Digital, houve um aumento expressivo das vendas online após o inicio da pandemia, o que impulsionou muito as vendas de produtos e serviços na internet em todos os segmento das sociedade.

Portanto, neste momento, ter um site bem feito tronou-se ainda mais importante para ter uma marca competitiva no mercado.

Por isso, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre os resultados que esse cuidado especial pode trazer.

Continue lendo sabe como fazer manutenção de site no seu planejamento para o próximo ano.

O que é manutenção de site

Resumidamente, este serviço é a atualização e, caso seja necessário, a reestruturação da sua página. Dessa forma, você a mantém moderna, compatível com os avanços tecnológicos e segura contra as últimas ameaças digitais.

Seu portal continuará atraindo visitantes, consolidando sua marca e tornando-a autoridade nos serviços prestados.

Inclusive, seu negócio terá transparência e ainda mais credibilidade com seus clientes, tanto novos quanto antigos. Afinal, eles verão uma marca ativa e preocupada em acompanhar as mudanças.

Tipos de manutenção de site

Um dos maiores erros cometidos por empresas e agências é criar uma página e apenas colocá-la no ar. Afinal, o suporte também é responsável por manter os arquivos seguros e os plug-ins, atualizados.

Por um lado, você se previne contra a ação de hackers, que exploram brechas causadas pela falha de atualizações. Por outro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor. Então, todo o material que você tiver sobre seus clientes deverá estar protegido de vazamentos e usos indevidos.

Como fazer manutenção de site: 5 recomendações importantes

Agora, para que os pré-requisitos da sua página funcionem, é preciso seguir, pelo menos, 5 recomendações:

1 – Atualize o conteúdo institucional

Todos os anos, seu negócio passa por mudanças, de produtos e serviços até a composição das equipes, certo?

Dessa maneira, dê atenção constante ao conteúdo institucional. Por exemplo, faça revisões, acrescente novas informações pertinentes e remova antigas ou incoerentes com sua nova imagem.

2 – Tenha backups automáticos

Arquivos, documentos, planilhas, vídeos e pastas precisam estar seguros. Ou seja, inclua na sua manutenção de site um sistema de backup automático, de preferência que salve na nuvem a intervalos determinados.

3 – Inclua banners no site

Verifique se não há mais banners divulgando campanhas, produtos e serviços que já saíram do seu portfólio ou estão inativos. Se sim, remova-os da página e do blog.

4 – Não abra mão de CDN

Uma Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo) é uma rede de servidores que guardam réplicas e cachês do seu site. Assim, aumenta a velocidade de carregamento e melhora sua segurança.

5 – Tenha fotos e imagens de boa qualidade

Uma imagem vale mais que mil palavras e é parte da manutenção de site. Então, deixe atualizada  a galeria de fotos do portal e das redes sociais.

Se precisar, contrate um fotógrafo para te ajudar.

Renove sempre seu domínio (www)

Certamente, você não quer que sua página saia do ar. Por isso, certifique-se de que o domínio foi renovado e que o pagamento está em dia.

Por que fazer manutenção de site?

Entre suas principais vantagens, podemos citar:

Aumento de vendas

Um portal bem elaborado, visivelmente atraente e atualizado com conteúdos interessantes atrai clientes e facilita o engajamento. Além disso, gera experiências agradáveis e aumenta as chances de conversão.

Portanto, verifique as condições gerais do seu domínio e faça as alterações necessárias.

Otimização

Um dos pontos que mais merecem atenção, é ele que manterá seu site bem posicionado nos principais buscadores.

Atenção às regras de SEO e de formatação correta do conteúdo.

Segurança

Como dissemos, todo cuidado é pouco quando falamos de segurança. Isso porque, se houver ferramentas desatualizadas ou antigas na sua página, ela se tornará um alvo fácil para hackers.

Inclusive, existe o risco de infectar suas máquinas ou a de seus clientes, perder dados ou contas.

Valorização do negócio

Hoje, a experiência do usuário é um dos assuntos mais comentados no meio empresarial. Por isso, você precisa se lembrar dela quando fizer sua manutenção de site.

Por exemplo, acompanhe as principais tendências de usabilidade da sua audiência para satisfazer seus desejos. Esse simples cuidado transmitirá mais confiança e valor para sua marca.

Quer fazer manutenção de site? Conte com a Site Bem Feito!

Nós somos especialistas em criação, desenvolvimento e manutenção, pois pensamos em todos os detalhes que deixarão seu portal atrativo e bem posicionado.

Afinal, conhecemos a importância que ele tem para tornar sua marca competitiva no mercado.

*Conteúdo atualizado em Fev/2022.

Entre em contato e solicite agora mesmo um orçamento personalizado!

Como fazer manutenção de site

91 Postagens

Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
Artigos
Postagens relacionadas
Desenvolvimento Web

Como Criar um Site em WordPress em 5 Passos

4 min de leitura
Criar um site em WordPress pode parecer desafiador para muitos, mas com as dicas certas, você pode transformar essa tarefa em algo…
Desenvolvimento Web

A otimização de performance começa na criação do site: entenda

4 min de leitura
Muitas pessoas criam uma empresa desejando sempre ter os melhores e maiores resultados, mas não sabem que, para que isso aconteça, é…
Desenvolvimento Web

7 Razões para Evitar Texto Justificado na Criação de Sites

3 min de leitura
Na jornada de criação de sites, cada escolha é vital para garantir a experiência do usuário. Entre essas decisões, a tipografia desempenha…
Inscreva-se e receba mais conteúdos incríveis
como esses direto em seu e-mail.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *